Instagram vs TikTok: como trabalhar o seu negócio

Com a crescente evolução tecnológica, é indispensável manter o seu negócio atualizado, pois você não quer ficar para trás no mercado, não é mesmo? Neste post apresentamos duas redes sociais para você impulsionar os seus serviços e promover uma inovação na hotelaria: o Instagram e o TikTok.

Continue a leitura e confira as dicas valiosas para usar essas duas ferramentas digitais e quais são as diferenças e semelhanças entre elas.

Redes sociais

Existem muitas redes sociais para propagar a sua marca, mas o Instagram e o TikTok possuem um número elevado de pessoas conectadas que consomem diversos conteúdos.

Com hotéis e pousadas não é diferente. Você precisa avaliar qual é a melhor forma para apresentar seu negócio e esses dois aplicativos são relevantes para estabelecer comunicação e proximidade com o seu público.

  1. Conheça o Instagram

O Instagram é um aplicativo de rede social com mais de 10 anos. Muito popular entre os jovens, atinge também um público diversificado que inclui adultos e idosos.

Dispõe de várias ferramentas para criar conteúdos além de um recurso para compras em que o usuário pode fazê-las diretamente pelo aplicativo. Esse recurso o torna interessante para o negócio que pretende usar a plataforma digital como canal de vendas.

Além disso, também permite o compartilhamento de conteúdos em diferentes formatos, como stories, posts, lives, vídeos do IGTV e reels.

Confira aqui 7 dicas para melhorar a apresentação da sua pousada por meio do Instagram.

  1. Conheça o TikTok

O TikTok é uma rede social de entretenimento em que você pode produzir e assistir aos vídeos. Um dos maiores atrativos desse aplicativo é a facilidade de produzir e compartilhar vídeos curtos.

Muito fácil de ser usado, até mesmo por crianças, possui um grande potencial para exercitar a criatividade na hotelaria e divulgar o seu negócio. Com um público predominante de adolescentes e jovens, é possível que o seu sucesso alcance também outros grupos mais conservadores, pois o número de pessoas conectadas é crescente.

Aliás, essa pode ser uma boa estratégia para seu negócio, ou seja, alcançar o público adulto de forma indireta por intermédio das crianças, adolescentes e jovens. Outro atrativo desse aplicativo é a expressiva quantidade de usuários ativos em um curto espaço de tempo: mais de 700 milhões de usuários no ano de 2021.

Você pode conferir 7 ideias para usar o TikTok em seus serviços clicando aqui

Diferenças e semelhanças entre esses aplicativos

O Instagram lançou novos recursos para a criação de vídeos curtos com 30 segundos e mais ferramentas de edição com o Instagram Reels. Uma delas é a possibilidade de salvar elementos de vídeos anteriores para usá-las na produção de novos conteúdos.

Além da facilidade para compartilhar conteúdo nos stories, é possível também enviar os vídeos para os amigos e armazená-los no seu perfil, assim como na aba “Explorar”.

O aplicativo possui ainda várias ferramentas como: 

  • músicas e sons; 
  • aumentar ou reduzir velocidade; 
  • alinhar o vídeo;
  • temporizador para contagem regressiva;
  • opções de efeitos;
  • entre outros. 

Em comparação com o Instagram, o TikTok também possui recursos de edição de vídeos com trilha sonora e diversos efeitos interessantes bem simples de serem usados.

No TikTok você pode usar filtros personalizados e compartilhar conteúdos com a sua rede de contatos. Além de enviar comentários ou mensagens, você também pode selecionar as pessoas que terão acesso aos seus vídeos. 

Conforme você pode notar, os dois aplicativos possuem, na prática, recursos semelhantes. Assim, vale investir nos dois para incentivar uma diversidade de pessoas a conhecerem os hotéis pelo mundo e, principalmente, aumentar o número de indivíduos que usufruem dos serviços proporcionados por você.

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Dicas para promover uma inovação na hotelaria por meio do Instagram e do TikTok

As seguintes dicas melhoram a visibilidade do seu perfil nessas redes sociais e você pode, até mesmo, monetizá-las, ou seja, além de ganhar novos clientes, é possível estabelecer parcerias e ganhar patrocínios pelo Instagram e pelo TikTok:

  • faça publicações com frequência;
  • use hashtags sobre a temática que você deseja divulgar;
  • fique atento aos interesses do seu público e procure desenvolver uma proximidade com ele;
  • demonstre a qualidade do seu produto ou serviço, bem como as vantagens que o cliente terá com a sua aquisição;
  • utilize os diversos recursos do Instagram e do TikTok para engajar o público;
  • sempre que possível, responda as pessoas que interagiram com você;
  • compartilhe informações relevantes acerca do universo da hotelaria, principalmente sobre hotéis inovadores ao redor do mundo;
  • procure anotar os horários que o seu público-alvo entra nas redes sociais e quanto tempo ele permanece nela;
  • o Instagram e o TikTok permitem que você tenha acesso a alguns dados dos seguidores, como o local;
  • aposte em vídeos interessantes e interativos com uma “pegada” leve e divertida;
  • produza materiais autênticos e abuse da criatividade;
  • fique de olho nas novidades que o mercado de hotéis e pousadas oferece;
  • pense nos adolescentes como futuros clientes e estabeleça uma comunicação com eles com postagens interessantes;
  • use imagens e fotografias para ilustrar o assunto em posts;
  • contrate influenciadores para divulgar o seu negócio, pois muitos seguidores confiam em suas recomendações;
  • incentive a participação das pessoas, por exemplo: comentários, perguntas nos stories do Instagram, reações no TikTok.

Você pode criar conteúdos iguais para ambas as redes sociais. No entanto, faça uma adaptação para cada uma delas, por exemplo: um vídeo no IGTV do Instagram que dura mais de 10 minutos pode ser transformado em um vídeo mais curto para ser usado no TikTok.

Concluindo…

A pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020, permitiu que uma “explosão digital” acontecesse, não apenas nos negócios on-line, mas também nas redes sociais. 

O Brasil foi influenciado pelas novas tecnologias e cada vez mais pessoas passam o tempo nas redes sociais. Tal fato representa um campo com infinitas possibilidades para apresentar o seu negócio. 

Sendo assim, não perca tempo e junte-se aos hotéis inovadores que investem no Instagram e no TikTok para conquistar um público vasto. A partir disso, o seu empreendimento, com certeza, será um diferencial e irá se destacar dos demais.

Compartilhe o post nas suas redes sociais e comece a se preparar para inovar na hotelaria agora mesmo!

Saiba também sobre as redes sociais e suas vantagens no mercado hoteleiro e todos os gatilhos mentais que te ajudam a fechar mais reservas e manter o seu hotel sempre lotado.

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