3 Erros que hotéis cometem dentro das redes sociais

Conheça os principais erros que hotéis, pousadas e hostels cometem para aumentar o número de seguidores no Instagram e evite cometê-los.

Sem dúvida o Instagram hoje é o maior “objeto de desejo” das pessoas e empresas.

E essa é uma realidade também para hotéis, pousadas e hostels, além de outras empresas do turismo.

Mas nessa ânsia de ter alcance nas publicações e principalmente aumentar o números de seguidores, muitos meios de hospedagem acabam cometendo erros que vão custar muito caro a médio e longo prazo.

E é sobre esses erros que vou comentar nesse artigo, por isso, continue a leitura para não cair nessas armadilhas.

Erros que hotéis e pousadas cometem no Instagram para aumentar o número no seguidores

Pode parecer tentador aumentar o número de seguidores no Instagram, eu sei disso.

E eu preciso deixar claro que ter muitos seguidores no Instagram é sim muito bom e pode trazer bons resultados (vendas e reservas) para meios de hospedagem.

O meu alerta aqui é que não se pode aumentar a base de seguidores a qualquer custo.

Confira os 3 principais erros que hotéis cometem no Instagram para aumentar o número de seguidores.

1. Uso de automação para ganhar seguidores

Com certeza esse é um dos erros mais comuns. Muitos hoteleiros contratam ferramentas para ganhar seguidores através de automação.

Essas ferramentas são usadas para aumentar os seguidores de forma muito rápida.

O problema é que muitas vezes esses seguidores são contas falsas, moram em locais que não tem relação com o negócio, ou mesmo pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo, produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Além disso, o Instagram passou a combater essa prática. Perfis que utilizam essas ferramentas podem ter suas contas banidas.

Por isso, tenha muito cuidado se o seu hotel, pousada ou hostel utiliza dessas ferramentas.

2. Uso de #hashtags de forma errada

As hashtags são uma característica do Insta. Elas servem para categorizar e organizar os conteúdos da plataforma.

Elas são muito importantes e úteis, pois ajudam os usuários da plataforma a encontrarem conteúdos.

Porém, como tudo na vida, não pode haver exageros. Não pode, mas acontece.

Muitos perfis de hotéis exageram no uso das hashtags em suas postagens. Exageram tanto na quantidade quanto nas próprias hashtags escolhidas.

Quando você usa hashtags que não tem relação com suas postagens ou mesmo seu negócio, você pode até ganhar alguns likes a mais e até alguns seguidores.

Porém, do que adianta seu meio de hospedagem ganhar um seguidor através da hashtag #happy ou #paz?

E assim como a automação, o Instagram também está punindo perfis que usam as hahstags de forma exagerada e indevida, inclusive com exclusão da conta.

3. Realização de sorteios com marcações

Quem nunca realizou ou participou de alguma promoção no Instagram que atire a primeira pedra.

A realização de sorteios em si não é um erro, mas a forma como geralmente eles são realizados sim.

Normalmente os hotéis fazem sorteios de diárias ou pacotes, e para as pessoas participarem e concorrerem criam algumas condições como curtir e compartilhar a publicação, assim como marcar pessoas nos comentários.

Esse tipo de ação até consegue converter participantes em novos seguidores, porém, mais uma vez o problema é a qualidade desses seguidores, pois eles não estarão seguindo o perfil do hotel por puro interesse no conteúdo das postagens, mas somente interesse em ganhar algo.

Sem falar que na maioria das vezes, esses novos seguidores não são o público-alvo do meio de hospedagem.

Os efeitos de ter muitos seguidores “ruins” para os hotéis, pousadas e hostels

Muito hoteleiro e profissional do turismo acha que ter muitos seguidores ruins não faz diferença, não atrapalha.

Mas se engana quem pensa assim. Além de não ajudar, ter muitos seguidores sem qualidade atrapalha, e muito, o desempenho dos meios de hospedagem tanto no alcance orgânico das postagens, quanto nas campanhas de anúncios no Facebook e no Instagram.

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. E eu vou te explicar cada caso.

Como aumentar a base se seguidores do hotel com qualidade

Para responder essa pergunta seria necessário mais um artigo inteiro falando só sobre isso.

Mas basicamente, o ideal é crescer o número de seguidores no Instagram do hotel, pousada ou hostel de forma orgânica.

Para isso, apostar em um conteúdo de qualidade é fundamental. Nesse caso, conteúdo de qualidade significa posts que seu público-alvo e persona tenham interesse.

Segue abaixo alguns aspectos que podem ajudar a aumentar o número de seguidores sem comprometer a qualidade:

  • Tenha claro o público-alvo e a persona do hotel;
  • Use fotos de qualidade nas postagens;
  • Crie posts que criem desejo de estar no seu hotel ou destino;
  • Estimule as pessoas a interagirem com os posts;
  • Explore os pontos fortes e vantagens competitivas do hotel;
  • Use hashtags que tenham relação com os posts e seu hotel;
  • Faça campanhas de anúncios bem segmentadas para distribuir os conteúdos;
  • Estimule seus hóspedes a postarem fotos no hotel marcando o perfil do hotel;
  • Interaja nas postagens de pessoas que tenham o perfil do seu público-alvo;

Não seja traído por sua vaidade buscando aumentar o número de seguidores de qualquer jeito.

O Instagram é um canal de comunicação e vendas para seu hotel pousada e hostel, e não um fim em si mesmo.

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