Calendário Hoteleiro: como potencializar as datas comemorativas

Hotéis inovadores são aqueles que estão sempre inovando em qualquer aspecto do negócio e principalmente no calendário hoteleiro. A maioria dos hotéis pelo mundo, já oferece pacotes diferenciados em datas comemorativas. Se você também deseja fazer isso e potencializar o seu negócio nessas épocas do ano, veja o que preparamos para você neste material.

Aqui, você vai descobrir um pouco sobre o planejamento adequado para o seu hotel durante as datas comemorativas, o público-alvo, divulgação, personalização do atendimento, treinamentos, programação cultural, pacotes de hospedagens, e muito mais!

Além disso, ao final deste material, vamos contar um pouquinho sobre as dicas que elaboramos para que diversas datas comemorativas sejam um sucesso no seu empreendimento.

Lembre-se que as datas comemorativas são essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento do ramo hoteleiro. É preciso aproveitar as oportunidades do ano em que o seu hotel pode lotar, caso você siga uma boa estratégia.

Continue a leitura e veja tudo que precisa saber para fazer com que as reservas de hospedagem no seu calendário hoteleiro sejam potencializadas. Acompanhe!

Planejamento

O planejamento é a base para qualquer estratégia de conversão e captação de clientes no segmento hoteleiro. Para criar ações em datas comemorativas isso não é diferente, de modo que um bom planejamento pode evitar custos desnecessários e viabilizar resultados muito positivos para o empreendimento.

A primeira coisa que você deve pensar é que nem sempre é possível aproveitar todas as datas comemorativas para fazer ações que necessitam de investimentos. Caso esse seja o seu caso, é preciso escolher as ocasiões mais importantes do ano e focar nelas. 

Quando se tem um limite de investimento, vale a pena investir mais em datas estratégicas, como o natal, deixando a festa de São João de lado, por exemplo. Dessa forma, veja as datas de maior procura por hotéis e tente diferenciar o seu empreendimento nessas ocasiões.

Além disso, é importante analisar o público da sua região. Nem sempre uma região é forte para comemorar o carnaval, por exemplo. Em outros casos, grande parte das pessoas que visitam a cidade vão até lá para comemorar o feriado de carnaval. Assim, é preciso fazer uma análise precisa das características do local onde o hotel está situado.

Não se esqueça de fazer um bom planejamento financeiro também. Veja se o retorno sobre os custos do investimento será adequado. Entenda o histórico da data comemorativa escolhida e veja qual seria o resultado mínimo esperado. Caso ele seja menor que o seu investimento, talvez seja melhor pensar duas vezes antes de seguir com o seu plano.

Por fim, também é importante se planejar em relação ao pessoal contratado pelo seu hotel. Durante a baixa temporada é possível que bem menos pessoas sejam necessárias. No caso da alta temporada isso muda, sendo que provavelmente você contrate mais pessoas em caráter temporário, por exemplo. Dessa forma, no caso das datas comemorativas isso também pode ser necessário.

Público-alvo

Cada tipo de data comemorativa conta com um público bem diferente. Se pegarmos datas, como o natal e o dia dos namorados, por exemplo. Há uma grande diferença de público nessas ocasiões. Enquanto no dia dos namorados você vai focar em casais jovens e de meia-idade, no natal provavelmente o seu público-alvo será de uma família adulta com crianças.

É importante estudar o seu público e analisar o que eles esperam encontrar, em relação a hospedagem, durante a data comemorativa. Um casal no dia dos namorados, pode aproveitar refeições a dois, serviços de SPA, entre outros. Já uma família, talvez espere que uma linda ceia a esteja esperando na noite do dia 24 de dezembro, no restaurante do hotel. 

Não se preocupe, ao final deste material falaremos um pouco mais sobre o que você pode oferecer, como diferencial, em cada data comemorativa.

Além de saber o que o seu público-alvo espera você também deve pensar em qual orçamento ele poderá utilizar para se hospedar no seu hotel. Em uma data comemorativa, você pode optar por cobrar preços mais altos e atingir um público mais maduro, como no dia das mães, por exemplo. 

Nós criamos o artigo Marketing para Hotéis: Passo a Passo do Sucesso com 16 dicas que eu tenho certeza que vai te ajudar a descobrir o seu público-alvo para cada data comemorativa.

Divulgação

Uma das partes mais importantes ao fazer uma ação de conversão focada em datas comemorativas é a divulgação. Seus clientes e potenciais clientes precisam saber o que você oferece nas datas especiais, para que possam se programar com antecedência e verificar se de fato, o seu hotel oferece uma boa opção para a ocasião.

A partir disso, é essencial que a sua divulgação não comece muito próxima da data comemorativa em questão. Faça o que for possível para que a notícia se espalhe vários dias antes do “evento”. O ideal é que você comece a se planejar pelo menos com um mês de antecedência e faça a divulgação também a partir deste período.

Algumas ideias interessantes a respeito da divulgação estão relacionadas à utilização das redes sociais. Elas são fortes aliadas da sua estratégia de marketing e podem ajudar muito a lotar o seu empreendimento durante as datas festivas. Entre as redes sociais que mais se destacam podemos citar o Facebook, o Instagram e o YouTube.

No Facebook você pode fazer postagens exclusivas, mostrando o que você vai oferecer no período da data comemorativa, promos shares, promoções, lives, entre outros. O mesmo pode ser feito no Instagram, com a inclusão da ferramenta dos stories para alavancar ainda mais a sua estratégia de marketing.

No YouTube, você pode fazer lives mostrando os preparativos para a data comemorativa, vídeos mostrando as suas acomodações e as áreas compartilhadas do empreendimento, como piscina, academia, restaurante, SPA, entre outros. Se você não tem um canal no YouTube, saiba que os vídeos são a principal fonte de conteúdo da internet, então não perca mais tempo e crie um canal para divulgar o seu negócio.

Além das redes sociais, você também pode fazer a divulgação em plataformas de hotelaria e no site do seu hotel. Esses também são canais importantes que não devem ser deixados de lado em qualquer estratégia de marketing que você decidir utilizar.

Por fim, precisamos falar dos influenciadores digitais. Eles podem ajudar muito na divulgação do seu empreendimento, especialmente em datas comemorativas. Você pode combinar um valor em dinheiro como pagamento para os influenciadores recomendarem o seu hotel, ou ainda pode oferecer uma permuta de hospedagem em troca da divulgação.

Personalização do atendimento

As datas comemorativas específicas, como o natal, por exemplo, demandam um atendimento personalizado por parte dos seus funcionários. É exatamente isso que os clientes desejam quando resolvem sair de suas casas para celebrar alguma data importante no seu empreendimento. 

Dessa forma, você deve suprir essa expectativa, oferecendo aos clientes toda a personalização que a ocasião pede. No caso do natal, por exemplo, é interessante decorar os ambientes comuns do seu hotel, como o restaurante e a recepção. 

Além disso, quanto às refeições, não esqueça de oferecer a experiência natalina completa para seus clientes. Um buffet focado em uma ceia de natal e panetones no café da manhã podem ser um diferencial e tanto para o seu empreendimento. Ao longo deste material falaremos mais sobre ideias para o natal.

Os uniformes dos funcionários também podem ser personalizados de acordo com a data comemorativa. Isso traz um caráter muito mais festivo e especial para a ocasião, além de proporcionar uma experiência mais imersiva para os hóspedes do seu hotel.

Ofereça para o seu cliente tudo o que estiver ao seu alcance para surpreendê-lo. Criar momentos inesquecíveis é o que faz com que o cliente seja fidelizado, indique o seu negócio e lembre do seu empreendimento com carinho e satisfação.

BÔNUS DE LEITURA: EBOOK GUIA DE HOSPITALIDADE PÓS COVID-19

O mercado digital e físico da hostelaria passou por diversas mudanças e nós colocamos todas essas mudanças importantes em um ebook gratuito. Confira todo o neecssário que você precisa para se atualizar nesse período. Há muitas dicas bacanas e exclusivas.

Em nosso [Ebook Gratuito] Guia de Hospitalidade Pós Covid-19, nós falamos muito sobre as melhores práticas para hotéis, pousadas e hostels passar por essa fase do novo normal e trazer uma nova

Treinamentos

Quando falamos em treinamentos de funcionários, não necessariamente estamos falando de treinamentos realizados com a finalidade de melhorar o seu desempenho no dia a dia normal do hotel, mas sim, para a ocasião especial relacionada à data comemorativa.

Os profissionais do seu empreendimento sempre podem melhorar, seja qual for o aspecto do atendimento. Em um primeiro momento, podemos citar os cursos culinários específicos para fazer refeições dedicadas a uma data específica como o Natal, Ano-Novo, Páscoa, entre outros.

Outro ponto importante que também pode e deve ser reforçado é o aprendizado de coisas que ajudem a receber turistas no hotel. O Brasil é um país turístico que conta com belíssimas paisagens naturais. Por conta disso, diversos turistas chegam até o nosso país todos os anos, especialmente no verão e em datas comemorativas.

A partir dessa questão, os hotéis devem sempre se preparar para receber turistas em momentos festivos, especialmente em datas comemorativas. O aprendizado de línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol, podem fazer com que os hóspedes de outros países sintam-se muito mais à vontade no seu hotel.

O treinamento nos aspectos mencionados e em diversos outros, pode ajudar muito no atendimento aos clientes. Além disso, os profissionais podem aproveitar os conhecimentos obtidos para se aperfeiçoarem ainda mais, de modo que o aprendizado seja proveitoso para todos.

Programação cultural

Chegamos a um ponto muito importante: a programação cultural da sua região realizada nas datas comemorativas. Se a sua cidade é turística ou até mesmo se ela proporciona algum tipo de atividade especial em feriados, você pode aproveitar muito esse aspecto para oferecer diferenciais interessantes aos seus clientes.

Temos um excelente exemplo disso com o Carnaval do Rio de Janeiro. Muitos hotéis oferecem pacotes especiais nessa época do ano. Os pacotes podem oferecer o traslado para o desfile das escolas de samba realizado na Sapucaí, transporte de ida e volta para a praia, entre outros. Esse diferencial já levou muitas pessoas a fazerem reservas em hotéis na cidade.

Além disso, outros eventos podem ser aproveitados. É claro que você não precisa de um evento tão grande como esse para aproveitar essa dica. Festas juninas também podem ser aproveitadas para serem incluídas em pacotes de hotel, visitas a fábricas de chocolate na páscoa, visitas às igrejas famosas no feriado de natal, entre outros.

Aproveite para explorar a sua região de maneira ampla, entendendo todos os eventos que acontecem e fechando parcerias. Para fazer isso, você pode enviar um e-mail, ligar ou se dirigir até a Secretaria de Cultura da sua cidade. Assim você saberá todos os eventos que acontecem na sua região.

Pacotes de hospedagem

Já falamos um pouco sobre os pacotes de hospedagem, mas agora vamos aprofundar esse tópico com mais atenção. Provavelmente você já deve ter oferecido algum tipo de pacote no seu hotel, seja para a passagem de dias festivos, feriados, entre outras ocasiões.

Mas você já pensou em oferecer pacotes para aniversários, luas de mel, casamentos, festas de 15 anos e demais comemorações semelhantes? Pois saiba que esse tipo de pacote pode se tornar uma mina de ouro para o seu negócio. Não deixe de aproveitar a sua criatividade para oferecer pacotes relacionados a essas datas, afinal, elas acontecem durante todo o ano, inclusive na baixa temporada.

Além disso, durante o dia das crianças, por exemplo, você pode oferecer descontos ou gratuidades para crianças. Isso pode motivar famílias a se hospedarem no seu hotel. Se existe algum parque de diversões ou atividades voltadas a comemoração dessa data na sua cidade, os ingressos e o transporte também podem estar incluídos nos pacotes de hospedagem.

Os pacotes captam muitos clientes e podem ser uma excelente forma de converter mais reservas para o seu hotel. Muitas vezes os pacotes não dão tanto lucro, porém, fazem com que a sua carteira de clientes seja ampliada para que você possa receber os clientes novamente obtendo um maior lucro.

Datas comemorativas

Agora que você já sabe as estratégias e dicas gerais sobre como potencializar o seu hotel durante as datas comemorativas, vamos a uma questão muito interessante. Neste tópico falaremos um pouco sobre as principais datas especiais e como você pode extrair todo o potencial que elas possuem para alavancar o seu hotel.

Veja as datas em que comemoramos cada uma dessas ocasiões, antes de conhecer as dicas que trouxemos para você:

  • Aniversários: varia de acordo com o cliente;
  • Casamentos: varia de acordo com o cliente;
  • Natal: 25 de dezembro;
  • Ano-Novo: 1 de janeiro;
  • Páscoa: varia de acordo com o ano;
  • Dia dos namorados: 12 de junho;
  • Dia das mães: segundo domingo de maio;
  • Dia dos pais: segundo domingo de agosto;
  • Carnaval: varia de acordo com o ano; e 
  • Dia das crianças: 12 de outubro.

Aniversários

Os aniversários são uma data muito importante para qualquer pessoa, especialmente as que se disponibilizam a comemorar em um local especial. Faça uma ação de vendas específicas para aniversários, de modo que você ofereça diferenciais para o aniversariante.

Você pode oferecer um bolo de aniversário, descontos especiais, entre outros. Não esqueça de proporcionar uma experiência que realmente faça com que a data seja especial para o aniversariante. Uma ideia interessante é combinar para que na hora da entrega do bolo, os funcionários cantem parabéns para o hóspede.

Casamentos

Os casamentos são uma data comemorativa muito prezada pelos hóspedes. A festa pode ser feita no restaurante e você pode divulgar essa possibilidade nas suas redes sociais, site, plataformas de hotelaria, entre outros locais. É interessante que você tenha uma opção de buffet especial para essa data.

Além disso, no pacote de casamento, você pode oferecer a opção com lua de mel, onde os noivos poderão aproveitar o dia seguinte ao casamento com uma programação especial. O quarto da lua de mel pode ser decorado pela equipe e até mesmo um champanhe pode ser entregue como cortesia na noite de núpcias.

Natal

Uma das épocas mais bonitas do ano é o Natal. É exatamente esse espírito de beleza que você deve trazer para o hotel nessa época. Enfeite o local com decorações coloridas e de bom gosto, bem como faça com que cada um dos hóspedes sinta que o espírito natalino está presente no local.

O pacote de Natal pode contemplar diversos diferenciais, como por exemplo, a ceia natalina. O restaurante do hotel deve estar apto a fazer todos os pratos típicos da data comemorativa e isso deve ser divulgado quando você fizer a sua ação de marketing.

Ano-Novo

O Ano-Novo é uma das datas em que os hotéis são mais procurados, especialmente os que ficam localizados em regiões de praia. Nesse caso, o ideal é fazer um pacote que contemple o dia 31 de dezembro e o dia 1º de janeiro, ou até mesmo mais alguns dias caso o feriado seja em uma segunda-feira, por exemplo.

Além disso, é interessante oferecer serviços de transporte para quem desejar aproveitar algum evento especial na cidade em que o hotel está localizado. Muitas pessoas gostam de ir a festas específicas, praias, shows, entre outros eventos culturais relacionados ao Ano-Novo, por isso, o seu diferencial pode ser o oferecimento de pacotes especiais que englobam esses eventos.

Páscoa

Se você for oferecer um pacote especial para a Páscoa, tenha em mente que a decoração e o chocolate devem ser um diferencial. Além disso, se você mora em cidades onde há mais frio, como a serra, por exemplo, refeições com grelhados ou um belo fondue de queijo ou chocolate pode fazer a cabeça dos seus hóspedes.

Não esqueça de fornecer opções para pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar. Nesse caso, opte por alimentos sem açúcar, por exemplo. Se o hóspede falar sobre algum aspecto como este, no momento da reserva, certifique-se de ter todas as opções no dia que ele for para o hotel.

Dia dos namorados

O dia dos namorados é comemorado todos os anos por casais, dos mais jovens aos mais velhos. A programação do hotel para essa data deve ser feita totalmente voltada para os casais apaixonados. Foque em oferecer opções que possam ser feitas a dois, desde as refeições até as atividades como SPA, por exemplo.

Além disso, veja se a sua cidade tem alguma programação especial para este dia. Caso haja algum evento cultural relacionado ao dia dos namorados, ofereça o ingresso e o transporte para o local dentro do pacote de hospedagem.

Dia das mães e dos pais

Um dia especial, como é o caso do dia das mães e do dia dos pais, deve ser pensado e planejado com bastante antecedência pelo seu hotel. Verifique se o tema da decoração está de acordo com a data e ofereça um tratamento especial para as mães e pais que se hospedarem no seu hotel, especialmente se este for um presente dos filhos.

Carnaval

O carnaval, normalmente, é uma data em que o hotel é utilizado apenas para dormir em cidades turísticas, como Rio de Janeiro e Salvador. Porém, se os seus hóspedes costumam aproveitar o carnaval para descansar nas suas acomodações, ofereça paz e tranquilidade para eles, salientando que o seu hotel também pensa que o feriado de carnaval é um bom momento para o descanso.

Dia das crianças

Por fim, temos o dia das crianças. Normalmente os pais levam os filhos para um hotel quando há um parque de diversões ou evento que a criança deseja participar próximo ao local. Dessa forma, pense nos pequenos na hora de montar o pacote de hospedagem. Você pode oferecer os ingressos para algum tipo de atividade ou descontos na diária das crianças até determinada idade.

Você está mais do que pronto

Agora que você sabe tudo sobre como potencializar as datas comemorativas, utilizando da criatividade na hotelaria e pensando em tudo que os hotéis e pousadas do país oferecem a seus clientes, comece a aplicar as dicas deste material.

Se você tiver outras ideias, tente unir com as estratégias que nós explicamos aqui. Isso, certamente, poderá potencializar os seus resultados. Lembre-se que a inovação na hotelaria não vem sozinha, é ótimo inspirar-se em cases de sucesso e aplicar isso no seu empreendimento, sempre que possível.

Outro ponto em destaque também são os gatilhos mentais são acionados diretamente no subconsciente e não são captados pela mente consciente e nós desenvolvemos uma postagem sobre isso. Confira nosso post Gatilhos mentais para marketing hoteleiro.

Gostou de conhecer nossas dicas de calendário hoteleiro? Então, continue lendo os nossos artigos aqui no blog da Bom Sabor e também nos siga no Instagram para novidades.

Desejamos que você tenha muito sucesso, não só durante as datas comemorativas, mas em todo o ano no seu hotel. Com criatividade e dedicação é possível fazer todos os momentos inesquecíveis no seu empreendimento. Até a próxima!