Hoteis e Pousada: Dicas de como aumentar a rentabilidade do seu negócio

Hotéis e pousadas estão sempre em busca das melhores alternativas para aumentar a rentabilidade e fidelização do estabelecimento. Oferecer preço justo e qualidade já não é o suficiente para se destacar nesse meio.

Logo você, gestor hoteleiro, sabe que empreender atualmente é enfrentar um novo desafio a cada dia. Um deles é a gestão financeira, que é uma das funções mais importantes dentro de um empreendimento, pois essa gestão é responsável por manter o negócio saudável e próspero. 

Dessa forma, saber como aumentar a rentabilidade do seu estabelecimento é fundamental para tomar decisões estratégicas com base nas melhores informações. Sendo assim, confira neste artigo 6 dicas para aumentar a rentabilidade da sua empresa!

6 dicas para aumentar a rentabilidade do seu hotel ou pousada

Não há dúvida de como os períodos de alta temporada, como réveillon  e carnaval, são os mais rentáveis para hotéis e pousadas. Entretanto, a dúvida de muitos hoteleiros é saber como aumentar a lucratividade, inclusive fora dos períodos de temporada.

Desta forma, um dos principais objetivos de um gestor hoteleiro acaba se tornando manter a rentabilidade do seu hotel ou pousada também nas épocas de baixa temporada. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar nesse processo.

  • Faça uma boa análise de mercado

A análise de mercado é uma das maneiras mais eficientes para aumentar a rentabilidade de hotéis e pousadas. Esta análise é utilizada por muitos hotéis que querem entender o seu desenvolvimento e as tendências do setor. 

Realizar a análise de mercado vai ajudar a entender profundamente a posição do seu estabelecimento. Com a análise de mercado você pode diagnosticar informações fundamentais para a sua empresa, como:

  • Oportunidades: analisar com antecedência situações e tendências favoráveis que podem contribuir de forma significativa para aumentar a rentabilidade do seu negócio;
  • Ameaças: analisar as situações e tendências desfavoráveis, de acordo com sua relevância e a posição competitiva do negócio.

Dessa maneira, será muito mais prático e fácil descobrir e planejar as estratégias mais indicadas para aumentar suas vendas e obter a rentabilidade esperada.

  • Ofereça serviços adicionais

Outra dica para aumentar a rentabilidade de hotéis e pousadas é a inclusão de serviços adicionais à estadia. Assim, você pode adicionar mais um serviço a algo que já é oferecido dentro do seu hotel.

Esta já é uma prática conhecida dentro do gerenciamento de receitas e dinâmica de precificação de hotéis. Ao saber aplicar o Upsell, ou seja, oferecer aos viajantes uma nova experiência com maior valor agregado, você incentiva o consumo de novos serviços, aumentando a margem lucrativa por dia.

Você pode, por exemplo, oferecer um tour pela cidade. Assim você cobraria uma tarifa por pessoa e outros passeios por um valor complementar. Além disso, poderia também oferecer um serviço de massagem dentro de uma espaço de SPA do hotel por um valor a mais na diária.

Dessa forma, seu hotel ou pousada conseguiria oferecer uma nova experiência por um pequeno valor adicional. Outros serviços adicionais que podem ser aproveitados durante uma hospedagem são:

  • visitas a pontos turísticos da região;
  • serviços de lavanderia;
  • transfer;
  • bar e restaurante,

Antes de iniciar é preciso planejar suas atividades e ações. Verifique a concorrência e as particularidades da sua região, além do feedback dos viajantes e hóspedes atuais, que é muito importante para alinhar as estratégias.

  • Aposte no marketing digital para hotéis

O marketing digital consiste em divulgar e promover a marca, divulgar serviços e melhorar o relacionamento com hóspedes e potenciais clientes, seguindo as tendências do mercado, destino e concorrentes, bem como descobrir as oportunidades de crescimento na busca por aumento de rentabilidade mesmo em épocas de baixa temporada.

Por isso, além de aumentar a rentabilidade do seu hotel ou pousada, há outros benefícios em aplicar estratégias de marketing digital no ramo hoteleiro, incluindo:

  • atrair seu público-alvo;
  • fidelização de clientes;
  • posicionamento estratégico no mercado;
  • gerar novas oportunidades de vendas;
  • otimização de recursos;
  • aplicação de estratégias para manter vendas na baixa temporada.

Confira nosso post sobre os hotéis mais ousados do mundo. Acompanhe os 10 hotéis mais inovadores do mundo para aprender com cada um deles sobre marketing, criatividade e comunicação.

Os algoritmos das OTAs (Online Travel Agencies) pode mudar a qualquer momento. Imagine que no pior dos cenários essas empresas fechem suas operações, como ficariam as reservas do seu hotel, não é mesmo?

Por isso, ao investir no marketing hoteleiro, a sua empresa terá os próprios canais para captação de clientes e vendas, assim o impacto dessa mudança seria menor, entende?

Além disso, depender apenas de vendas por esses sites não é o mais indicado, já que as taxas são altas e o seu hotel acaba dependente de terceiros. Essas taxas de comissão reduzem a rentabilidade de hotéis e pousadas, o que aumenta o custo de aquisição de clientes.

Com o uso de estratégias de marketing digital para hotéis e pousadas, você garante novas fontes de receita, bem como a facilidade de reservas diretas. Assim sua empresa está livre da dependência de OTAs.

  • Tenha uma equipe de profissionais capacitados

Além de investir em marketing digital e estratégias de vendas para hotéis e pousadas, é necessário realizar o treinamento frequente de seus funcionários. Dessa forma, essa capacitação é mais uma forma de aumentar a rentabilidade do seu hotel.

Sendo assim, vale ressaltar que o treinamento e capacitação não são restritos apenas à equipe de vendas, mas servem para todos os funcionários que realizam atendimento ao cliente, como garçons, recepcionistas, camareiras, etc.

Tudo isso é possível, pois todos esses colaboradores possuem responsabilidades diante da experiência do viajante e podem deixar uma boa ou má impressão do estabelecimento durante a estadia do hóspede.

É possível ter novas formas de atender clientes. Para saber mais sobre o assunto, confira nossa postagem especial sobre inovação no atendimento de hotéis e pousadas.

  • Confira a satisfação do seu público

Não podemos falar em aumentar a rentabilidade de um hotel ou pousada sem considerar a satisfação e relevância dos hóspedes e a sua taxa de retenção. Avaliar essas informações é importante, pois é a partir delas que seus hóspedes avaliam seus serviços.

Desse modo, as avaliações realizadas por hóspedes, seja nas páginas do hotel, nas redes sociais, em ferramentas de busca ou sites OTAs, funcionam como prova social de acordo com a qualidade e eficiência do serviço ou falta deles.

Dessa forma, a opinião do hóspede é importante tanto para que o hotel mantenha o nível de satisfação solicitado pela plataforma e gere a oportunidade de realizar melhorias a partir da experiência dos clientes, como para que futuros hóspedes tenham segurança ao realizar suas reservas.

  • Possua um diferencial

Por fim, nossa última dica para aumentar a rentabilidade de hotéis e pousadas é possuir um diferencial em seu estabelecimento. Há hotéis que são próximos a pontos turísticos, centros gastronômicos ou oferecem serviços de quarto 24h, café da manhã incluso na diária, vista para o mar, piscina, traslado, itens gratuitos do frigobar, entre outros atrativos.

Todos esses fatores são fundamentais para a diferenciação e as possibilidades para atrair a atenção dos viajantes são inúmeras. Pense: como seu hotel está explorando esse diferencial hoje?

Como você viu neste post, a rentabilidade de hotéis e pousadas não está ligada apenas às vendas. Todas essas dicas podem ajudar a entender quais as melhores decisões a serem tomadas a partir de agora. Com elas a sustentabilidade do seu negócio pode ser garantida.

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