Gatilhos mentais para marketing hoteleiro

Devido à grande competitividade que existe no mercado hoteleiro para conseguir um cliente, você precisa buscar todos os recursos de marketing que estão disponíveis para te ajudar a converter os consumidores em hóspedes. Sendo assim, a saída é usar os gatilhos mentais para marketing hoteleiro com o intuito de atingir o seu público alvo.

Gatilhos mentais para marketing hoteleiro são uma das armas mais poderosas e utilizadas para acionar o mecanismo de ação de quem recebe uma mensagem. É algo que impacta a mente do consumidor de tal forma que desperta a sua ação.

Os gatilhos mentais são acionados diretamente no subconsciente e não são captados pela mente consciente.

O que são os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais se destacam quando eles disparam. Começa aí uma ação mental, e a ignição desses disparos codifica padrões para ações específicas em nosso cérebro, o que possibilita que o consumidor realize ações sem pensar sobre elas.

Os gatilhos mentais servem para que você consiga fazer o consumidor tomar algumas decisões, servem para fazê-lo agir. Isso faz com que ele preste atenção na sua mensagem e tome uma decisão, que em nosso caso é fazê-lo escolher se hospedar.

Para que você entenda o poder que é usar os gatilhos mentais para marketing hoteleiro, vou falar apenas de quatro gatilhos que são utilizados pelos profissionais de comunicação e marketing em hotelaria.

Gatilho da escassez

Esse gatilho é muito poderoso, ele cria um sentido de emergência na cabeça do consumidor. Por exemplo, você pode lançar uma notificação com uma quantidade de unidades habitacionais disponíveis para uma determinada data.

Também pode chamar a atenção do hóspede com as últimas vagas para o carnaval. Ou mesmo, pode usar o gatilho da escassez para dizer que as vagas são limitadas.

Você pode dar um desconto especial para determinado período e colocar um limite de vagas para os seus hóspedes. Essa é uma boa isca para te ajudar a aumentar as suas reservas.  

Gatilho da Reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade acontece quando você dá alguma coisa, ou ajuda alguém, e essa pessoa naturalmente se sente na obrigação de retribuir aquilo que você deu para ela. A reciprocidade é um princípio universal, é um gatilho muito poderoso. Para começar usar esse gatilho, basta você entregar valor através de conteúdos e ações relevantes para o seu público alvo.

Esse gatilho é utilizado pelos meios de hospedagem que oferecem bastante informação online e presentes para o hóspede quando eles chegam no seu hotel ou pousada.

O hóspede que recebe esses serviços e produtos, automaticamente passa a dar preferência para você na hora da reserva, e pode indicar outro possível cliente e fazer avaliações positivas depois do check-out.

BÔNUS DE LEITURA: EBOOK GUIA DE HOSPITALIDADE PÓS COVID-19

O mercado digital e físico da hostelaria passou por diversas mudanças e nós colocamos todas essas mudanças importantes em um ebook gratuito. Confira todo o neecssário que você precisa para se atualizar nesse período. Há muitas dicas bacanas e exclusivas.

Em nosso [Ebook Gratuito] Guia de Hospitalidade Pós Covid-19, nós falamos muito sobre as melhores práticas para hotéis, pousadas e hostels passar por essa fase do novo normal e trazer uma nova rotina para o cotidiano da hotelaria!

Gatilho da Prova Social

O gatilho mental da prova social é quando você mostra para os consumidores que tem muita gente interessada em se hospedar no seu hotel ou na sua pousada.

É quando as pessoas que já se hospedaram com você ficaram satisfeitas e dão o testemunho ou a prova que o seu negócio superou todas as expectativas. Isso traz uma consequência imediata e passa bastante confiança para as pessoas acreditarem nos serviços que você oferece.

A Prova Social é simplesmente o que as pessoas estão comentando sobre o seu meio de hospedagem e como você pode utilizar isso de forma positiva na sua comunicação. 

É a opinião ou o comentário dos clientes que se hospedaram no seu hotel ou pousada. Eles vão dizer se o que você ofereceu realmente acontece. A prova social pode ser um depoimento, uma foto, um vídeo, ou até mesmo a própria experiência obtida.

Gatilho da Exclusividade

Quando você oferece alguma coisa que é pouco encontrada entre os seus concorrentes, certamente, isso vai ativar gatilhos no cérebro do consumidor, fazendo com que ele entre em ação e tome uma decisão de fazer a reserva.

Esse mecanismo de ação é bastante utilizado pelos hotéis e pousadas. O meio de hospedagem oferta algo para seu cliente, que pode ser um serviço que ele vai usar durante a sua estadia.

Por exemplo: Serviços exclusivos para casais em Lua de Mel, ou ainda uma vivência em uma trilha, ou mesmo, você pode oferecer o principal atrativo da sua região que esteja associado com o seu público alvo. são excelentes formas de trabalhar o Gatilho mental da exclusividade.

O Instagram virou Ferramenta poderosa para hotelaria, e atualmente ele conta com mais de 200 milhões de usuários ativos no mundo inteiro e dicas de instagram para bombar o seu hotel ou pousada são sempre bem vindas. Confira nossa postagem especial 6 dicas de Instagram para bombar seu hotel ou pousada!

Gostou de conhecer os principais gatilhos mentais para hotelaria? Então, continue lendo os nossos artigos aqui no blog da Bom Sabor e também nos siga no Instagram para novidades.

5 respostas

Os comentários estão desabilitados.