Marketing para Hotéis: Passo a Passo do Sucesso com 16 dicas

A criação de um plano de marketing para hotéis nem sempre é uma tarefa simples. Muitas vezes diversas dúvidas acabam surgindo ao longo do caminho, de modo que um auxílio especializado nesse aspecto pode chegar em ótima hora. Se esse é o seu caso, você está lendo o material certo!

Aqui, vamos te mostrar o que há de melhor em estratégias e soluções criativas para que o seu empreendimento esteja dentro do rol de hotéis inovadores que conseguem criar um plano eficaz de divulgação.

A inovação na hotelaria chega de acordo com as principais tendências em serviços, mas também com o que há de melhor em marketing de divulgação. Isso vale especialmente para o marketing digital, que é o que vamos focar neste material. 

A dica é que você foque no que aprender aqui e tenha sempre em mente que qualquer estratégia precisa ser adaptada de acordo com o seu negócio e melhorada com o tempo para que você alcance bons resultados. Boa leitura!

Confira o nosso passo a passo para um marketing de sucesso

1. Escolha os melhores canais de comunicação

Para ter uma linguagem adequada e que realmente envolva o seu público, é preciso, primeiramente, conhecer com quem você está falando. Você precisa saber quem pode estar interessado no que você tem a oferecer com o seu hotel ou pousada. Dessa forma, o mais indicado é que você consiga desenvolver uma persona.

A persona é o modelo de cliente que você considera que tem ou teria interesse em se hospedar no seu hotel. Para criar essa persona, você deve considerar as seguintes características:

  • idade;
  • profissão;
  • gênero;
  • poder aquisitivo;
  • hobbies; entre outros.

Ao identificar a persona do seu serviço, você consegue personalizar a forma com que se comunica no seu site, blog, redes sociais e demais canais de divulgação do seu hotel. Aqui é importante lembrar que você pode ter mais de uma persona a depender do serviço que oferecer no empreendimento. Nesse sentido, é interessante desenvolver uma linguagem que fale com todas elas.

2. Engaje-se com seu público

Quando falamos em redes sociais, também temos que pensar em uma questão muito importante: o engajamento. É através dele que você consegue enviar o seu conteúdo para mais pessoas. Quando alguém comenta, curte ou compartilha seus conteúdos, o engajamento aumenta e, consequentemente, o seu negócio também cresce.

Para que isso seja uma constante, é importante que você se engaje com o público da mesma maneira. Você deve curtir os comentários que o público fizer e responder comentários frequentemente. Isso ajuda na fidelização de clientes e aumenta o engajamento das suas páginas de forma geral.

Além disso, é interessante estar engajado de maneira mais ampla, fazendo postagens criativas e convidando o público a comentar. Você também pode fazer enquetes, perguntas informais, solicitar curtidas caso as pessoas gostem do seu conteúdo, entre outras opções para se manter cada vez mais próximo do seu público.

3. Produza um vídeo institucional

Você sabia que os vídeos são o formato de conteúdo que mais tem consumo dentro na internet? É isso mesmo, os vídeos são muito mais vistos que as músicas e os conteúdos escritos. Sendo assim, você deve utilizar essa informação para incrementar ainda mais o planejamento de marketing do seu hotel.

Os vídeos que mais fazem sucesso são aqueles que passam as informações com uma pegada mais dinâmica e acessível a todos os públicos. No caso dos hotéis, o mais interessante é produzir vídeos institucionais. Esse tipo de vídeo é composto por uma apresentação do negócio, com imagens, partes escritas e vídeos do local.

Dentro dos vídeos institucionais ainda é interessante colocar informações de natureza prática para os clientes e potenciais clientes que irão assistir o conteúdo. Questões como, tamanho dos quartos, disponibilidade de hospedagem, formas de pagamento, valores, entre outros, são muito válidas.

Para fazer um bom vídeo institucional, o ideal é contar com uma empresa especializada no assunto. Porém, se você não puder fazer esse tipo de investimento, você mesmo pode pesquisar algumas técnicas de edição de vídeos, preparar um bom texto institucional e filmar as melhores partes do seu hotel.

4. Conte com a ajuda de influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são aqueles que fazem parte de grandes círculos na internet e influenciam a sua própria audiência a comprar produtos ou utilizar serviços recomendados por eles. Por serem muito seguidos na internet, eles acabam por ter a sua opinião muito respeitada e seguida pelas pessoas.

Desse modo, quando você faz uma parceria com um influenciador digital e ele passa a divulgar o seu negócio, a tendência é que você consiga mais clientes. O mais interessante sobre esse tipo de influenciador é que muitas vezes você não precisa investir uma alta quantia em dinheiro, já que muitos influenciadores aceitam permutas, como um final de semana hospedado no seu hotel em troca das divulgações.

Antes de contratar um influenciador digital, é importante que você pesquise um pouco sobre o histórico dele. Afinal, caso a imagem dele não seja positiva na internet, a divulgação do seu negócio pode até mesmo trazer resultados negativos.

5. Planeje-se de acordo com a época do ano

O planejamento do seu hotel não deve ser rígido e imutável durante todo o ano. É preciso ter flexibilidade para se adaptar ao movimento na alta e na baixa temporada. Na alta temporada é possível fazer ações de marketing para se diferenciar da concorrência e oferecer vantagens interessantes aos clientes.

Já na baixa temporada, as coisas ficam mais difíceis e o movimento de clientes no hotel pode diminuir. Isso é bastante comum e, exatamente por isso, o seu planejamento de marketing deve estar alinhado com a situação. Procure oferecer descontos e opções diferenciadas para clientes que viajam na baixa temporada.

Em relação às datas comemorativas, é sempre interessante fazer ações de marketing que incentivem o cliente a passar momentos entre amigos e com a família no seu empreendimento. Épocas, como o natal, páscoa, ano novo, entre outras, podem ser muito bem trabalhadas para receber turistas e clientes da sua região.

6. Preste atenção nas suas redes sociais

As redes sociais são uma importante ferramenta de produção de conteúdo e divulgação do seu hotel. Não é incomum que as pessoas estejam navegando em suas redes sociais e percebam a oportunidade de fazer uma viagem em família e até mesmo se hospedar em um hotel. Dessa forma, é preciso que você saiba aproveitar tudo que esse tipo de plataforma tem a oferecer.

Atualmente, as redes sociais de maior destaque são o Facebook, o Instagram e o YouTube. Se você ainda não utiliza alguma dessas plataformas, a hora é agora! No Facebook, você deve se manter sempre atento aos comentários, compartilhamentos, perguntas realizadas no chat do messenger, entre outros.

Já no Instagram, você deve cuidar das menções em stories, marcações em fotos, comentários e curtidas em seus conteúdos, entre outros. Além disso, ainda temos o Youtube, que é uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Milhões de pessoas utilizam o Youtube diariamente, sendo que nessa plataforma você deve ficar muito atento aos comentários que as pessoas fazem nos seus vídeos.

Dá uma passadinha em nosso artigo especial sobre dicas de redes sociais para hotéis. Nós criamos uma postagem incrível que fala sobre como utilizar as redes sociais para o mercado hoteleiro.

Nós também criamos uma postagem sobre aumento de reservas no mercado hoteleiro para você subir de nível no seu negócio. Confere lá!

7. Promoções e ofertas

As promoções e as ofertas do seu negócio devem se estender a todos os públicos, mas em especial, ao que você já conquistou. Seus clientes devem ter preferência em relação a descontos de hospedagem, alimentação e pacotes exclusivos. Não faça ofertas apenas para a primeira estadia de cada cliente, pois isso pode fazer com que os clientes antigos não se sintam contemplados.

Além disso, é interessante sempre pensar em pacotes de hospedagens que beneficiem o seu negócio e, ao mesmo tempo, tragam vantagens tangíveis para os seus clientes. Pense sobre a montagem dos pacotes e veja o que é mais viável. Se possível, consulte seus clientes para entender o que eles mais prezam em relação às promoções que você pode fazer.

Por fim, lembre-se de divulgar toda e qualquer promoção e oferta nas suas mídias principais. Realize postagens no seu blog, coloque a ação de marketing no seu site e, é claro, nas redes sociais. Isso fará com que a promoção seja levada a mais pessoas e isso se converta em mais clientes.

8. Utilize ferramentas automatizadas

Para fazer com que o seu planejamento de marketing seja efetivo, é preciso contar com dois aspectos principais: viabilidade e organização. Porém, para fazer com que ele seja bem executado, é preciso que você faça cada processo com agilidade e segurança. Isso pode ser feito através da automatização de algumas coisas.

Em um primeiro momento, podemos citar a ferramenta dos chatbots. Você já ouviu falar deles? Os chatbots são uma ferramenta que permite que seus clientes sejam atendidos de maneira automatizada através do chat do Facebook, site, WhatsApp, entre outros. Eles podem ser predefinidos de acordo com as particularidades do seu negócio.

Nesse sentido, quando um cliente faz uma pergunta do tipo “Qual o preço da hospedagem?”, “Há disponibilidade para o dia 10 de novembro?”, entre outras, o chatbot responde automaticamente com as informações que você previamente o concedeu. Isso serve para que você tenha mais agilidade no atendimento, não deixe seu cliente esperando e ainda permite que você economize com recursos humanos.

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9. Saiba como fazer um bom branding

O branding é o conjunto de estratégias que você aplica para fazer com que a sua marca seja reconhecida no mercado. Quando você entende a importância do branding para o seu negócio, começa a ter resultados mais positivos em relação a forma como as pessoas veem o propósito e a atuação do seu hotel como um todo.

Para fazer um bom branding, você pode contar com auxílio especializado ou estudar mais sobre o assunto. Alguns cases de sucesso, como a Coca-Cola e o hotel Four Seasons, por exemplo, podem te inspirar a montar um branding mais efetivo.

As técnicas de branding demandam não só a criação estratégica e teórica do que você deseja transmitir para o público. É preciso ainda que você aplique o que prega no seu branding para que ele seja eficaz.

10. Conte com especialistas em marketing

Assim como em qualquer área do seu negócio, se você quiser efetivamente trazer profissionalismo e resultados mais rápidos, é preciso investir um pouco. Se você desejar fazer um investimento no planejamento e na execução do seu plano de marketing, opte por especialistas no assunto. 

São eles que detém a formação e a experiência necessárias para fazer o seu negócio decolar de maneira mais sólida. Os profissionais do ramo também conhecem as tendências que mais se convertem em resultados no ramo hoteleiro, de modo que eles, além de ajudar o seu negócio momentâneamente, ainda podem trazer insights que você utilizará por vários anos.

Além disso, especialistas em marketing, especialmente em marketing digital, são ótimos investimentos de longo prazo para o seu negócio, pois eles ajudam a estruturar as suas páginas e a sua presença online, de maneira que, posteriormente, basta você dar continuidade no trabalho iniciado pelo profissional.

11. Tenha um site com blog

A criação de um site é uma forma de deixar o seu negócio extremamente profissional. Com um site, você pode disponibilizar informações, como horários de atendimento, telefones, e-mail, entre outros. Também é através dele que você “vende o seu peixe”, ou seja, apresenta todos os motivos pelos quais os clientes devem escolher o seu hotel. Isso é feito através de fotos e textos que apontam as qualidades das suas acomodações e áreas comuns.

O site também pode ser utilizado para auxiliar nas reservas dos quartos, salões de eventos e mesas no restaurante do hotel. Para fazer isso de forma segura, é preciso contar com a ajuda de um programador de sites. Ele vai criar a estrutura necessária para que você possa disponibilizar um sistema de reservas e pagamento completo ao seu cliente.

Além disso, uma dica interessante é a criação de um blog dentro do seu próprio site. O blog serve para que você consiga tráfego orgânico através da publicações de conteúdos escritos. Para isso, é necessário utilizar algumas estratégias de SEO para ficar melhor posicionado nos buscadores e, é claro, publicar conteúdos de qualidade.

Se você não deseja ou não tem tempo para criar conteúdos, pode contratar uma agência de marketing de conteúdo. Essas empresas contam com redatores profissionais, que criam conteúdos com base na persona do seu hotel, utilizando palavras-chave que irão te ajudar a conseguir melhores posições nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

12. Produza conteúdos de qualidade

Os conteúdos são a forma de chamar a atenção de clientes e potenciais clientes para o seu negócio. Para que isso seja de fato efetivo, é preciso usar e abusar da criatividade para produzir conteúdos de qualidade. Fazer postagens apenas com propagandas e descontos não é eficaz a médio e curto prazo, a não ser que o seu único diferencial seja o preço.

Utilize a criação de conteúdo como uma forte aliada no seu planejamento de marketing e crie publicações interessantes e que tragam valor para o leitor. Divulgue informações sobre os seus diferenciais, a região em que o hotel está localizado, as refeições que você serve, entre outros.

Além disso, não esqueça de postar seus conteúdos nos canais mais importantes, quais sejam, o Facebook, o Instagram e o YouTube. É importante colocar uma CTA (Call to Action) no final de cada conteúdo para chamar o leitor para alguma ação, seja curtir, compartilhar, comentar ou ver mais conteúdos.

13. Utilize anúncios para ter mais tráfego

Os anúncios são um ótimo investimento para o seu hotel, pois eles geram mais tráfego para suas páginas de maneira mais rápida e com custos não muito altos. O tipo de anúncio que estamos falando, são os digitais, ou seja, aqueles que você vê no Facebook, Instagram, YouTube e no Google, por exemplo.

Esses anúncios têm um custo que pode variar entre CPC (custo por clique) ou custo por impressão. No caso do Google, por exemplo, você paga quando alguém efetivamente clicar no seu anúncio. Já no Facebook, você paga pelas impressões do seu anúncio no feed ou nos stories do público.

Os anúncios geram tráfego para o seu site ou para suas redes sociais, sendo recomendados quando você tem a finalidade de fazer com que o seu negócio seja conhecido na internet. Além disso, você pode utilizar os anúncios para conseguir mais conversões no caso de estar com uma promoção ou oferta, por exemplo.

14. Faça uma boa segmentação de palavras-chave e público-alvo

Ainda dentro do aspecto dos anúncios, falando de uma forma mais aprofundada, precisamos citar a importância da segmentação de palavras-chave e de público-alvo. Você deve pesquisar a fundo para entender quais são as palavras-chave mais importantes e que geram mais cliques e interesse do seu público.

Para fazer isso, você pode contar com a própria ferramenta do Google, como o Google Ads, que já te mostra quantos acessos, em média, tem as palavras-chave que você selecionou para incluir nas suas copys (texto) de anúncios. Assim, você consegue ter uma base dos valores por clique e de quantas vezes as pessoas pesquisam determinadas palavras-chave no buscador.

A segmentação do público-alvo também é muito importante. Quando você cria a sua ou as suas personas, precisa entender que tipo de linguagem é a mais eficaz para falar com esse público. A partir desse momento, o seu conteúdo estará mais direcionado. Sendo assim, quando você publica algum tipo de anúncio, faz muito mais sentido que somente essas pessoas possam o ver. Assim, o seu investimento é melhor destinado.

Depois de criar a persona e definir a linguagem que você deseja se comunicar com ela, é importante segmentar o público. Você pode fazer isso através das plataformas de anúncios citadas no tópico acima, dentro da parte de criação de anúncios. A segmentação pode ser realizada por região, idade, gênero, entre outros aspectos. 

Além disso, o Facebook, por exemplo, conta com uma ferramenta, chamada Pixel, que te ajuda a fazer essa segmentação de forma automatizada. A ferramenta verifica o tipo de público que mais te interesse nos seus anúncios e começa a direcioná-los para pessoas com um perfil parecido.

15. Pense na propaganda boca a boca

Uma das formas de divulgação mais efetiva para hotéis e pousadas é a propaganda “boca a boca”, ou seja, que um cliente faz para um familiar, colega ou amigo. Esse tipo de propaganda costuma trazer resultados muito positivos, pois as pessoas gostam de seguir dicas testadas por conhecidos.

Desse modo, para conseguir uma boa divulgação por esse método, o ideal é sempre oferecer um atendimento incrível para os seus hóspedes. Ao final, você até mesmo pode pedir para que ele indique o que achou da hospedagem e, em caso de uma reação positiva, que ele divulgue o seu hotel. Você inclusive pode criar um programa de fidelidade para oferecer descontos para quem chega com a indicação de um cliente, por exemplo.

16. Avalie os resultados e faça melhorias

Um ponto muito importante em um planejamento de marketing eficaz é a avaliação dos resultados. Em cada uma das 15 dicas passadas acima, existem nuances e estratégias que devem ser ampliadas, reduzidas ou modificadas de acordo com o seu negócio, seu tipo de cliente e o momento econômico em que você está inserido.

Dessa forma, analise os resultados obtidos e busque sempre fazer melhorias nas suas estratégias. Isso fará com que o seu planejamento de marketing seja constantemente adaptado para fornecer resultados melhores a cada dia.

Planejamento de marketing é muito importante

Agora que você já conhece as melhores alternativas e opções para fazer um plano de marketing focado na inovação e criatividade na hotelaria, que tal aplicar os conceitos passados aqui? Certamente, ao investir seu tempo e sua dedicação nas dicas passadas aqui, os seus resultados podem aumentar consideravelmente.

Desejamos que você alcance o que os melhores hotéis pelo mundo alcançaram ao longo do tempo e consiga fazer um planejamento de marketing que traga o sucesso que você tanto almeja. 

Outro ponto em destaque também são os gatilhos mentais são acionados diretamente no subconsciente e não são captados pela mente consciente e nós desenvolvemos uma postagem sobre isso. Confira nosso post Gatilhos mentais para marketing hoteleiro.

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Até a próxima!

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