Marketing para hotéis: Estratégias para aumentar suas reservas

Não há dúvidas de como os períodos de alta temporada, como o carnaval, são os mais lucrativos e melhores épocas para hotéis e pousadas. Porém, o que alguns hoteleiros ainda não sabem, é que podem conseguir uma alta lotação e lucratividade inclusive na baixa temporada, utilizando de estratégia de marketing para hotéis que podem aumentar as reservas.

E, na verdade, para isso não é necessário ter um hotel ou pousada enorme: estabelecimentos de qualquer tamanho, localizados em qualquer cidade, podem utilizar as estratégias certas para gerar vendas o ano inteiro. Se você tem um bom site, já deu o primeiro passo, mas há outras estratégias importantes que podem te ajudar.

Confira algumas das estratégias que você precisa começar a aplicar agora mesmo.

Divulgação com anúncios digitais

É importante ter em mente que ter um site atraente, mostrando o melhor do seu hotel, é o primeiro e mais importante passo para qualquer estabelecimento que deseja crescer vendas. No entanto, ainda que seja o passo mais importante, nem de longe é o único que precisa ser dado por seu hotel.

De fato, de nada adianta ter um site lindo, se poucas pessoas entram nele. E uma das (várias) maneiras de gerar mais acesso a sua página e direcionar visitantes para a reserva direta é através dos anúncios online.

Já ensinamos alguns dos segredos para fazer anúncios matadores, mas uma das dicas mais importantes é você conhecer bem seu público-alvo e planejar bem as palavras-chave que serão utilizadas no anúncio. Essa é uma dica principal em nossa estratégia de marketing para hotéis.

Marketing de Conteúdo

Outra estratégia essencial para gerar visitas (e transformá-las em vendas) a médio e longo prazo é o Marketing de Conteúdo. Ainda pouco conhecido pelos hoteleiros, a verdade é que é esse tipo de marketing que transforma um site na internet realmente lucrativo.

Afinal, é através dele que você consegue gerar diariamente centenas ou até milhares de visitas de maneira orgânica. Ter um blog do hotel é uma ótima maneira de trabalhar com marketing de conteúdo de maneira eficiente, atraindo para seu site pessoas que realmente estão interessadas em visitar lugares como a região do seu hotel e se hospedar nele.

E como você atrai para si pessoas com esses interesses? Simples, produzindo conteúdos que elas querem consumir e dando para elas informações vitais sobre a região, dando dicas de passeios turísticos, restaurantes e muitas outras.

Outra maneira de aplicar o marketing de conteúdo, que serve de complemento para o blog e pode ser importante para a propagação de sua marca, é através de uma boa gestão de redes sociais e para isso nós criamos o super artigo Redes Sociais na Hotelaria: descubra como atrair mais reservas.

Conteúdo em Audiovisual

Um investimento que pode aumentar as vendas diretas do hotel é colocar um vídeo 360º em seu site. Não qualquer vídeo, claro, mas um que mostre bem as belezas não só do seu estabelecimento, mas também da região, oferecendo toda a experiência imersiva desse tipo de vídeo.

Colocar vídeos imersivos e instigantes na entrada do site do seu hotel, assim como você consegue fazer facilmente na plataforma do selfHotel, é uma maneira de puxar a atenção do visitante e fazê-lo procurar mais informações.

É possível que pouco depois de ver o vídeo e fotos já na entrada do site, ele decida visitar outras páginas importantes, como acomodações e pacotes. E é esse movimento que seu hotel consegue aproveitar para conquistar novos hóspedes e aumentar as vendas, sobretudo nos períodos de baixa temporada.

BÔNUS DE LEITURA: EBOOK GUIA DE HOSPITALIDADE PÓS COVID-19

O mercado digital e físico da hostelaria passou por diversas mudanças e nós colocamos todas essas mudanças importantes em um ebook gratuito. Confira todo o neecssário que você precisa para se atualizar nesse período. Há muitas dicas bacanas e exclusivas.

Em nosso [Ebook Gratuito] Guia de Hospitalidade Pós Covid-19, nós falamos muito sobre as melhores práticas para hotéis, pousadas e hostels passar por essa fase do novo normal e trazer uma nova rotina para o cotidiano da hotelaria!

Utilização de Drones – Tendência pro futuro

Seguindo a mesma lógica da dica anterior, investir um pouco mais e fazer vídeos bem elaborados, utilizando imagens feitas com drones, pode otimizar a estratégia de vendas de seu hotel. Isso, principalmente, se a sua região possui muitas belezas naturais e detalhes que parecerão ainda mais incríveis vistas do alto.

Outra dica é aproveitar as áreas de convivência do próprio hotel, como a piscina. Se o local estiver bem cuidado, fazer um vídeo com drone pode fazer parecer a ida para a piscina ainda mais agradável do que é. Caso seu hotel seja próximo da orla, aproveitar o mar para fazer boas imagens também é uma ideia.

Gatilhos mentais na Hotelaria

Devido à grande competitividade que existe no mercado hoteleiro para conseguir um cliente, você precisa buscar todos os recursos que estão disponíveis para te ajudar a converter os consumidores em hóspedes. Sendo assim, a saída é usar os gatilhos mentais para marketing hoteleiro com o intuito de atingir o seu público alvo.

Gatilhos mentais para marketing hoteleiro são uma das armas mais poderosas e utilizadas para acionar o mecanismo de ação de quem recebe uma mensagem. É algo que impacta a mente do consumidor de tal forma que desperta a sua ação.

Os gatilhos mentais são acionados diretamente no subconsciente e não são captados pela mente consciente e nós desenvolvemos uma postagem sobre isso. Confira nosso post Gatilhos mentais para marketing hoteleiro.

Gostou de conhecer os principais gatilhos mentais para hotelaria? Então, continue lendo os nossos artigos aqui no blog da Bom Sabor e também nos siga no Instagram para novidades.