Dicas para Delivery: como contratar um motoboy

Saber como contratar um motoboy para para o seu delivery envolve muitos conhecimentos e nossa serie de dicas para delivery é uma ideia que tivemos para te ajudar. Você deve tomar cuidado para não contratar serviços ruins e sair no prejuízo com o cliente. O motoboy é uma das figuras mais próximas do consumidor. Afinal, é ele que conclui o processo de produção e entrega. Como era de se esperar, sua importância é muito grande.

Atividades como contratar um motoboy devem ser levadas a sério. Para te ajudar, separamos algumas dicas essenciais na hora da contratação. Confira a seguir e nunca mais cometa erros no seu delivery.

Entenda as suas demandas

A primeira dica da webserie Dicas para Delivery para saber como contratar um motoboy de qualidade é entender as demandas de seu restaurante. Elas podem variar de acordo com a localização do estabelecimento, o tipo de prato servido, entre outros elementos.

Se você quer entender melhor sobre essas demandas, basta aplicar pesquisas de mercado antes de começar o delivery. É essencial, por exemplo, definir por quais áreas o seu motoboy pode transitar.

Se você possuir uma forte demanda em um bairro residencial adjacente, é interessante que o contratado conheça a região. Você deve investir em treinamentos e avaliações para que haja uma familiarização.

Confira o equipamento

Se você quer promover um bom serviço, ter o equipamento ideal é um requisito. Afinal, você não pode entregar seus pratos em embalagens incompatíveis, certo? Confira se o motoboy possui um compartimento térmico em seu veículo para que o prato não esfrie no caminho. A comida deve chegar quentinha e em excelente estado.

Você ainda deve garantir que a comida não se mexa muito durante a viagem. Ninguém gosta de uma pizza sem o formato redondo típico, ou de uma esfiha com a carne jogada pela embalagem.

Cheque, por fim, a qualidade da motocicleta. Ela deve estar em bom estado, evitando acidentes e atrasos na entrega.

Esses parecem detalhes, mas são essenciais na hora de definir como contratar um motoboy para o restaurante. Se os equipamentos estiverem nos moldes, você evita imprevistos e garante a satisfação do consumidor.

Faça uma contratação consciente

Quando contratamos um motoboy, muitas responsabilidades estão em jogo. É ele, por exemplo, que precisa cuidar do destino final e das trocas financeiras na entrega. Uma das dicas essenciais para promover bons serviços é contratar alguém de confiança. Opte por profissionais com experiências e indicações. Não se esqueça de fazer um processo seletivo rigoroso.

Caso o motoboy tenha sido demitido de outro lugar, ele deve mencionar os motivos do desligamento e os detalhes do serviço anterior. Tudo deve ser feito para prevenir imprevistos.

Se você quiser, pode fugir das complicações com as opções de pagamento do Delivery Direto. Com o nosso sistema de pagamentos online, você evita enviar a maquininha com o motoboy. Em vez disso, o cliente pode pagar online.

Fique atento à segurança dos profissionais

Todos sabem que andar de moto envolve alguns riscos. Se você se sofrer um acidente, as chances de danos graves são enormes. Para saber como contratar um motoboy sem erros, você deve pensar na segurança.

No momento do serviço, exija que o profissional esteja usando todo o equipamento de proteção. O capacete, a jaqueta, as luvas e as cotoveleiras e caneleiras são essenciais.

Destaque a importância de usar esses equipamentos para a segurança do motoboy e para a imagem do restaurante. Seu estabelecimento deve ser visto como um serviço que se importa com os funcionários.

Não se esqueça de checar a manutenção da moto regularmente. O veículo deve passar por revisões periódicas e completas para evitar acidentes. Se possível, tenha mais de uma moto à disposição.

Cuidado com as leis de trânsito

Ensinar sobre regras de conduta pode ser um desafio. Porém, o assunto deve ser tratado em atividades como contratar motoboys. Antes de começar a atuação, você deve garantir que o profissional conhece as leis de trânsito. Você ainda deve reforçar as orientações para direção responsável, principalmente em áreas residenciais. Lembre-se de que acidentes, além de trágicos, são grandes fontes de prejuízos para o estabelecimento.

Um dos requisitos básicos para ser motoboy é uma carteira de habilitação em dia. Se necessário, questione o candidato sobre sua licença durante o processo seletivo.

Pesquise o passado e presente da empresa de serviços de motoboy

Na compra, pesquisar a credibilidade da empresa é sempre um passo fundamental na hora de tomar uma decisão. No caso de serviços de motoboy, a máxima não é diferente.

Pesquisar se a empresa tem tradição no mercado, um site em que você possa entrar em contato e consultar informações preciosas, como por exemplo, quem são seus clientes e como a empresa trabalha são itens fundamentais para se tomar uma boa decisão e não ter problemas com suas entregas.

Uniforme, padronização e atendimento

Eu serei bem atendido? Essa empresa entendeu exatamente o que eu quero? Os motoboys irão atender bem meus clientes? Essas são dúvidas comuns na cabeça de empresários que fazem a contratação de serviços de moto frete.

Um bom sinal que pode responder essas perguntas e deixar você mais tranquilo está logo no primeiro atendimento da empresa escolhida. Atendentes que buscam entender as especificidades de seu produto e perfil de cliente para decidir como e por quem será feita a entrega.

Motoboys treinados para atender bem você e seus clientes, uniformes padronizados que passam credibilidade para suas entregas são sinais positivos que podem garantir o sucesso de seu negócio.

APRENDA TUDO SOBRE DELIVERY

O mercado digital de alimentos funciona como uma peça-chave para a atualização de restaurante. Ademais, um app de comida garante altos benefícios e modernidade para o food service.

Em nosso [Ebook Gratuito] Os Segredos do Delivery, do ZERO ao Sucesso, nós falamos muito sobre a utilização dos aplicativos para a entrega do alimento, como cadastrar um estabelecimento, alcance e negociação de valores, entre outros assuntos. Se possui alguma dúvida, baixe nosso material e seja feliz entrando para um novo mundo digital em seu negócio!

Redes sociais podem ajudar

Uma das formas disponíveis e utilizadas pelos Recursos Humanos das empresas para conhecer os candidatos às vagas oferecidas é através das redes sociais. Para uma atividade de confiança como a do motoboy, não seria diferente.

Muitas vezes são utilizadas redes relacionadas às áreas profissionais, como o LinkedIn. No caso dos motoboys, as redes usadas para integração e entretenimento como o Facebook também ajudam. O contratante pode conhecer o histórico profissional da pessoa e se exerce atividades extras, o que pode render pontos a mais ao candidato. Outros aspectos que podem ser verificados incluem as listas de interesse, a interação com amigos e familiares e até se ele tem atitudes éticas e honestas.

Para tal, é importante lembrar que o recrutador deve ser preparado a respeitar as escolhas do candidato, até porque a maneira como as pessoas se comunicam nas redes sociais é diferente da vida fora do virtual. Nós preparamos uma postagem especial sobre dicas de marketing digital para o seu negócio, por exemplo, que também pode te ajudar muito na sua rotina como dono de restaurante.

Opte por empresas de motoboy

Se você não quer realizar a contratação sozinho, pode optar por empresas especializadas no serviço. Elas estão crescendo no cenário nacional e podem facilitar o seu cotidiano.

O Delivery Direto possui uma integração com a empresa de motoboy Loggi. Com a parceria, você pode ter uma excelente operação de delivery sem precisar contratar motoboys.

Basta checar se a sua cidade possui a atuação da Loggi e pronto. Você poderá instalar o delivery sem maiores preocupações com o motoboys.

Nossa plataforma te ajudará a garantir os serviços de entrega. Se o motoboy ficar doente, por exemplo, você não perderá um dia de trabalho. As empresas especializadas ainda cuidam da segurança e do treinamento do funcionário.

Planejamento: a empresa pode atender as necessidades que eu terei no futuro?

Não importa o tamanho do seu negócio, mesmo em tempos de crise, a missão é sempre crescer e conquistar clientes e mercados. Por isso, na hora de escolher uma empresa de moto frete é sempre importante pensar no futuro.

As necessidades que você pode ter à curto, médio e longo prazo e quais as ambições e possíveis caminhos para o crescimento de sua empresa. Com os objetivos claros em seu planejamento é mais fácil negociar bons contratos com empresas que podem solucionar não apenas suas entregas via moto, como também entender suas necessidades e até mesmo concluir se o moto frete é realmente o serviço que você precisa.

Se com o crescimento de sua empresa, por exemplo, não será necessário se utilizar do auto frete como a melhor solução de entregas para você.

Afinal, sua empresa pode ser do tamanho do seu sonho e você precisa de alguém que possa sonhar e principalmente atender suas expectativas quando você chegar lá!

Já teve problemas com suas entregas? Conta pra gente no Instagram da Bom Sabor e acompanhe sempre as novidades do nosso Blog.

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.