Utilizar o Whatsapp para restaurantes

O marketing do WhatsApp para restaurantes é uma das melhores ferramentas de marketing que um restaurante pode usar. É barato, direto e eficaz. Entre as inúmeras outras estratégias de marketing utilizadas pelos restaurantes, esta definitivamente se destaca das demais.

Muitas empresas em outros setores já estão usando o marketing do WhatsApp e foi apenas uma questão de tempo para que essa estratégia viralizasse dentro das opções de restaurantes que temos no Brasil.

A competição no setor cresce mais e mais a cada ano e é necessário um plano de marketing consistente, uma estratégia que lhe dê uma vantagem sobre a concorrência. Vejamos como o marketing de Whatsapp eficaz pode ser usado por restaurantes.

Como usar o WhatsApp para restaurante?

O WhatsApp está instalado em praticamente todos os smartphones brasileiros e com isso, estamos diante da possibilidade de venda para qualquer potencial cliente que se encaixe dentro do seu público, mesmo os que escolheram por não usar os serviços de aplicativos, como iFood, Rappi ou Uber Eats.

Ao usar o WhatsApp para restaurante, é importante ter um número dedicado ao serviço de delivery, vinculado a uma conta de Whatsapp Business. Para que suas vendas pelo aplicativo de mensagens sejam eficientes, nós separamos uma série de dicas que irão te ajudar no processo.

Cupons semanais

Você deve fazer uso dos infames cupons de marketing do WhatsApp. Esses cupons são enviados para o celular do cliente diariamente ou semanalmente. A ideia é atrair clientes e aumentar as vendas. Você pode enviar uma mensagem dizendo 30% de desconto na sobremesa na terça-feira, etc. Pode ser qualquer coisa, desde um vale-refeição até uma refeição grátis, dependendo da sua estratégia.

Lembretes de reserva

O restaurante pode usar o marketing do WhatsApp para enviar lembretes aos clientes. As pessoas muitas vezes tendem a esquecer as reservas que fazem. Você pode enviar uma mensagem uma hora ou mais antes do tempo para garantir que elas não se esqueçam.

Apresentando Novos Itens de Menu

Você deve manter os clientes informados em todos os momentos. Anteriormente, sempre que um novo item de menu era introduzido, não havia como informar os clientes sobre ele. Apenas as pessoas que visitaram o restaurante descobriram os novos pratos.

No entanto, agora os tempos mudaram, o marketing do WhatsApp pode ser usado para informar instantaneamente os clientes sobre novas entradas no menu. Isso é ótimo para os restaurantes, pois eles podem atrair mais clientes sem gastar um alto valor financeiro em tráfego pago.

Ofereça o cardápio online

Para que o atendimento por WhatsApp seja eficiente, é importante contar com um cardápio online. Com ele, o cliente consulta as opções disponíveis, valores, possibilidades de alteração e evita perguntas. Assim, a conclusão do pedido é mais rápida e menos burocrática.

APRENDA TUDO SOBRE DELIVERY

O mercado digital de alimentos funciona como uma peça-chave para a atualização de restaurante. Ademais, um app de comida garante altos benefícios e modernidade para o food service.

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Customize listas de distribuição

Aproveite as listas de distribuição para segmentar suas promoções e contatos com os clientes. Ao identificar que certos consumidores são vegetarianos, por exemplo, você pode enviar cupons de desconto específicos para itens que preencham esse requisito.

Personalizar a comunicação com os clientes é muito importante para ser mais eficaz em suas estratégias de marketing. Aproveite a proximidade conferida pelo WhatsApp para conhecer seu público e investir em iniciativas especiais para cada segmento.

Invista no contato pessoal

Automação não significa transformar o atendimento de seu restaurante em um robô. Lembre-se de que do outro lado das mensagens há um cliente, uma pessoa. Mesmo nas mensagens automáticas, procure investir na customização para que seu restaurante tenha uma voz agradável e adequada ao seu público.

Desenvolva uma linguagem própria para seu restaurante e aposte em usar o mesmo tom em todos os meios de comunicação. Isso inclui postagens em redes sociais, mensagens, e-mails e qualquer outra forma de contato com o público. Dessa forma, você reforça a identidade de sua marca, que terá uma personalidade própria.

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