Dicas para Delivery: Instagram é o seu aliado

Continuando a nossa webserie de Dicas para Delivery hoje o assunto são as nossas dicas para o Instagram virar um aliado no seu processo de marketing digital pois uma das coisas que o ramo de food service mais sofre é como fazer marketing da maneira correta e nós estamos aqui para ajudar.

Em uma estratégia digital o ideal é não depender apenas dos marketplaces de pedidos como Rappi, Ifood e Uber Eats. Nós sabemos os benefícios que esses aplicativos podem trazer dentro do seu negócio e é mais do que obrigatório adaptar os seus processos à eles. Porém, há muito mais que você, como empresário, possa fazer dentro do ambiente online e com as nossas dicas tudo ficará ainda mais fácil.

Você também pode conferir outras postagens da nossa webserie como dicas de como contratar um motoboy e como inovar da maneira correta no delivery.

Conforme o delivery vai se consolidando, é importante que o restaurante consiga criar formas novas de falar com os clientes e, principalmente, fortalecer a relação com eles. Uma dessas maneiras é o Instagram, a maior rede social do Brasil e mandatória em seu processo virtual. Confira mais nesta postagem.

Qual a razão de escolher o Instagram?

No ano de 2019 o site Statista realizou uma pesquisa que quantificava o número de usuários no Instagram. O número impressiona, pois 66 milhões de brasileiros já estão conectados na rede social. A partir disso, as empresas percebem que a plataforma é uma ótima maneira de divulgar o negócio.

Assim, a utilização de Instagram para restaurante tem se mostrado uma excelente ferramenta de marketing digital para esse tipo de empreendimento e também indispensável no seu projeto.

Inspire-se em referências.

Siga perfis relevantes no seu setor de atuação e nicho do ramo alimentícios e confira o que estão produzindo de conteúdo dentro das redes sociais. Essa dica serve tanto para negócios locais como para restaurantes famosos no Brasil e no mundo.

Esteja sempre acompanhando a rotina de postagens dos seus concorrentes, negócios que você se identifica, grandes marcas, grandes influenciadores da sua cidade e do Brasil. Estando atento nos conteúdos virais e nas dicas que eles deixam para nos inspirar em produção de conteúdo.

Tenha personalidade, seja autêntico.

Nunca copie um conteúdo de algum perfil que você se inspirou pois referências como base de criação não podem significar cópias. Utilize os conteúdos para ter como base e como norte de produção pois o próprio algoritmo da plataforma conseguirá ler a sua postagem como uma cópia e prejudicar a entrega para os seus seguidores.

Fale sobre o seu processo, a sua rotina, as pessoas que trabalham com você, seu ambiente de atuação, seu nicho de mercado, cardápio, novidades, promoções, entre outros assuntos que são totalmente individuais.

Entregue conteúdo para o seu público-alvo.

Conhecer as pessoas as quais você está se comunicando é o primeiro passo para tornar sua página interessante de ser seguida. Fique atento ao perfil de pessoas que seguem sua página e páginas semelhantes a sua. Dados como idade, poder aquisitivo, gênero, estilo de vida, entre outras informações, podem te ajudar a direcionar seu conteúdo e se comunicar de forma mais efetiva com seu público.

Além disso, interaja com os seus seguidores! Faça enquetes, responda os comentários, peça contribuições e opiniões sobre o seu produto e seu atendimento. Assim você terá uma boa noção sobre quem são as pessoas que acompanham seu negócio, podendo falar diretamente com elas e fazer com que as mesmas se sintam acolhidas e valorizadas pelo seu restaurante.

Ofereça conteúdo de valor para o cliente

Uma ótima forma de atrair pessoas interessadas em sua página é oferecer conteúdo original e informações úteis. Receitas, curiosidades, textos sobre a história do restaurante ou do tipo de cozinha que o restaurante trabalha são uma ótima pedida.

Trazer informações às pessoas fará com que elas dêem valor a sua página e compartilhem seu conteúdo com amigos e conhecidos, atraindo mais seguidores. Dessa forma, essa é uma estratégia muito eficaz de tráfego orgânico, visto que as pessoas naturalmente encontram a sua página em busca de conteúdo e, por consequência, acabam conhecendo o seu produto.

O Marketing do restaurante é uma das coisas mais importantes para o negócio conseguir uma rentabilidade otimizada e sabendo da importância do delivery, nós desenvolvemos um ebook focado em dicas para delivery, conheça nosso [EBOOK GRATUITO] O SEGREDO DO DELIVERY – DO ZERO AO SUCESSO DO SEU NEGÓCIO.

Dê atenção a escolha das fotos

Uma boa imagem é um item valiosíssimo em uma boa postagem. Geralmente é a primeira coisa que a pessoa vê e o que faz ela parar de rolar o seu feed para prestar atenção ao seu conteúdo. 

Sendo assim, atente-se à iluminação e ao ambiente a ser mostrado, além de preparar as fotos para restaurante ressaltando os itens que chamarão a atenção, tais como um bom vinho ou um prato com uma ótima apresentação.

Uma imagem bem feita pode fazer uma diferença substancial sobre o julgamento do seu produto e a decisão de se tornar seu cliente em detrimento à concorrência. Além disso, a imagem faz com que os clientes conheçam seu cardápio, permitindo que já tenham uma boa ideia sobre o tipo de refeição que o seu restaurante oferece, de modo que quando estiverem em busca de algo parecido se lembrem do seu estabelecimento.

Nós do Blog BOM SABOR preparamos 13 ideias de marketing para o seu restaurante, bar ou lanchonete se destacar entre a concorrência. Confira nossa postagem especial sobre o assunto!

Descubra os benefícios das Hashtags

Aproveite ao máximo o recurso de hashtags do Instagram! As hashtags são uma forma de categorizar conteúdo. Hoje em dia, há muitas hashtags extremamente populares e indicadas para diversos tipos de público. Procurar pelas mais utilizadas para o seu tipo de conteúdo é uma decisão muito inteligente, pois cria um novo canal para que as pessoas que se interessam por conteúdos relacionados ao que você oferece cheguem até a sua postagem.

É indispensável fazer uma breve pesquisa sobre quais as hashtags mais utilizadas em páginas que têm muitos seguidores e estão relacionadas a temas pertinentes ao seu negócio. O instagram permite aos usuários seguirem hashtags específicas, o que pode alavancar as visitas a sua página, mesmo que essas pessoas não a sigam.

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