O ketchup à base de tomate foi inventado em 1812, na Filadélfia, pelo cientista e horticultor James Mease. Sua receita levava polpa de tomate, conhaque e algumas especiarias e nós degustamos 11 ketchups para entender a qualidade e as diferenças dos ketchups.
Um bom ketchup precisa ter sabor e aroma de tomate e uma leve acidez. O Bom Gourmet chamou um chef que entende de molho agridoce para uma degustação às cegas de marcas industrializadas.
Ketchup comprado no supermercado é tudo igual? O mais caro é sempre o melhor? Para responder a estas perguntas, o Bom Gourmet convidou o chef Thom McDougall, do restaurante Lagundri, para provar 11 marcas de ketchup tradicional facilmente encontradas em duas redes de supermercado de Curitiba.
Participaram da prova o editor de conteúdo digital do Bom Gourmet, Gilson Garrett Jr., e a repórter Flávia Schiochet da Gazeta do Povo.
Degustação às cegas
A degustação foi às cegas e cada um dos recipientes foi numerado de 1 a 11 e provados mais de uma vez. Foram avaliadas as características de textura, cor, aroma e sabor. “Um bom ketchup deve ter aroma e sabor de tomate, além de seus temperos. A consistência tem um melhor aspecto se tiver pouco espessante. Inclusive, o uso de espessantes é para evitar de reduzir o líquido dos tomates e manter o volume.
A cor, infelizmente, é quase padronizada atualmente, porque muitas marcas usam corante”, comenta o chef. Dentre os preferidos da equipe ficaram o Salsaretti (R$ 9,49, 380 g), o Qualitá (R$ 4,65, 390 g) e o Mutti (R$ 8,99, 340 g), importado da Itália.
Quando prepara o próprio molho, o chef Thom usa bastante cebola, salsão, gengibre e especiarias e os tomates reduzem mais que a metade. Tradicionalmente feito com tomate e vinagre, em sua origem, o ketchup era um condimento avinagrado feito de peixe, levado por marinheiros ingleses da China para a Europa no século 17.
O molho caiu no gosto da população e foi adaptada – é possível encontrar ketchups de cogumelos e de frutas também. A inclusão de tomates é dos norte-americanos e esta versão ganhou o mundo.
Marcas e características
Veja quais são as principais características dos molhos provados
1. Heinz: A textura é uniforme e mais líquida, com aroma ácido, que aparece também no sabor. A doçura é bem presente e sente-se pouco o tomate. R$ 9,69 (397 g) no Pão de Açúcar.
2 – Casino, importado da Turquia: Com textura uniforme gelatinosa para líquida, o ketchup tem aroma de polpa de tomate, com leve acidez. O sabor é levemente ácido, com um pouco de tomate e doce. R$ 11,90 (560 g) no Pão de Açúcar.
3. Salsaretti: Consistência que lembra extrato de tomate, com pedacinhos. A cor é mais escura e o aroma, suave, lembrando frutas secas. O sabor tem acidez e doçura bem leves.R$ 9,49 (380 g) no Pão de Açúcar. 4 – Qualitá: A textura é mais grossa, lembrando polpa de tomate. O primeiro aroma é de alho e ervas. Na boca, leve picância, com presença de ervas, alho e manjericão. R$ 4,65 (390 g) no Pão de Açúcar.
5 – Hunt’s, importado dos EUA: O ketchup é liso, mais líquido, e tem uma coloração que puxa para o alaranjado. A acidez marca tanto o aroma quanto o sabor, com pouca doçura e pouco sabor de tomate. R$ 9,15 (383 g) no Pão de Açúcar.
6 – Hellmann’s: A consistência é gelatinosa para firme. O aroma lembra aromatizantes e não a fruta, e o sabor tem um pouco de especiaria e acidez pronunciada. R$ 5,49 (178 g) no Angeloni. 7 – Etti: A textura grossa e uniforme lembra mousse. Sente-se o aroma de tomate leve e um pouco de especiaria. O sabor é levemente picante, com doçura, pouca acidez e pouco tomate, lembrando ketchups mais clássicos. R$ 4,99 (380 g) no Angeloni.
8 – Hemmer: A textura é de polpa firme de tomate. Aroma leve de tomate e muito doce, com uma nota picante e pouco sabor de tomate. R$ 5,25 (310 g) no Angeloni.
9 – Dom Fiorelo: A característica que chama a atenção é a cor vermelha rosada e a textura gelatinosa líquida. O aroma lembra vinagre e o sabor é artificial, com doçura extrema e pouco sabor de tomate. R$ 3,79 (200 g) no Angeloni.
10 – Arisco: Gelatinoso para líquido, com textura lisa e aroma de uva e frutas, com dulçor. O sabor é frutado, com acidez e doçura presentes. R$ 6,39 (390 g) no Angeloni.
11 – Mutti, importado da Itália: A textura é de polpa de tomate mais líquida e aerada. Com aroma de tomate, lembra picles e conservas. O sabor tem picância pronunciada e acidez leve, com especiarias e ervas presentes. R$ 8,99 (340 g) no Angeloni.
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Importância de Sachês no seu negócio
Com o passar dos anos, aumentou a presença de sachês para restaurantes. Geralmente usados para oferecer alimentos, condimentos e até produtos de higiene, os sachês possuem baixo custo de distribuição e são uma maneira simples e eficiente de fornecer esses itens com segurança.
Isso porque os sachês individuais garantem que não haverá proliferação de bactérias, o que assegura ao restaurante menor risco de contaminação. Desde 2013, o uso de bisnagas com alimentos está proibido em bares e restaurantes de diversas regiões do país, já que o fácil contato com bactérias e fungos pode causar diferentes problemas de saúde para os consumidores. Nesse sentido, a PL 3.484-C/2000 orienta os estabelecimentos a adotarem o uso de sachês, além da prática ser também recomendada pela Vigilância Sanitária.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que há muitas vantagens de usar essas embalagens. Sendo assim, nós desenvolvemos um artigo especial que conta 5 motivos para o seu restaurante utilizar sachês.
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As embalagens, por menores que sejam, são itens muito importantes para a sua empresa e para o seu consumidor, pois elas ajudam a fixar a marca e ainda proporcionar novas experiências de serviços e compras.
Saber e usar os benefícios do uso de sachês personalizados permite à empresa traçar as melhores estratégias para oferecer a melhor impressão ao cliente final.
Um simples sachê personalizado também pode mudar a percepção do cliente com relação ao seu estabelecimento, e melhorar sua apresentação, o que agrega mais valor ao seu produto ou serviço.
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Vantagens para restaurantes
Além de todos esses motivos, ainda podemos dizer que existem muitas outras vantagens para utilizar o sachê para restaurantes. Eles são embalados e fechados de maneira a ficarem protegidos contra contaminações externas e, se fechados adequadamente, podem ficar expostos à temperatura ambiente sem precisarem de um armazenamento especial.
Isso passa ao seu consumidor mais segurança, já que esses alimentos não precisam ser manuseados por funcionários. Essa praticidade ainda reduz o risco de contaminação. Além de todos esses benefícios, o sachê ainda garante que você não enfrente problemas com a vigilância sanitária, já que o seu estabelecimento estará seguindo a lei.
Além disso, as embalagens de sachê são facilmente encontradas, já que podem ser produzidas por produtores de pequeno e grande porte.
Nos dias de hoje, o maquinário para envase de produtos em sachês encontra-se muito mais acessível de acordo com a necessidade do produtor. Por isso, incluir os sachês em seu bar ou restaurante é uma forma de economia e crescimento para o seu estabelecimento.
Por menores que sejam as embalagens de sachês para restaurante, elas são indispensáveis para o seu estabelecimento e para o seu cliente, pois ajudam a entregar a melhor refeição com o melhor atendimento e mais alta qualidade.
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