5 práticas para armazenamento de alimentos no Food Service

Falando sobre Food Service, quem nunca teve um mal-estar logo após ingerir algum alimento que possivelmente estava vencido ou com condições inadequadas de consumo?

Saiba que isso é algo que pode e deve ser evitado, e a sua empresa precisa se destacar da concorrência. Para isso, você deve oferecer um Food Service de ótima qualidade.

Para ter sucesso no seu empreendimento, assim como inovação na hotelaria e no setor alimentício, acompanhe as dicas para armazenar os alimentos e, com isso, evite a insatisfação da clientela com relação aos seus serviços.

Os alimentos e a saúde humana

Atualmente, a preocupação com a segurança dos alimentos consumidos é crescente. Afinal, o que comemos definirá a nossa qualidade de vida.

Você sabia que existem Doenças Transmitidas pelo Alimento (DTA)? Então pensar na qualidade alimentícia é de suma importância para o seu empreendimento, pois você não quer que o seu restaurante tenha uma avaliação ruim ou que vire notícia nos meios de comunicação pela falta de cuidados e de higiene, não é mesmo?

A segurança alimentar envolve toda a cadeia produtiva e você que trabalha no ramo da alimentação – seja em restaurantes ou em hotéis e pousadas – precisa estar atento aos cuidados com o armazenamento dos alimentos e a sua respectiva segurança.

Antes de tudo, fique de olho na legislação

Em primeiro lugar você precisa estar ciente de que existem normas acerca da higiene e da segurança dos alimentos. Uma delas é a Resolução nº 216 da ANVISA, de 2004, a qual tem como objetivo: “Estabelecer procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado”.

Nesse sentido, é fundamental que você fique atento às medidas de segurança e de higiene estabelecidas pelas leis para garantir não só a qualidade dos alimentos, mas também evitar o prejuízo decorrente de perdas e multas.

A conservação correta dos alimentos no Food Service é essencial para evitar a sua contaminação e a sua equipe precisa estar comprometida com esse propósito.

Então, invista na capacitação de seus funcionários e aproveite para divulgar nas redes sociais e no seu blog que o seu negócio tem profissionais capacitados e segue todas as recomendações de higiene e de segurança na preparação dos alimentos.

Quer saber mais sobre higiene e segurança no setor alimentício? Clique aqui

Dicas práticas para o armazenamento dos alimentos

Um armazenamento correto previne complicações, como contaminação dos alimentos por fungos e bactérias e doenças oriundas dessa contaminação. Confira as dicas a seguir.

Higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios

Conforme a Resolução nº 216 da ANVISA, de 2004, instalações, equipamentos, móveis e utensílios devem ser mantidos em condições higiênico-sanitárias apropriadas. As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com frequência para garantir a manutenção dessas condições e minimizar o risco de contaminação do alimento. 

É bom ressaltar que a higienização abrange duas etapas: limpeza e desinfecção

Sendo assim, mantenha o seu ambiente de estoque e todo o estabelecimento sempre limpos, visto que isso também contribui para atrair os clientes. 

Cuidado com as pragas urbanas

A Resolução nº 216 da ANVISA, de 2004, define o controle integrado de vetores e pragas urbanas da seguinte forma: “[…] sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a qualidade higiênico-sanitária do alimento.”

Insetos e roedores sempre procuram por alimentos e abrigo, por isso tome cuidado com o lixo acumulado, restos de comidas e produtos fora da validade.

Vale lembrar que existem outros agentes que podem contaminar os alimentos e podem ser de três origens: 

  • biológica;
  • química; e
  • física.

Um restaurante sem condições mínimas de higiene pode ser multado e processado. Logo, contrate uma empresa especializada para fazer a dedetização do seu restaurante, hotel ou pousada e lembre-se que todo cuidado é pouco.

Higiene pessoal

Assim como o ambiente de trabalho precisa de uma atenção específica com a limpeza, seus funcionários também necessitam de cuidados especiais. Todos devem ficar atentos aos procedimentos de higiene.

Estimule-os a usarem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados a cada função, mesmo que seja uma simples touca descartável para os cabelos, máscara e luvas, além de evitarem o uso de acessórios e ornamentos que podem contaminar os alimentos e, até mesmo, expô-los a riscos.

Você como proprietário ou gerente fique de olho na saúde de seus funcionários e reforce sempre as boas práticas de higiene na manipulação dos alimentos.

Isso também é válido para a clientela: tenha banheiros sempre limpos e ofereça sabonetes e álcool em gel para a higienização das mãos.

Temperatura ideal

Você precisa considerar a embalagem ideal para cada tipo de alimento, além do equipamento utilizado (refrigerador, câmara fria, freezer, entre outros). Dê preferência às embalagens transparentes e com boa vedação para evitar o “abre e fecha” toda vez que for verificar o seu conteúdo. 

Fique atento à manutenção de seus equipamentos e monitore sempre a temperatura indicada para cada alimento.

Atenção aos produtos que não necessitam de refrigeração (como os enlatados, arroz, feijão e macarrão), pois devem ficar abrigados fora do alcance da radiação solar, mofos e umidade. Utilize armários e fique de olho na data de validade dos produtos.

Manipulação correta dos alimentos

Essa fase inclui desde a compra dos alimentos até o consumo deles. Cuidados simples fazem a diferença em qualquer etapa.

Durante a compra verifique a data de validade do produto e tenha atenção especial àqueles que são perecíveis, in natura e semi-preparados.

Reforce todas as medidas de higienização na manipulação dos alimentos para que a sua equipe fique preparada para o trabalho. 

Não economize no fornecimento de EPIs para sua equipe e produtos para higienização das mãos.

Uma última dica

Se você deseja inovar, assim como muitos hotéis pelo mundo, e não ficar para trás nas tendências do Food Service, então é necessário aderir ao uso dos sachês alimentícios que trazem muitas vantagens como:

  • mais higiene;
  • descarte imediato da embalagem; 
  • fácil utilização;
  • facilidade de armazenamento e manipulação;
  • economia e menos desperdício;
  • segurança contra contaminações; e
  • prazo de validade impresso na embalagem.

Concluindo…

As boas práticas para armazenamento de alimentos no Food Service não são opcionais, ou seja, são uma exigência das leis brasileiras, assim como de outros países.

Entretanto, mais importante que a obrigatoriedade imposta pela legislação, é a satisfação e a segurança do seu cliente. 

Pense nisso e invista na qualidade e na criatividade na hotelaria e no setor alimentício com as nossas dicas. Você pode encontrar mais assuntos em nossa categoria de FoodService e Hotelaria.

Saiba também sobre as redes sociais e suas vantagens no mercado hoteleiro e todos os gatilhos mentais que te ajudam a fechar mais reservas e manter o seu hotel sempre lotado.

Gostou? Então nos siga no Instagram e nos diga quais os erros você não comete no seu hotel!

Referência

BRASIL. Ministério da Saúde. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília, 2004.

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.