Higiene e segurança: prioridades no setor alimentício

Se a higiene já era algo de suma necessidade antes da pandemia causada pela Covid-19, agora então ela é ainda mais necessária. A segurança no food service deve ser algo minucioso, já que é preciso atenção máximo com relação à higiene e segurança no mercado de comida.

Afinal, mesmo com muitos estabelecimentos alimentícios voltando às suas rotinas normais, a segurança contra a Covid-19 em restaurantes e a higiene no ambiente de alimentação precisam andar lado a lado para garantir o cuidado, a tranquilidade e o alívio dos consumidores.

A importância da higiene e segurança no mercado de comida

Seja para quem tem um restaurante ou uma loja de alimentos naturais, a necessidade de cuidar bem dos alimentos e proporcionar o ambiente adequado é fundamental.

Em geral, um dos maiores riscos relacionados à saúde está, de fato, nos alimentos mal cuidados.

Dessa maneira, o que antes já era motivo de extrema higiene e atenção, agora, está mais ainda. O motivo é que os alimentos não higienizados, além de serem uma porta de entrada para Covid-19, também podem causar uma série de problemas como, por exemplo:

  • Má digestão;
  • Infecções;
  • Alergias.

Por isso, não somente ter uma estrutura favorável, mas também saber como guardar os alimentos e proporcionar um ambiente agradável é fundamental na hora de ter um espaço seguro para que os seus clientes possam entrar e consumir com tranquilidade e, principalmente, confiança.

Como manter o local de trabalho com segurança no food service?

A higiene no ambiente de alimentação é crucial para a segurança como um todo. Porém, muitas pessoas apresentam dificuldade em ter clareza na hora de cuidar do ambiente.

Dessa maneira, é imprescindível manter o local de trabalho limpo e organizado, sempre observando se o piso e as paredes não possuem rachaduras, fazendo limpezas no fim do expediente, conferindo se está tudo ok com a rede de esgoto, etc.

Contudo, também é de alta necessidade lavar as mãos antes e após manusear os alimentos.

Além disso, eles devem ser muito bem lavados e, quando necessário, cozidos em temperaturas que atinjam, no mínimo, 70 ºC.

Segurança Covid-19 em restaurantes

Para evitar o contágio de Covid-19 em restaurantes, procure sempre disponibilizar álcool gel e manter as mesas e assentos dentro da distância recomendada. Ademais, uma das melhores dicas de segurança no Food Service é sempre optar por estratégias como:

  • Pedir por aplicativo e retirar no balcão;
  • Pedidos através de QR Code;
  • Controle de quem entra e quem sai;
  • Limpar o caixa, a mesa e demais partes com álcool.

O controle e a atenção para garantir que todos os procedimentos estão sendo seguidos da forma correta são essenciais para ter certeza de que não haverá nenhum maior risco de contágio, bem como outros problemas relacionados à alimentação. 

Nós preparamos um artigo super interessante sobre esse tema que são as 5 dicas para o seu restaurante retornar as atividades com total segurança no Covid19. 

Mais do que importante!

Sem dúvidas, garantir a higiene e segurança no mercado de comida é algo muito importante e que jamais deve ser deixado de lado, principalmente nos dias de hoje. Concorda com a higiene no ambiente de alimentação? Então nos siga nas redes sociais e inscreva-se em nossa newsletter do Blog para mais interações!

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.