Dicas Dicas de Negócios Matérias Notícias

Descubra como montar um delivery de sucesso

Com o novo cenário mundial, onde o isolamento social foi necessário para conter a pandemia Covid-19, as pessoas mudaram a sua forma de consumo. Com isso, o sistema de delivery tem ganhado cada vez mais espaço no mercado gastronômico. Além disso, deixou de ser algo específico para comidas rápidas como, por exemplo, hambúrgueres, e deu espaço para outros tipos de refeições.

Esse tipo de negócio chegou para levar mais praticidade e comodidade para aqueles que possuem uma vida mais agitada. Sendo assim, é um sistema que vem atendendo as expectativas dos consumidores por oferecer um serviço de qualidade.

Você já tem o seu negócio e agora precisa adaptá-lo para o delivery? Ou quer iniciar o seu? Preparamos este post para te mostrar como montar um delivery de sucesso. Portanto, continue acompanhando e saiba todos os cuidados que precisa ter com esse tipo de modalidade de serviço. Boa leitura!

Afinal, como montar um delivery de sucesso?

O empreendedor que deseja montar um delivery precisa ter a consciência que é necessário se planejar. Afinal, é preciso oferecer ao cliente uma boa experiência de compra e isso envolve vários fatores.

Se você já possui um estabelecimento físico gastronômico, veja abaixo algumas dicas de como ampliar seu restaurante também em delivery:

  • Faça um planejamento antes de iniciar nessa área, identificando todas as oportunidades, o tipo de público, sua área de abrangência e a forma de atuação;
  • É preciso ter segurança em relação aos alimentos, desde o processo de preparo até a entrega. O setor de alimentação exige que se tenha bastante higiene e qualidade. Por isso, atente-se à data de vencimento de todos os produtos, apresentação do alimento e embalagem;
  • Um bom delivery deve ser bom e rápido, mas com um bom atendimento. Portanto, dê todas as informações que o cliente precisa como cardápio, preços, condições de pagamento e o tempo de entrega. Manter um cadastro de clientes também é algo importante, pois assim ele já é identificado nos próximos contatos;
  • O processo de produção deve ser acompanhado de perto para que o pedido não atrase;
  • Faça a entrega de modo higiênico, com itens descartáveis como pratos, molhos, guardanapos, lenço com álcool 70% e talheres. Inclusive, a Bom Sabor é especialista em sachês em geral, vale a pena conhecer, pois o serviço pode agregar ao seu negócio;
  • A entrega pode ser terceirizada pelos aplicativos como, por exemplo, Uber Eats ou iFood. Porém, é preciso que você se atente às normas, custos e legislações;
  • Além disso, use as mídias sociais para divulgar o seu negócio, afinal, quem é visto é lembrado.

Além de todas essas dicas, é importante você saber calcular a entrega para não ter prejuízos. Quando você contrata um aplicativo, o cálculo é feito por eles. Mas caso seja um motoboy do seu delivery, é necessário que você saiba fazer esse cálculo.

Uma forma simples de você fazer esse cálculo é usando o Google Maps para verificar a distância que será percorrida pelo entregador. Portanto, defina o local de saída e de chegada para fazer essa conta.

Há também o delivery que oferece a cortesia de entrega grátis para os clientes. Normalmente, ela é feita quando o consumidor mora próximo ao local onde funciona o seu negócio.

Normas para abrir um delivery.

Quando se pensa em abrir um delivery, é necessário atentar-se às normas para que o estabelecimento fique registrado corretamente. O alvará de funcionamento é liberado pela Prefeitura local, sendo o mesmo para lanchonetes, deliverys, pizzarias, restaurantes e afins. Portanto, se você já tem um restaurante físico, por exemplo, o mesmo alvará serve para o delivery. Mas se irá iniciar o negócio do zero, é importante tirar toda a documentação e se informar melhor na prefeitura do seu município. 

Antes deste alvará ser emitido, é feita uma inspeção no local para avaliar as condições. Primeiramente será liberado um documento provisório, que será válido por 180 dias. Após esse prazo é necessário retirar o alvará definitivo de delivery, em alguns casos o provisório vira definitivo automaticamente. Mas as condições para tirar esse documento variam de acordo com cada Prefeitura.

A diferença para fazer sucesso com o seu delivery.

Em momentos de pandemia e alerta para segurança na saúde, é extremamente importante que um delivery de comida esteja atento a isso. O cuidado com o seu cliente e colaboradores neste momento será um diferencial para a sua marca.

Além de um atendimento de qualidade, que é primordial, pois a partir daí você fideliza o seu consumidor, que tal oferecer algo a mais para o seu cliente? Sair da caixa e usar a criatividade nesse momento é essencial!

Veja algumas dicas que você pode adotar em seu delivery:

  • Divulgue em suas redes sociais que o cliente tem direito a um brinde especial em qualquer pedido;
  • Mostre ao seu cliente que ele é especial, mandar mensagens de agradecimento junto com o pedido pode ser surpreendente;
  • Demonstre preocupação com a saúde do seu consumidor. Em momentos de pandemia, manter-se protegido é essencial, então, que tal enviar um sachê de lenço álcool 70% anexado junto ao pedido?
  • Envie uma sobremesa de presente: bombons, balas e outras delícias são uma boa pedida depois de uma bela refeição.

Agora que você já sabe como montar um delivery de sucesso, que tal colocar em prática todas as nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário em nossas redes sociais falando um pouquinho sobre a sua visão.

Sobre o autor

Bom Sabor