Conheça a diferença das manteigas

Hoje vamos falar da diferença das manteigas. Ela que está presente em muitas receitas e que traz cremosidade e muito sabor para todos os tipos de prato, dos doces aos salgados. Estamos falando das diferenças das manteigas!

Hoje vamos conhecer alguns tipos e as diferenças entre elas. Vamos lá? A manteiga é composta, basicamente, por gordura, água e lactose e, por isso, tem um alto teor de calorias e gorduras saturadas. Desta forma, independente de qual seja a sua escolha é importante consumir com moderação!

Ghee e Clarificada são a mesma coisa? 

Não! o processo é muito parecido e, de certa forma, a Ghee também é clarificada. mas há diferenças no processo de produção. Enquanto a clarificada é produzida apenas a partir da remoção – por aquecimento – de partes de água e componentes sólidos do leite, a ghee é fervida juntamente a estes componentes do leite por um longo tempo. O resultado? Uma caramelização que dá cor, aroma e sabor acastanhado a ela. Isso faz com que a ghee ganhe um sabor mais forte e concentrado, lembrando muito amêndoas também no aroma.

Manteiga de garrafa 

A nossa queridinha nacional se difere das outras por sua técnica de preparo. Aqui a nata do leite é cozida até que não reste mais água, apenas gorduras e substâncias sólidas do leite, o que confere a ela um sabor característico e muito apreciado por nós aqui do Ferramentas Gourmet!

Você provavelmente já notou que algumas manteigas vêm com a identificação na embalagem de “Extra”, e outras descritas como “de Primeira Qualidade”. Também deve ter percebido que há uma certa diferença no preço destas manteigas. Neste artigo te explicaremos porque a Manteiga Extra é considerada de melhor qualidade, e qual é a real diferença entre ambas.

Diferença das Manteigas

São regulados por legislações e regulamentos técnicos brasileiros, que separam as manteigas em 2 tipos:

  • Manteiga Extra: É a manteiga com mais gordura (83% ou mais), menor acidez (3 ou menos), e menos sal (2% ou menos). Além disso, ela não pode ter a adição de corantes, mesmo que naturais.
  • Manteiga de Primeira Qualidade: É a manteiga com menos gordura (80% ou mais), mais acidez que a extra (8 ou menos), pode levar mais sal que a extra (2,5% ou menos). Essa manteiga pode receber a adição de algum corante natural, como o urucum (colorau).

Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade

Portanto, a Manteiga Extra é considerada melhor para a panificação e a cozinha em geral, mas a Manteiga de Primeira Qualidade já é um produto de boa qualidade, que pode ser usado para fins diversos.

Cuidado! Há uma mistura de manteiga e margarina que é descrita como “Extra cremosa”. Esse tipo de produto é uma versão barateada da manteiga, pois usa gordura vegetal, e não tem nada a ver com a manteiga extra!

Você pode gostar de outras postagens sobre manteiga e margarinas: Conheça a história a origem e como surgiu a manteiga.

Como é feita a manteiga?

A manteiga deve ser necessariamente feita somente a partir do leite, ao contrário das margarinas, onde predomina a gordura vegetal (de soja, milho, ou outro).

O processo de fabricação consiste em bater o creme de leite (nata) do leite, até que a gordura se junte e se aglomere, separando uma parte líquida com pouca gordura chamada “leitelho”, ou “buttermilk”. Ao separar o líquido do pastoso, obtemos a manteiga. O sal é adicionado ao final do processo, caso desejado.

Gostou de conhecer nossas dicas sobre a diferença das manteigas? Então, continue lendo os nossos artigos aqui no blog da Bom Sabor e também nos siga no Instagram para novidades.

Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade, Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade, Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade, Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade, Conheça a diferença da manteiga Extra e Manteiga de Primeira Qualidade

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *