Desde a criação de conteúdo viral até o trabalho com influenciadores, o TikTok pode inspirar o sucesso na moderna indústria de restaurantes. Hoje a rede é alimentada por vídeos e muita gente pensa que é apenas um aplicativo de dancinhas e humor.
Nós estamos aqui para falar que DEFINITIVAMENTE NÃO! É uma ferramenta de criação de conteúdo que prioriza, através do seu algoritmo, uma mensagem clara de pesquisa e não por afinidade de influência. Isso significa que você, pequeno empreendedor, pode viralizar por lá de uma maneira muuuuuito mais fácil, se a sua mensagem for criativa e original.
Na postagem de hoje você irá encontrar algumas dicas de como usar o TikTok para aumentar as suas vendas nos restaurantes mas antes de tudo você precisa entender como a plataforma funciona.
Como funciona o aplicativo?
Um aplicativo alimentado por vídeos que prioriza a originalidade do conteúdo e o quanto você consegue reter a atenção do usuário. É como qualquer outra plataforma de mídia social, exceto por um detalhe gigantesco: É EXTREMAMENTE popular com a Geração Z, a geração mais nova atualmente com idades entre seis e 24 anos.
Quem entra por lá, em um primeiro momento, acha tudo muito complicado. Porém, nós garantimos que muito consumo de conteúdo TikToker faz com que você se torne um usuário profissional.
Os usuários do TikTok também podem navegar e interagir com o conteúdo de outros criadores, todos cobrindo uma ampla variedade de tópicos, incluindo músicas e estilos populares. Os vídeos são agrupados por hashtags, geralmente correspondendo a memes ou desafios (exemplo: #FoodPorn).
Em seu primeiro acesso, no momento do cadastro, você consegue selecionar os assuntos que mais lhe agrada e a nossa dica para as hashtags de pesquisa são #food, #foodporn, #restaurantes, #comida e #yummy.
Mas talvez o mais importante, o Tiktok é um aplicativo voltado para dispositivos móveis cujo objetivo é focar na autenticidade e na criatividade, em vez de uma experiência vendedora.
Como ter sucesso na rede?
Quem entrar lá agora é como se tivesse entrando no Instagram há 5 anos: Pouca gente do seu nicho, sem anúncios, mas uma probabilidade de crescimento enorme.
Ah e as hashtags por lá são determinantes. É o melhor jeito de ser encontrado e o TikTok sugerir o seu conteúdo a outras pessoas. Pesquisa bastante os concorrentes que já estão por lá e aprenda a produzir um bom vídeo consumindo a plataforma diariamente.
Como o TikTok segue o princípio do algoritmo criativo através de vídeo, ela segue as dicas das outras redes também. Interação original e criativa, colocando a sua mensagem de forma única.
- Tenha referências de sucesso dentro do seu nicho de mercado.
- Seja único e original no seu conteúdo.
- Teste constantemente a sua audiência de diversas maneiras.
- Crie conteúdo constantemente, disciplina nas postagens.
- Paciência e bastante estudo.
Como os restaurantes podem usar o TikTok?
Nos dias de hoje qualquer restaurante pode abrir uma conta e iniciar o processo de crescimento da marca dentro do aplicativo. Nem precisa ser em escala nacional! O simples fato de aumentar a conscientização entre os clientes dentro de uma nova rede social, tem o potencial de levar você a conquistar novos clientes.
Em primeiro lugar, você deve criar seu próprio canal, a etapa mais básica do processo pode acabar sendo o maior salto para alguns restaurantes. Se você é dono de restaurante, chef ou gerente, pode não saber nada sobre o TikTok. Então, considere sua equipe e caso não tenha uma equipe de marketing, pergunte qual colaborador tem facilidade com a plataforma.
Consuma conteúdo sobre restaurantes dentro da plataforma o máximo possível. Ter uma conta TikTok bem sucedida significa envolver ativamente clientes em potencial, postando conteúdo divertido e criativo.
Assim que estiver pronto, é hora de começar a pensar sobre os tipos de conteúdo que deseja compartilhar. Nós separamos uma pequena lista de conteúdos que podem funcionar dentro do seu nicho.
- Vídeo de bastidores mostrando detalhes do restaurante.
- Introdução a equipe enquanto eles trabalham no negócio.
- Demonstração de receitas com cortes dinâmicos e o resultado final bem trabalhado.
- Crie um desafio do seu restaurante pelo uso de #Hashtag, alguns exemplos são LidFlip e #Boorito, ambos lançados pela Chipotle, #WhopperDance da Burger King e #SyrupTurnUp da IHOP.
Há também uma maneira menos não orgânica de construir uma sequência no TikTok: comprando espaço de anúncio. O aplicativo oferece vários tipos diferentes de anúncios, como anúncios de feed que aparecem entre postagens regulares (semelhantes aos anúncios em Histórias do Instagram), desafios de hashtag de marca e aquisições de marca.
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