Stop Food Waste Day já ocorre em mais de 30 países e tem como objetivo educar e engajar para a mudança em relação ao desperdício de alimentos. Em sua terceira edição no Brasil, o movimento Stop Food Waste Day, campanha internacional contra o desperdício de alimentos, teve o seu dia D em 28 de abril.
O movimento une forças com iniciativas que serão realizadas em mais de 30 países.
Além do Brasil, participaram Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, entre outros. O objetivo principal foi educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta.
No Brasil, o movimento contra o desperdício de alimentos ocorre por meio da GRSA|Compass, empresa responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia em todo o País.
Para celebrar o Dia D, o movimento apresentou o “Festival Consumo Consciente”: semeando bons hábitos, uma Live que contará com uma série de atrações, com debates importantes sobre economia circular, Teaching & Kitchen, receitas apresentadas por Chefs e nutricionistas renomados e engajados na causa do desperdício, além de atrações musicais.
Além dessas ações, a GRSA|Compass lançou a campanha “Juntos Contra o Desperdício”, um conjunto de ações que integra o movimento global Stop Food Waste Day. Trata-se de uma mobilização com todos os stakeholders da GRSA|Compass para dar voz a esse importante debate.
A ação, que foi realizada durante abril, teve como finalidade incentivar funcionários e clientes a terem uma alimentação mais consciente, reduzindo o desperdício diário durante as refeições.
Entre os embaixadores que aderiram à campanha estão:
- Renato Caleffi, chef especialista em gastronomia orgânica e funcional e fundador do restaurante Le Manjue;
- Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional;
- Carina Müller, nutricionista funcional;
- Anna Elisa de Castro, chef Health fundadora da NOS Escola;
- Sabrina e Silva Jeha, sócias do viveiro de plantas medicinais e aromáticas Sabor de Fazenda;
“Nossa proposta é estimular a mudança de hábitos do consumidor. Mostrar formas de como aproveitar melhor os alimentos, como ter uma horta em casa e que planejar melhor as refeições e compras são atitudes simples do dia a dia que podem gerar um impacto muito positivo”, explica Mara Cristina Maran Baggio, nutricionista e gerente de Segurança e Qualidade da GRSA|Compass, para a Rede Food Service.
A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 nas operações do Grupo Compass. “Neste ano, com todos os indicadores sociais em alta disparada pela pandemia, o movimento Stop Food Waste Day se torna ainda mais relevante no que tange à conscientização da sociedade na mudança de hábitos alimentares para obtermos resultados concretos”, afirma o presidente da GRSA|Compass, Fernando Calamita.
O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam alimentos no dia a dia. De acordo com as pesquisas, os alimentos, como arroz e feijão (38%), carne bovina (20%) e frango (15%), são os mais desperdiçados nas refeições pelos brasileiros.
Sobre a Stop Food Waste Day Brasil
A campanha está em seu quarto ano em âmbito global e o terceiro no Brasil. Em 2019, mais de 40 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, promoveram ações com o objetivo de educar e potencializar a mudança em relação ao desperdício que impacta o mundo.
Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.
Site mundial: http://www.stopfoodwasteday.com & Site Brasil: http://www.stopfoodwasteday.com.br
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