Conheça os diferentes tipos de água!

Você sabia que existem diversos tipos de água no planeta? Sim! E cada uma tem uma peculiaridade com propriedades químicas diferentes uma das outras e hoje vamos falar um pouco sobre isso e deixar de lado as famosas utilizações que sempre pensamos para beber, tomar banho ou preparar nossos alimentos.

Nós podemos dividir a água em doce, salgada e salobre. Pelo lado doce a água apresenta pouca quantidade de cloreto de sódio (pouco sal), sendo assim, apesar do termo, devemos deixar claro que ela não apresenta açucar. Essa é a água mais utilizada pelo homem e encontra-se disponível em lagos e rios. Estima-se que ela represente apenas 2,5% do total de água do planeta.

A água salgada é rica em sais dissolvidos, principalmente o cloreto de sódio. Esse tipo de água é encontrado nos mares e oceanos e compõe cerca de 97,5% de todo o total de água existente na Terra. E há também a água salobra, que apresenta características intermediárias, ou seja, possui mais sais que a água doce e menos sais que a água salgada. Ela é comum em áreas onde o rio encontra o mar, tais como no mangue.

Dos diversos tipos de águas disponíveis na natureza, nenhum possui a mesma composição química de outro. Há uma classificação baseada nas características de sais dissolvidos no bem natural, ultrapassando a famosa fórmula composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio.

Está gostando da nossa série de curiosidades sobre tipos de água?

Confira também os diferentes tipos de sal e os benefícios do azeite.

As diferentes tipologias do recurso, de fato, variam de acordo com os elementos que o formam – algumas são próprias para consumo e outras prejudiciais à saúde humana. Confira os principais tipos de água e amplie seus conhecimentos sobre esse bem imprescindível para a vida no planeta!

Água Mineral

Pode ser definida como aquela que possui características físico-químicas que promovem benefícios aos seres humanos. Essas águas são mais enriquecidas em sais minerais quando comparadas às outras e são classificadas de acordo com a sua composição química, fonte e propriedades medicinais. Geralmente, esse tipo de água é potável.

As águas minerais estão no subsolo a grandes profundidades e sem a presença de poluição, sendo totalmente naturais e benéficas para o homem. O Estado de São Paulo possui uma região específica chamada Circuito das Águas, com várias cidades reconhecidas como as mais importantes na produção de água mineral no país.

Água Potável

O termo “potável” tem o significado de que é pura e destinada ao consumo humano. Para se encaixar nessa classificação, a água deve ser completamente transparente, sem cheiro, sem a presença de micróbios causadores de doenças e conter determinados sais minerais naturais.

Água de fonte

É a água subterrânea que aflora na superfície e contém substâncias minerais e gasosas dissolvidas. A depender do principal mineral dissolvido no recurso, pode ser sulforosa, acídula, alcalina, magnesiana, radioativa ou termal, dentre outros tipos. Tem propriedades medicinais.

Água salobra

De aparência turva, esse tipo de água é levemente salgado e é impróprio para consumo humano. As águas salobras são facilmente encontradas em regiões de mangues.

Água destilada

Com altas concentrações de hidrogênio e oxigênio, a água destilada é produzida de forma artificial em indústrias pelo processo de destilação. É destinada às baterias de automóveis ou utilizada como reagente.

Água salgada

São as águas dos oceanos e mares. Representam uma fonte importante de energia, emprego e alimento no Brasil, que possui uma extensa área costeira. Esse tipo do recurso contém uma grande proporção de sais, sendo o principal o cloreto de sódio (conhecido como sal de cozinha). Em países onde há a falta de água doce, é realizado um processo denominado de dessalinização da água do mar, tornando-a própria para o consumo.

E agora que você já sabe muuuuuito sobre água, quer aprender mais sobre Food Service, dicas de alimento e empreendedorismo no ramo hoteleiro? É super simples, basta nos seguir no Instagram e se inscrever em nossa newsletter do Blog parar eceber as melhores novidades do mês.

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.