9 dicas para o seu restaurante atender dentro dos novos protocolos de segurança.

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A segurança e higiene em restaurantes sempre foi um assunto muito importante a ser tratado. Especialmente depois da crise sanitária da Covid 19, essa pauta ficou ainda mais evidente, já que os cuidados pós pandemia se tornaram mais necessários para que a vida possa voltar ao normal, mas sem deixar de lado a segurança de todos.

Na maioria das cidades do país, os donos de bares, restaurantes, lanchonetes entre outros estabelecimentos relacionados ao ramo alimentício encontram-se muito entusiasmados com o retorno das atividades. É importante, desse modo, pensar que nada será como antes, pelo menos por um bom tempo, mas que com as novas normas para restaurantes é possível restabelecer e se adaptar à rotina aos poucos, afinal os negócios precisam continuar.

Pensando na importância da prevenção e cuidados pós pandemia nos restaurantes, nós elaboramos este post com 10 dicas para restaurantes seguirem suas atividades dentro dos protocolos de segurança, visto que nós também estamos animados com a ideia da volta do funcionamento dos estabelecimentos. Vamos às dicas!

1-   Atente-se às previsões de legislação

O primeiro passo na retomada das atividades é pensar que bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias, entre outros estabelecimentos alimentícios são segmentos de interesse da saúde, portanto a vigilância sempre estará mais rigorosa em relação a esses estabelecimentos, especialmente agora no período pós pandemia. 

Nesse sentido, as legislações da Vigilância Sanitária costumam ser bastante rigorosas. Portanto, a primeira orientação que damos nesse sentido é que você, como dono ou responsável pelo restaurante, esteja atento às exigências e regulações estabelecidas pela Vigilância Sanitária na sua cidade.

Mesmo que sejam detalhes pequenos, tenha certeza que eles serão primordiais para a fiscalização e, conhecendo-os, você fica em conformidade com as normas para restaurantes e evitará ser penalizado futuramente por qualquer descumprimento. 

2-  Oriente a sua equipe

O próximo passo depois de se informar sobre as normas que estão vigentes em seu município, é orientar a sua equipe sobre como serão os novos protocolos de segurança e higiene dentro do restaurante. Afinal, a sua equipe é a linha de frente do seu negócio, portanto eles orientarão o fluxo de trabalho e também os clientes sobre como devem ser os procedimentos de segurança durante o funcionamento do restaurante.

É importante promover reuniões e treinamentos para deixar claro como serão os protocolos de higiene e prevenção durante o funcionamento do estabelecimento e como a sua equipe deve se portar nesse período.

Esses treinamentos são necessários até mesmo para sanar quaisquer dúvidas que os funcionários possam ter em relação ao atendimento, até mesmo porque esse momento pós pandemia é inédito para todos. Logo, tendo uma equipe bem orientada, você terá um ambiente mais seguro para funcionários e clientes.

3-  Estimule reservas

Aglomerações continuam sendo um problema e o que devemos fazer nesse momento é continuar a evitá-las. Portanto, a dica para restaurantes nesse momento para não deixar nenhum cliente sem atendimento, mas também sem aglomerar, é estimular as reservas. Tendo esse controle de reservas, é possível organizar a quantidade de clientes que será atendida, evitando assim possíveis frustrações por parte deles, além de preservar a saúde de todos, evitando aglomerações e filas de espera.

4- Promova distância entre as mesas

Com as reversas, você terá praticamente 100% do controle dos clientes que atenderá durante o horário de funcionamento do restaurante, então aproveite essas informações para fazer a organização do salão da melhor forma, seguindo as normas de higiene para restaurantes.

Uma dica, nesse aspecto, é organizar as mesas de forma que se mantenha a distância de 1 metro entre as cadeiras de uma mesa para outra e 2 metros de distância entre uma mesa e outra. Obviamente você perderá espaço para atender os clientes, entretanto é uma exigência necessária e deve ser obrigatoriamente cumprida.

5-  Indique o uso de máscaras aos funcionários

Grande parte dos seus clientes não estarão utilizando máscaras enquanto estiverem consumindo no seu restaurante, pois não há mais obrigatoriedade dentro de bares e restaurantes.

Portanto, como forma de proteger os clientes e também a sua equipe de funcionários, é indispensável que você os orientem a permanecer utilizando máscaras durante todo o expediente, tanto no atendimento ao clientes, quanto na cozinha, durante a preparação dos pratos e manuseio de alimentos, assim como o uso de luvas também é indispensável.

6-  Disponibilize álcool gel

Disponibilizar álcool gel para os clientes é extremamente importante dentro do seu restaurante. Mas, mais do que disponibilizar o álcool 70%, é importante dispô-los em pontos estratégicos como na entrada e saída do estabelecimento, no caixa e próximo aos banheiros.

Outra dica é disponibilizar sachês de álcool 70% nas mesas e banheiros do restaurante. Os sachês, além de individuais, evitam o toque de muitas pessoas na mesma embalagem, e por serem descartáveis, evitam ainda que outras pessoas coloquem a mão num mesmo sachê que outro cliente já usou, minimizando qualquer contato.

7-  Disponibilize cardápios digitais

Os cardápios digitais são uma excelente alternativa para substituir os tradicionais cardápios dos restaurantes. Além de serem mais práticos, já que basta conectá-los no telefone dos clientes por meio do QR Code, é uma maneira de evitar que mais de um cliente e até mesmo funcionários toquem no mesmo cardápio seguidamente, diminuindo a chance de compartilhamento de utensílios por mais de uma pessoa no estabelecimento.

8- Promova limpeza durante a troca de clientes

Outra dica para restaurantes na prevenção pós pandemia é efetuar a limpeza de mesas e assentos com álcool 70% durante a troca de clientes das reservas. Essa é uma maneira de garantir que o próximo cliente que chegar se acomode em um local higienizado e mais seguro.

9-  Adapte-se sempre que necessário

Por fim, está um aspecto muito importante nisso tudo: a adaptação. É primordial que o restaurante esteja sempre disposto a se adequar às normas e também esteja focado nos cuidados pós pandemia para que assim volte a exercer as suas atividades sem maiores problemas. 

É importante ter a consciência de que também é dever do estabelecimento zelar pela prevenção dos seus funcionários e clientes num período tão delicado, o qual todos estão tendo que se adaptar. 

Essas foram as nossas dicas para restaurantes atenderem seus clientes dentro dos novos protocolos de segurança. Tem mais alguma sugestão? Deixe nos comentários!

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