O açúcar está presente no nosso dia a dia, seja em uma sobremesa, nos sucos, em produtos industrializados…
O que muita gente não sabe é que existem outros tipos de açúcar além do refinado, como o açúcar mascavo, que pode se tornar uma alternativa interessante em várias situações.
Diante disso, preparamos este breve post para lhe informar sobre os tipos de açúcar, comparar o açúcar refinado com o mascavo e ver qual deles se encaixa melhor na sua alimentação.
Diferenças entre açúcar refinado e mascavo
Embora seja difícil eliminar o açúcar da nossa alimentação diária, já que ele tem um sabor irresistível e está presente em inúmeras receitas, é importante buscar alternativas para reduzir seu consumo, devido aos danos que pode causar ao nosso organismo.
A diferença entre o açúcar mascavo e o açúcar branco começa no processo de fabricação. O açúcar mais conhecido é o refinado, que passa por uma série de processos químicos que modificam sua cor e sabor para que ele fique claro e uniforme como conhecemos.
No processo de sua fabricação a adição de produtos como o enxofre, fazem com que algumas vitaminas e minerais presentes no açúcar se percam.
Já o açúcar mascavo é mais natural, uma vez que não passa pelos mesmos processos químicos, resultando em uma cor marrom e preservando mais vitaminas e minerais.
Apesar de ter um sabor mais intenso e menos doce que o açúcar branco, o açúcar mascavo pode ser usado do mesmo modo e em muitas receitas como o outro.
Ele contém parte dos componentes da cana-de-açúcar, como o ferro e o cálcio, tornando-o uma opção mais saudável e recomendada para quem busca uma dieta balanceada.
Outros tipos de açúcar
Além do açúcar refinado e mascavo, existem diferentes tipos de açúcar disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características.
Açúcar cristal
O açúcar cristal é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, os quais são mais difíceis de dissolver em água. Embora passe por um leve processo de refinamento, cerca de 90% das vitaminas são removidas. É mais apropriado para uso culinário.
Açúcar orgânico
O açúcar orgânico é produzido sem o uso de ingredientes artificiais. Assim como o açúcar mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, o que o torna mais escuro e mantém mais vitaminas.
Açúcar light
O açúcar light é uma mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas também tem um sabor menos intenso. Portanto, é importante usá-lo com cuidado para não acabar adicionando grandes quantidades e, assim, anular o benefício das calorias a menos.
Açúcar de frutose
O açúcar de frutose é extraído de frutas e milho. É mais doce que os outros tipos de açúcar, mas tem menos vitaminas. Apesar de ser natural, ainda deve ser usado com moderação.
Benefícios do açúcar mascavo
O açúcar mascavo é considerado uma alternativa mais saudável ao açúcar refinado, pois é menos processado, portanto, retém mais nutrientes. Alguns dos benefícios do açúcar mascavo incluem:
- Fonte de vitaminas e minerais: o açúcar mascavo contém minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio, além de vitaminas do complexo B;
- Mais nutritivo: devido ao seu processo de produção menos refinado, o açúcar mascavo contém mais nutrientes;
- Pode ter um índice glicêmico mais baixo: isso significa que o açúcar mascavo pode ter um menor impacto na elevação dos níveis de açúcar no sangue.
Malefícios do açúcar mascavo
O açúcar mascavo ainda é uma forma de açúcar e deve ser consumido com moderação. Alguns dos possíveis malefícios do açúcar mascavo incluem:
- Calorias: o açúcar mascavo é rico em calorias e, se consumido em excesso, pode levar ao ganho de peso;
- Açúcar: se consumido em excesso, pode levar ao aumento dos níveis de açúcar no sangue e aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes;
- Cárie dentária: o açúcar mascavo é fermentado por bactérias na boca, o que pode levar à formação de ácidos que podem causar cárie dentária.
Benefícios do açúcar refinado
- Fornece energia instantânea: o açúcar refinado é uma fonte rápida de energia que pode ajudar a combater a fadiga e melhorar o desempenho físico;
- Sabor agradável: o açúcar refinado tem um sabor agradável e doce, que pode melhorar o sabor de muitos alimentos e bebidas.
Malefícios do açúcar refinado
- Contribui para o ganho de peso: o açúcar refinado é rico em calorias, mas não oferece nutrientes, o que pode levar ao ganho de peso se consumido em excesso;
- Aumenta o risco de diabetes: o consumo excessivo de açúcar refinado pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes, uma vez que pode afetar os níveis de açúcar no sangue;
- Pode causar inflamação: o consumo excessivo de açúcar refinado pode levar a um aumento da inflamação no corpo, o que aumenta o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas;
- Pode causar cárie dentária: o açúcar refinado é uma das principais causas de cárie dentária, pois alimenta as bactérias na boca que produzem ácido que danifica o esmalte dos dentes.
Qual dos dois açúcares devo utilizar?
O açúcar mascavo é recomendado para quem deseja aderir a uma dieta saudável, pois ainda possui níveis de nutrientes.
Já o açúcar refinado é mais indicado no preparo de doces em escala, sobremesas, biscoitos e demais pratos com altos níveis calóricos.
Porém, o consumo excessivo, independentemente do tipo do açúcar, gera diversos problemas de saúde para o indivíduo.
Conclusão
Tanto o açúcar refinado quanto o açúcar mascavo possui características próprias, além de benefícios e malefícios.
Escolher qual desses açúcares usar nas suas refeições deve considerar o seu objetivo, mas de preferência diminua o consumo dessa fonte no dia a dia para ter mais saúde e qualidade de vida.
Receba mais informações como essa acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais.
Instagram: instagram.com/bomsaborsaches/
Facebook:facebook.com/bomsaborsaches
Site: bomsabor.com.br/
Apoiado por uma história de sucesso desde 1955, o Blog Bom Sabor se apresenta como uma autoridade quando o assunto é Food Service. Junte-se a milhares de leitores e acompanhe nossos diversos artigos.