Smart food: conheça o tipo de comida que gera impacto positivo para o meio ambiente

Com tradução literal em português de comida inteligente, a smart food já faz parte de um mercado em franca expansão mesmo em meio à atual pandemia de Covid-19.

Artigo por Rede FoodService, redefoodservice.com.br (9 de agosto de 2021)

Você acha que é possível trabalhar com alimentos que gerem impacto positivo para quem produz, consome e o meio ambiente? E tudo isso ao mesmo tempo? Se não, hoje, nós da Rede Food Service queremos te apresentar a chamada smart food, que, na tradução literal em português, significa comida inteligente.

Apesar de ainda ser um termo ainda pouco conhecido no mercado de alimentação fora do lar, principalmente, no brasileiro, smart food já é tido com um conceito bastante promissor quando o assunto é sustentabilidade nesse setor.

Prova disso é que, de acordo com Gui Ochoa, de 34 anos, Co-Founder da Mondays, a primeira empresa de smart food de Portugal, a comida inteligente faz parte “de um mercado claramente em expansão, pois é um conceito capaz de responder a alguns dos desafios mais urgentes do setor alimentar, tal como o desperdício de comida. Felizmente, os consumidores estão, cada vez mais, conscientes e preocupados com a saúde, especialmente, no que diz respeito às práticas e hábitos alimentares. E esse é o principal fator que impulsiona o crescimento da indústria em nível global”, explica.

Smart food: o que é?

O que quer dizer produzir e comercializar uma comida inteligente?

Bom, conforme Ochoa, da Mondays, “smart food é comida. A forma mais fácil de explicar o conceito de smart food é dizer que é uma alternativa ao prato tradicional que se come de garfo e faca. A diferença? Fornece todos os carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e todos os 26 micronutrientes essenciais ao corpo de uma forma prática, conveniente e acessível”, esclarece.

Quais são os reais benefícios?

Em relação aos reais benefícios da smart food para as pessoas e o meio ambiente, Ochoa, da Mondays, elenca que “trata-se de uma refeição prática, com 400 calorias e mais de 100 benefícios para a saúde. As opções da Mondays, por exemplo, contêm 26 vitaminas e minerais, o que é a quantidade perfeita de carboidratos, gorduras, fibra e proteína para o adulto médio.

Quer conferir o artigo completo? acesse o artigo completo da Rede Food Service.

Nós também temos uma série especial sobre Dicas de FoodService e você pode acessar nesta categoria.