Especialista do Senac EAD destaca mudanças na condução dos serviços de alimentação e oferece dicas nos procedimentos de biossegurança para o Food Service.
Artigo por Rede FoodService, redefoodservice.com.br (18 de maio de 2021)
O mercado nacional de alimentos e bebidas faturou R$ 789,2 bilhões em vendas internas e externas em 2020. A informação divulgada em pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)* destaca ainda que o setor foi responsável por 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) e por criar 20 mil novas vagas de emprego.
Ainda que o cenário econômico seja positivo, muitas empresas tiveram que adaptar os serviços e investir nas entregas de produtos em razão das medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia da Covid-19. Cabe destacar que a mudança no sistema de atendimento requer planejamento e treinamento de colaboradores, já que o transporte de alimentos conta com algumas particularidades.
A coordenadora da pós-graduação em Gestão da Segurança dos Alimentos do Senac EAD, Laís Mariano Zanin, traça um panorama das principais alterações e reforça algumas iniciativas que ganharam espaço antes da pandemia. “As mudanças positivas para o serviço de alimentação estão relacionadas a diminuição do custo da manutenção de um restaurante com salão para atendimento ao público e com a expansão do relacionamento com o cliente por meio das entregas em domicílio. Desta forma, novas formas de trabalho se destacaram como as “Dark Kitchens”, que são cozinhas exclusivas para o atendimento no formato de delivery”.
Pontos de atenção
A oportunidade de adaptar o negócio para o sistema de entregas necessita de planejamento e cuidados redobrados. A especialista do Senac EAD aponta três aspectos, considerados essenciais:
- higiênico-sanitário
- manutenção dos alimentos em temperaturas seguras
- cuidados nos serviços de entrega.
Do ponto de vista higiênico-sanitário é importante ressaltar que as necessidades de cumprimento aos requisitos das boas práticas de manipulação de alimentos são os mesmos para o ambiente da cozinha que não possui sistema de entrega. Entretanto, devem ser reforçadas neste período de pandemia. Dessa forma, a professora recomenda ações como treinamento da equipe e fornecimento de materiais, equipamentos e utensílios necessários à implementação do modelo.
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