Você sem dúvida já ouviu essa expressão: comer com os olhos. Para atrair a atenção e incentivar o paladar, uma bela apresentação dos alimentos é fundamental. E isso vale, também, para as vitrines da sua lanchonete ou para o cardápio do seu restaurante.
Sem dúvidas o aroma e o sabor são imprescindíveis para assegurar o sucesso culinário nos restaurantes, mas a apresentação dos pratos tem um valor muito significativo, afinal, a visão é o primeiro sentido estimulado, aguçando a vontade de degustar as criações desenvolvidas com atenção, criatividade e talento pelo chef e seus auxiliares.
A primeira regra para começar a conquistar seus consumidores é se atentar para a aparência da sua comida.
Para garantir sucesso neste quesito, a dedicação e sensibilidade de todos no seu estabelecimento é fundamental, envolvendo assim toda a equipe desde a elaboração da receita, até a entrega dos pratos.
Organização de Cardápio
Um item muito importante na hora de montar um cardápio é pesquisar quais tendências em cardápio e práticas de preços estão em alta na concorrência e na região onde seu estabelecimento está localizado. Avalie o que tem feito sucesso e quais são as melhores opções de acordo com os períodos. Comer com os olhos começa no cardápio.
Mas não seja um restaurante mais do mesmo e procure se diferenciar dos demais. Essa diferenciação pode acontecer inclusive nos pequenos detalhes.
Se o prato conhecido da sua região é uma sopa, por exemplo, você pode acrescentar um ingrediente diferente, um toque especial e exclusivo no sabor, trabalhar com ingredientes de fabricação local ou orgânicos, destacando isso no cardápio como um diferencial.
É importante adotar boas práticas da concorrência mas se o cardápio do seu restaurante não se diferenciar dos demais, o caminho do sucesso do seu negócio certamente será mais difícil. Faça tudo para que o cliente sinta que frequentar o seu estabelecimento é uma experiência gastronômica única que começa com imagens fantásticas.
Nas redes sociais e aplicativos
Para conquistar os consumidores com os olhos também é preciso fazer bonito nos aplicativos de delivery e em suas redes sociais. As informações devem ser claras e as imagens, atrativas.
Vale investir em um fotógrafo profissional para que os sorvetes sejam irresistíveis também pela tela do celular.
Em uma única sessão, esse profissional pode fazer imagens de todos os sabores da temporada, da vitrine colorida e da loja. Se o investimento não for possível, faça você mesmo.
Capriche no ângulo e depois faça os ajustes necessários – hoje em dia até mesmo os celulares mais simples têm boa resolução e editores de imagem. Dica importante: nunca usem fotos de terceiros ou acrescente na hora foto ingredientes que não estão na receita.
Pode não ser o melhor prato do mundo, mas se a foto for bem tirada, ele valoriza o seu cardápio e atrai clientes. Nosso post de hoje vai falar sobre a importância da imagem para os clientes de restaurantes e lanchonetes. Confira em nossa postagem sobre Fotografia de alimentos: aprenda a despertar sentimentos.
O cliente fica feliz quando recebe em casa ou encontra na loja os produtos do jeitinho que eles são divulgados!
Como ferramenta da publicidade, a fotografia de comida é um dos principais meios escolhidos no planejamento de mídia, constituindo-se uma das formas pela qual se traduz o tema e o posicionamento da campanha. Uma boa foto de comida desperta a vontade de comer o prato e, para quem já o experimentou, fica aquela sensação de quase sentir novamente o seu sabor.
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