Dicas para armazenamento de alimentos no Food Service

Quando se trabalha com armazenamento de alimentos, os cuidados, tratamentos e preparações devem ser os mais rigorosos possíveis, para que se evite qualquer tipo de contaminação e possíveis ocorrências de bactérias. Por isso, as questões relacionadas a estocagem e práticas de higiene devem ser levadas em consideração com o rigor que o assunto merece.

O post de hoje é para ajudá-lo nisso. Trouxemos recomendações essenciais, inclusive para atender às exigências da vigilância sanitária. Confira!

Principais cuidados e regras da vigilância sanitária

O segmento alimentício necessita de cuidados criteriosos, que vão desde a escolha dos ingredientes e alimentos até a forma como são estocados e preparados. Os empreendedores que não levam isso em consideração comprometem a qualidade final do produto e esbarram, em algum momento, na rigorosa inspeção fiscal da vigilância sanitária.

Uma avaliação negativa deste órgão pode gerar multas e colocar tudo a perder.

Portanto, invista em segurança alimentar e faça da inspeção algo favorável ao seu estabelecimento. Lembre-se de que o inspetor está ali para certificar que os seus produtos são manuseados de acordo com a regulamentação pública. Então, prepare-se e tire bom proveito das inspeções, pois elas são disponibilizadas ao público que se interessar.

Inspeções sanitárias

Se a ideia é se preparar, uma dica é consultar o departamento de saúde da sua localidade para entender quais são os critérios utilizados nas inspeções.

Em geral, as fiscalizações em restaurantes ocorrem de 1 a 4 vezes ao ano. Os principais problemas identificados durante as visitas são os de higiene, armazenamento dos alimentos e contaminação cruzada.

Veja outros tópicos avaliados na inspeção:

  • edificação, instalações e equipamentos;
  • móveis, utensílios e embalagens;
  • controle de vetores e pragas urbanas;
  • sistema de abastecimento de água;
  • critérios de seleção de fornecedores e matérias-primas.

Lembre-se de nunca impedir a visita do inspetor. A recusa não é vista com bons olhos e ele voltará ao seu estabelecimento com autorização judicial.

Também não se deve oferecer nenhum tipo de bebida ou comida ao fiscal. Isso pode ser interpretado como suborno, prática criminosa. Apenas seja cordial.

Como fazer o armazenamento de alimentos

Como dissemos, o armazenamento de alimentos interfere diretamente na qualidade dos produtos que são oferecidos ao cliente. O mau armazenamento pode gerar diversos e graves problemas.

Alimentos podem estragar por falhas no armazenamento ou no controle do estoque e das datas de validade. Isso gera prejuízo, causando descontrole nos custos do restaurante.

Consumir produtos após a data de validade ou estragados por mau armazenamento pode causar envenenamento alimentar em quem os ingere. Ou seja, os clientes podem ter algum tipo de intoxicação alimentar ou ocorrer contaminação cruzada e reações alérgicas. Preze pela segurança alimentar do seu público. Isso é fundamental!

A Anvisa disponibiliza um guia de alimentos que pode ajudar. Consulte!

Dicas práticas

Os locais de estocagem devem ser sempre limpos, ventilados e sem vazamentos. Ao lavar e desinfetar, verifique se não há materiais sem uso, como embalagens vazias. Esses locais também devem ter sistemas específicos de fechamento para controle da temperatura e incidência de luz.

Retire as embalagens secundárias, como caixas de papelão. Em seguida, coloque etiquetas de identificação nos produtos: nome, fabricante, datas de fabricação e validade, lote etc.

Sachês Alimentícios

Além da lei que proibiu o uso de bisnagas e outras embalagens para armazenar alimentos e condimentos, para a indústria essa é uma oportunidades de oferecer ainda mais vantagens aos estabelecimentos e consumidores. Uma delas é a praticidade.

Não há dúvida de que os sachês caíram no gosto do consumidor e isso incentivou os restaurantes a cada vez mais investirem nesse novo formato de embalagem para seus condimentos e até produtos para higiene.

Os motivos para utilizar esta tendência são inúmeros. Sendo assim, confira os 5 principais a seguir:

  • HIGIÊNICO

O primeiro grande motivo para utilizar os sachês em seu restaurante é que eles são extremamente higiênicos. O sachê é usado individualmente e logo em seguida a embalagem é descartada no lixo. 

Além disso, diferente do que acontecia com as bisnagas, o alimento não fica exposto e a sujeira não acumula. Portanto, os sachês são mais higiênicos e têm contato somente com quem de fato o consumirá.

  • PRÁTICO

O uso de sachês traz praticidade não só para os donos de restaurantes, mas também para os consumidores. Para proprietários, o sachê é prático, pois evita que seja preciso realizar cuidados diários com embalagens, verificando se elas estão limpas e cheias suficientes para o consumo do consumidor. Já para o cliente, a facilidade está em poder consumir os sachês em qualquer lugar, seja no próprio estabelecimento ou assim que receber o seu pedido em casa. 

  • EVITA O DESPERDÍCIO

Quando as bisnagas tradicionais eram usadas em bares, restaurantes e lanchonetes, era preciso estar atento ao alimento dentro da embalagem, isso porque, caso a embalagem estivesse suja ou com resíduos de outros alimentos, o correto era que todo o conteúdo fosse descartado e a embalagem deveria ser limpa para repor esse alimento.

Entretanto, essa rotina poderia trazer alguns prejuízos para o estabelecimento, que acabava jogando grandes quantidades de alimento fora. Com o uso de sachês, esse problema não existe mais, pois assim como a embalagem, seu uso também é individual e, mesmo que sobre conteúdo, o restante será descartado já que a quantidade é pequena.

  • GARANTE A SATISFAÇÃO DO CLIENTE

Até os clientes mais exigentes que buscam experiências melhores de consumo acabam satisfeitos com essa opção. Sendo assim, os sachês para restaurante são uma excelente maneira de se diferenciar em meio a concorrência.

  • FACILIDADE DE ARMAZENAMENTO E SEGURANÇA

Como você viu acima, há vários motivos para utilizar os sachês em seu restaurante e esses motivos não se limitam apenas a melhorar a higiene, mas também contribuir para que você entregue o melhor produto e nas melhores condições para o seu cliente, tanto no local de consumo como no delivery.

Dessa forma, escolher os materiais mais seguros e indicados é o primeiro passo. Assim, os sachês cumprem um item muito importante durante a sua entrega, que é a usabilidade, pois os sachês precisam ser fáceis de serem entregues e abertos pelo consumidor.

DICA EXTRA: SACHÊS PERSONALIZADOS PODEM MUDAR O SEU NEGÓCIO! CONHEÇA ESSA OPÇÃO!

As embalagens, por menores que sejam, são itens muito importantes para a sua empresa e para o seu consumidor, pois elas ajudam a fixar a marca e ainda proporcionar novas experiências de serviços e compras.

Saber e usar os benefícios do uso de sachês personalizados permite à empresa traçar as melhores estratégias para oferecer a melhor impressão ao cliente final.

Um simples sachê personalizado também pode mudar a percepção do cliente com relação ao seu estabelecimento, e melhorar sua apresentação, o que agrega mais valor ao seu produto ou serviço. 

Confira nosso artigo sobre as 6 vantagens do uso de sachês personalizados no seu negócio e faça o download o nosso ebook gratuito abaixo, é só clicar na imagem!

VANTAGENS PARA RESTAURANTES

Além de todos esses motivos, ainda podemos dizer que existem muitas outras vantagens para utilizar o sachê para restaurantes. Eles são embalados e fechados de maneira a ficarem protegidos contra contaminações externas e, se fechados adequadamente, podem ficar expostos à temperatura ambiente sem precisarem de um armazenamento especial. 

Isso passa ao seu consumidor mais segurança, já que esses alimentos não precisam ser manuseados por funcionários. Essa praticidade ainda reduz o risco de contaminação. Além de todos esses benefícios, o sachê ainda garante que você não enfrente problemas com a vigilância sanitária, já que o seu estabelecimento estará seguindo a lei.

Além disso, as embalagens de sachê são facilmente encontradas, já que podem ser produzidas por produtores de pequeno e grande porte.

Nos dias de hoje, o maquinário para envase de produtos em sachês encontra-se muito mais acessível de acordo com a necessidade do produtor. Por isso, incluir os sachês em seu bar ou restaurante é uma forma de economia e crescimento para o seu estabelecimento.

Por menores que sejam as embalagens de sachês para restaurante, elas são indispensáveis para o seu estabelecimento e para o seu cliente, pois ajudam a entregar a melhor refeição com o melhor atendimento e mais alta qualidade. 

Conheça as embalagens no formato sachê da Bom Sabor, as quais estão prontas para entregar todos os benefícios de uma embalagem diferenciada e inovadora!

Nos conte o que mudou em seu restaurante, depois de nossas dicas de armazenamento! Siga nosso instagram.