No ano de 2019 o site Statista realizou uma pesquisa que quantificava o número de usuários no Instagram. O número impressiona, pois 66 milhões de brasileiros já estão conectados na rede social. A partir disso, as empresas percebem que a plataforma é uma ótima maneira de divulgar o negócio. Assim, a utilização de Instagram para restaurante tem se mostrado uma excelente ferramenta de marketing digital para esse tipo de empreendimento.
Sendo assim, prossiga a leitura e fique por dentro das melhores maneiras de trabalhar o Instagram para restaurante!
Conheça seu público-alvo
Conhecer as pessoas as quais você está se comunicando é o primeiro passo para tornar sua página interessante de ser seguida. Fique atento ao perfil de pessoas que seguem sua página e páginas semelhantes a sua. Dados como idade, poder aquisitivo, gênero, estilo de vida, entre outras informações, podem te ajudar a direcionar seu conteúdo e se comunicar de forma mais efetiva com seu público.
Além disso, interaja com os seus seguidores! Faça enquetes, responda os comentários, peça contribuições e opiniões sobre o seu produto e seu atendimento. Assim você terá uma boa noção sobre quem são as pessoas que acompanham seu negócio, podendo falar diretamente com elas e fazer com que as mesmas se sintam acolhidas e valorizadas pelo seu restaurante.
Mantenha sua página atualizada
O instagram é uma ferramenta muito dinâmica utilizada por usuários dos mais diversos perfis. A maior parte das pessoas escolhe seguir páginas de empresas para poder estar por dentro de novidades e deixam de seguir páginas que eventualmente param de postar conteúdos ou têm uma frequência de interação muito baixa.
Nesse sentido, faça como um bom empreendedor de restaurante e dedique um momento no seu dia ou alguns dias na sua semana para ofertar conteúdo aos seus seguidores. Postar novidades sobre seu restaurante, como algo novo na decoração ou adesão de um novo prato, fará com que seus clientes estejam sempre por dentro e próximos ao seu restaurante digital.
Divulgue promoções e faça sorteios
Promoções, sorteios e qualquer tipo de tratamento exclusivo para seus seguidores é uma forma fantástica de atrair pessoas interessadas em seguir sua página. Aproveite datas especiais como dia dos namorados, dia das mães, dia dos pais e outros diversos momentos que as pessoas buscam por algum tipo de comemoração para criar campanhas e promoções.
O sorteio de restaurante no Instagram é uma prática muito comum entre empresas e geralmente é um dos motivos principais que leva uma pessoa a começar a seguir a página. A maior parte dos sorteios é pautada em indicar amigos, seguidores em potencial e compartilhar a página da promoção. O que garante uma divulgação bastante efetiva para esse tipo de plataforma.
Use a ferramenta de anúncios do Instagram para restaurante
O Instagram em geral, mesmo com o uso de instagram para comida, provê uma ferramenta riquíssima para negócios chamada “Instagram Ads”. Essa ferramenta conta com um grande número de recursos para promover sua empresa. Desse modo, você pode postar anúncios de diversos formatos, tanto para o feed quanto para stories, e fazê-lo chegar a seguidores em potencial.
Um dos recursos mais apreciados dessa ferramenta de marketing para restaurante é a possibilidade de direcionar de forma efetiva quem terá acesso ao seu anúncio. Assim sendo, você pode definir diversos parâmetros como idade, gênero, cidade, interesses e até personalizar os parâmetros, fazendo seu anúncio ser visto por pessoas que acessaram seu site ou fazem parte da sua lista de contatos, por exemplo.
Ofereça conteúdo de valor para o cliente
Uma ótima forma de atrair pessoas interessadas em sua página é oferecer conteúdo original e informações úteis. Receitas, curiosidades, textos sobre a história do restaurante ou do tipo de cozinha que o restaurante trabalha são uma ótima pedida.
Trazer informações às pessoas fará com que elas dêem valor a sua página e compartilhem seu conteúdo com amigos e conhecidos, atraindo mais seguidores. Dessa forma, essa é uma estratégia muito eficaz de tráfego orgânico, visto que as pessoas naturalmente encontram a sua página em busca de conteúdo e, por consequência, acabam conhecendo o seu produto.
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Dê atenção a escolha das fotos para restaurante
Uma boa imagem é um item valiosíssimo em uma boa postagem. Geralmente é a primeira coisa que a pessoa vê e o que faz ela parar de rolar o seu feed para prestar atenção ao seu conteúdo.
Sendo assim, atente-se à iluminação e ao ambiente a ser mostrado, além de preparar as fotos para restaurante ressaltando os itens que chamarão a atenção, tais como um bom vinho ou um prato com uma ótima apresentação.
Uma imagem bem feita pode fazer uma diferença substancial sobre o julgamento do seu produto e a decisão de se tornar seu cliente em detrimento à concorrência. Além disso, a imagem faz com que os clientes conheçam seu cardápio, permitindo que já tenham uma boa ideia sobre o tipo de refeição que o seu restaurante oferece, de modo que quando estiverem em busca de algo parecido se lembrem do seu estabelecimento.
Use hashtags para aumentar o seu alcance
Aproveite ao máximo o recurso de hashtags do Instagram! As hashtags são uma forma de categorizar conteúdo. Hoje em dia, há muitas hashtags extremamente populares e indicadas para diversos tipos de público. Procurar pelas mais utilizadas para o seu tipo de conteúdo é uma decisão muito inteligente, pois cria um novo canal para que as pessoas que se interessam por conteúdos relacionados ao que você oferece cheguem até a sua postagem.
É indispensável fazer uma breve pesquisa sobre quais as hashtags mais utilizadas em páginas que têm muitos seguidores e estão relacionadas a temas pertinentes ao seu negócio. O instagram permite aos usuários seguirem hashtags específicas, o que pode alavancar as visitas a sua página, mesmo que essas pessoas não a sigam.
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Instagram é essencial!
Como visto no post, a utilização do Instagram é uma das principais formas de divulgar qualquer tipo de negócio, em especial, os restaurantes. A plataforma conta com diversas ferramentas que podem fazer com que o seu negócio seja conhecido por milhares ou até milhões de pessoas.
Para isso, é preciso estar sempre atento às novidades e aplicar todas as ideias acima com foco no cliente e na sua necessidade. Lembre-se que o Instagram para restaurante é uma forma de divulgar o negócio para o mundo, portanto, não descuide das informações e da imagem que você quer transmitir.
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