Créditos para foto: Unsplash
Em hotéis, uma das maiores discussões é com relação ao uso de frigobar, sobre deixá-lo desligado ou ligado, para que o hóspede possa abastecê-lo durante sua estadia. Alguns optam por deixar o frigobar cheio de produtos, para facilitar o consumo.
No entanto, será que vale a pena manter um frigobar ligado, cheio de produtos? E como definir se manter este equipamento é a melhor opção para o seu hotel? Ficou ainda mais confuso e cheio de perguntas?
Então, não se preocupe, pois daremos todas as respostas a seguir. Veja!
É possível lucrar com frigobar de hotel?
Para responder a essa pergunta, precisamos saber alguns pontos específicos sobre cada negócio e então definir em termos claros se é possível lucrar ou não com um frigobar de hotel. Nesse sentido, o proprietário precisa saber quanto gasta por mês em compras para repor o estoque.
Além disso, também vai precisar ter uma média do tempo de consumo de cada produto que ele oferece, além da porcentagem de perda de produtos, por descarte ou pela validade. É muito importante ter os furtos em conta.
Infelizmente, é bem comum furtos de alimentos em frigobar, já que, muitas vezes, não há como saber se o hóspede pegou um alimento no frigobar e fez o pagamento. Neste ponto, recomendamos o uso de câmeras nos quartos.
Entretanto, ainda assim, é possível que o hóspede faça o check-out no hotel e você não se dê conta de que ele utilizou produtos do frigobar.
Outro ponto relevante, é entender sobre o impacto do frigobar para o seu hotel. Por exemplo, o tempo para averiguar se todos os produtos que estavam nele foram utilizados. Se for muito grande e tiver como resultado diversas reclamações dos hóspedes, pode não valer a pena!
Em resumo, o ideal é entender como o seu negócio funciona e depois decidir se o frigobar é uma boa opção ou não! Caso seja uma opção, procure fornecedores de confiança e que confiem no seu negócio!
A rotatividade nos quartos do hotel é suficiente?
Depois de tudo que falamos até aqui, deve-se pensar também sobre a rotatividade nos quartos do seu hotel. O que isso quer dizer?
Caso você tenha uma pequena pousada, sem muita rotatividade nos quartos, o frigobar pode ser apenas um gasto a mais que não trará resultados. Talvez, aumentar o custo dos quartos compense mais.
Ou ainda, você também pode oferecer uma refeição extra no quarto por um valor interessante para os hóspedes. É válido lembrar que as pessoas buscam cada vez mais conforto e praticidade e uma refeição extra pode ser bem mais útil.
Além disso, se você tiver quartos em alta rotatividade apenas em épocas como Carnaval, por exemplo, nas outras épocas do ano, o frigobar parado pode trazer diversos prejuízos financeiros, já pensou?
Entretanto, se você possui um hotel que integra uma alta rotatividade de quartos, vale a pena ter o frigobar para atender os clientes!
E os preços do frigobar condiz com o hotel?
É importante dizer que existem hotéis que são de baixo custo, porém, os produtos do frigobar possuem preços exorbitantes. Nesse sentido, se o preço dos produtos for muito alto, com certeza não conseguirá ter lucro.
Na prática, o hóspede hoje prefere ir até o mercado ou padaria próximos do hotel para fazer as compras necessárias, ou mesmo comer no próprio restaurante do hotel, em lugar de utilizar o frigobar.
Portanto, use produtos que geram a compra por impulso. Por exemplo: cervejas, águas, refrigerantes. Há opções de sobremesas que podem ser deixadas no frigobar como opção.
Tenha cuidado com os produtos do frigobar
Essa é uma máxima! Infelizmente, não é raro as pessoas optarem pelos produtos do frigobar e eles estarem estragados. Aí já viu, reclamação na certa! E não é isso que você quer para os seus hóspedes, não é mesmo?
Então, analise todos os fatores antes de tomar qualquer decisão e lembre-se de que os produtos precisam ser trocados com frequência, ainda que não utilizados, principalmente pelo risco do vencimento!
Lucre mais com o frigobar, sendo consciente
Para lucrar mais com o frigobar do seu hotel, é preciso ser mais consciente! Nesse sentido, estude o perfil de compra das pessoas e veja o que elas mais buscam em um frigobar. Se é uma bebida ou um lanche rápido.
E, além disso, recomendamos que você descarte opções que precisam de preços maiores, para não espantar os seus hóspedes. No entanto, estude também o melhor mix de acordo com o perfil dos clientes.
Na prática, se o seu hotel está de frente para uma praia, por exemplo, talvez optar por uma água de coco mais barata do que a encontrada na beira da praia pode ser uma opção. Ou ainda, colocar uma bebida alcoólica, se é um hotel em que a maior presença é de casais.
No entanto, para aqueles hotéis em que a presença das crianças é garantida, às vezes, optar por uma bebida para elas também agrega!
No mais, procure comprar em grandes quantidades para ter maior margem de desconto e aposte em produtos que geram compra por impulso, considerando o perfil dos seus hóspedes.
E aí, gostou das nossas dicas de como lucrar mais com o frigobar? Agora ficou mais fácil utilizá-lo de forma consciente!
O que achou das nossas dicas? Gostou? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe também nosso conteúdo dentro do Instagram Bom Sabor. Dicas de negócio é um ponto forte nosso e vamos sempre ajudar o seu sonho a ter cada vez mais sucesso.
Apoiado por uma história de sucesso desde 1955, o Blog Bom Sabor se apresenta como uma autoridade quando o assunto é Food Service. Junte-se a milhares de leitores e acompanhe nossos diversos artigos.