Marketing digital para hotéis: 10 dicas essenciais para o seu negócio

Já pensou que investir nas técnicas certas de marketing digital hoteleiro pode ser o que falta para o seu hotel ou pousada decolar de vez? Viajar tem se mostrado o sonho realizável de muitas pessoas e saber encantá-las dentro da internet é a maior missão que um hotel deve ter.

Quais estratégias você utiliza hoje para garantir uma taxa de ocupação mais do que favorável aos seus resultados e investimentos anuais? Como você investe os seus esforços em marketing digital? O que você acha que fatla para encantar hóspede e lotar de vez as suas reservas e quartos disponíveis?

No Blog Bom Sabor você encontrará diversas dicas de como utilizar o marketing digital e a internet ao seu favor para chamar a atenção dos hóspedes, do público local e principalmente atrair novos clientes e transformá-los em promotores da sua marca e do seu propósito.

1. Invista em anúncios no Google

Uma estratégia muito utilizada, e que pode proporcionar um considerável número de visitas de potenciais clientes ao site do seu hotel é o Google Adwords, uma plataforma de publicidade do Google. Por lá você exibe anúncios em forma de links patrocinados para pessoas que buscam por algo no campo de pesquisa.

É interessante saber que, atualmente, o mercado hoteleiro é um dos mais concorridos nas buscas da Internet. Para facilitar nessa competição, o Google pode ser um bom aliado para o seu hotel, pois não só favorece o aumento do tráfego na sua página, como também fornece informações muito importantes sobre concorrência e alternativas.

2. Um site rápido e atraente

O seu site é como se fosse o seu hotel online, afinal, é por ele que o potencial hóspede conhecerá o seu negócio. Portanto, ter uma página na Internet que seja atraente, responsiva (adaptável a diversos dispositivos de acesso como celular, tablets e desktops) e amigável, é imprescindível para assegurar uma boa experiência ao usuário.

Além disso, um site com motor de reservas integrado, com aparência profissional e boa usabilidade, contribui para que o cliente escolha o seu hotel. Outro ponto que merece sua atenção é quanto a atualização de informações no website. Colabore com o Google que ele colaborará com você. Para tanto, mantenha seu site atualizado com informações recentes sobre o estabelecimento.

3. Marketing de conteúdo

Não é possível falar de marketing digital e não citar marketing de conteúdo como um fator extremamente relevante na percepção de valor do cliente. Essa estratégia consiste em produzir e ofertar valor em forma de conteúdos relevantes que façam sentido para o seu público e que tenham total conexão com o seu hotel.

Todas as ações de marketing de conteúdo no seu hotel serão fundamentais para gerar uma percepção positiva no hóspede, ocasionando em grandes oportunidades de negócio. Para isso, você precisa criar um blog para o seu hotel, pois, seu potencial hóspede poderá explorar alí todos os temas relacionados a sua busca e por lá aprenderá e reconhecerá autoridade no que você está dizendo.

4. Trabalho de redes sociais

Hoje os brasileiros estão em segundo lugar na lista de países que mais passam tempo nas redes sociais. Apesar da estatística grandiosa, não é preciso que a empresa crie um perfil em todas as redes: o segredo é descobrir em quais delas o seu público está e interagir com ele usando uma linguagem adequada.

Definitivamente as redes sociais passaram a fazer parte da vida das pessoas, e isso inclui obviamente o público-alvo de hotéis, pousadas e hostels. Portanto, nada mais justo que os meios de hospedagem estejam nas redes sociais.

Veja como usar as redes sociais para a hotelaria de forma estratégica para aumentar as reservas diretas e melhorar a comunicação e o relacionamento de hotéis, pousadas e hostels com os viajantes em um artigo épico que nós escrevemos para o Blog.

BÔNUS DE LEITURA: EBOOK GUIA DE HOSPITALIDADE PÓS COVID-19

O mercado digital e físico da hostelaria passou por diversas mudanças e nós colocamos todas essas mudanças importantes em um ebook gratuito. Confira todo o neecssário que você precisa para se atualizar nesse período. Há muitas dicas bacanas e exclusivas.

Em nosso [Ebook Gratuito] Guia de Hospitalidade Pós Covid-19, nós falamos muito sobre as melhores práticas para hotéis, pousadas e hostels passar por essa fase do novo normal e trazer uma nova rotina para o cotidiano da hotelaria!

5. Avaliação do cliente

Nós, como clientes de qualquer estabelecimento, nos baseamos em avaliações feitas por outras pessoas e no ramo da hotelaria não seria diferente. O impacto positivo ou negativo que essa estratégia leva é extremamente relevante para o seu negócio e nós destacamos como um super ponto de atenção para uma estratégia de marketing digital.

Preocupe-se em sempre responder os usuários, mesmo os comentários desagradáveis, visto que a postura da empresa diz muito sobre ela. Mais do que isso: leia e examine atentamente as observações do cliente e busque maneiras de resolver o possível problema.

6. Google Meu Negócio

Segundo o próprio Google, empresas que utilizam este serviço têm até duas vezes mais chances de serem consideradas de confiança pelo público. Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business, é um serviço gratuito de cadastro de empresas para disponibilizar informações detalhadas para pessoas que buscam diretamente pelo nome do negócio no campo de pesquisa.

Esse cadastro é considerado um ponto chave em uma estratégia de marketing digital pelo fator de publicação de iamgens, avaliações, vídeos e muito mais. Nada mal para um serviço gratuito e uma ferramenta necessária para a sua estratégia. O Google Meu Negócio também lhe ajuda a coletar dados importantes para o seu hotel, como de onde são as pessoas que pesquisaram por ele no Google.

7. Blog do Hotel

Hotéis que possuem blogs com dicas de viagem e roteiros de turismo têm mais chances de serem encontrados por viajantes que buscam esse tipo de informação. É uma parte importante dentro do marketing de conteúdo e uma dica de ouro para quem quer se diferenciar da concorrência em autoridade e relevância.

As dicas, no entanto, não devem ser dadas sem planejamento. Elas devem seguir o perfil do seu público-alvo e publicadas periodicamente no blog, pelo menos uma vez por semana.

8. Conteúdo em Audiovisual

Um investimento que pode aumentar as vendas diretas do hotel é colocar um vídeo 360º em seu site. Não qualquer vídeo, claro, mas um que mostre bem as belezas não só do seu estabelecimento, mas também da região, oferecendo toda a experiência imersiva desse tipo de vídeo.

Colocar vídeos imersivos e instigantes na entrada do site do seu hotel, assim como você consegue fazer facilmente na plataforma do selfHotel, é uma maneira de puxar a atenção do visitante e fazê-lo procurar mais informações.

É possível que pouco depois de ver o vídeo e fotos já na entrada do site, ele decida visitar outras páginas importantes, como acomodações e pacotes. E é esse movimento que seu hotel consegue aproveitar para conquistar novos hóspedes e aumentar as vendas, sobretudo nos períodos de baixa temporada.

9. Envio de E-mail Marketing

Essa é uma dica que vai lhe ajudar não só a conquistar novos hóspedes, como também a continuar contando com visitas de antigos hóspedes ao seu hotel. Com o e-mail marketing, você poderá notificar seus clientes sobre promoções, eventos, fazer pesquisas de satisfação para melhorar a qualidade do hotel, entre outras coisas.

A boa notícia é que praticamente qualquer empreendimento pode fazer um bom investimento inicial em e-mail marketing, visto que os custos para a contratação e manutenção desse serviço não costumam ser altos.

10. Gatilhos mentais

Sites famosos do ramo hoteleiro usam gatilhos mentais para atrair a atenção dos visitantes, e você também pode fazer isso. Caso você nunca tenha ouvido falar deles, gatilhos mentais são estímulos psicológicos amplamente utilizados no marketing para difundir uma ideia ou sensação relacionada a um produto ou serviço.

No caso dos hotéis, um dos gatilhos mentais mais utilizados é o da urgência e você pode também ler a nossa postagem especial sobre gatilhos mentais para o marketing hoteleiro.

Gostou de conhecer nossas dicas de hotelaria? Então, continue lendo os nossos artigos aqui no blog da Bom Sabor e também nos siga no Instagram para novidades.