Tendências de alimentação saudável para 2024

Com o início de um novo ano, a expectativa de muitas novidades e o surgimento de novas tendências em um cenário cada vez mais inesperado, as pessoas ficam sempre curiosas. E uma das mais atraentes são as tendências de alimentação saudável.

Essa expectativa é crescente, visto a preocupação com a saúde que mudou de patamar após a pandemia do novo coronavírus, bem como com o desejo das pessoas de prolongar a vida e de envelhecer de maneira saudável e segura.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto tão saboroso e urgente?

Tendências de alimentação saudável

A procura por uma dieta mais saudável, somada a uma rotina de atividades físicas regulares, se tornou parte fundamental e até imprescindível da vida das pessoas, ainda mais se tratando de algo tão importante quanto a saúde e a longevidade.

Neste contexto, a sociedade começou a voltar atenção significativa para este assunto, disseminando informações relevantes com orientações à população e, com tanta evidência, seguir essa tendência virou quase que uma obrigação para as pessoas.

Dentre as principais tendências de alimentação saudável de 2024 destacam-se:

  • Alimentos funcionais;
  • Alimentos sustentáveis;
  • Comfort foods;
  • Veganize.

Vamos ver cada um em detalhes.

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são alimentos compostos por produtos que trazem efeitos benéficos à saúde, além de proporcionar ao organismo o preenchimento das funções mais básicas, porém essenciais, do nosso corpo.

Um ponto muito positivo destes alimentos é que eles não desempenham apenas papel de repor nutrientes, como também, através de sua composição química, reduzem os riscos de doenças crônicas e degenerativas, como o câncer e a diabetes.

Um bom exemplo, são os hipercalóricos, que são alimentos com baixo teor calórico, porém muito ricos em fibras, vitaminas e minerais, que são nutrientes indispensáveis para a manutenção ou ganho de peso, quando necessário.

Alimentos sustentáveis

Como o próprio nome já deixa bem claro, uma alimentação sustentável é aquela que visa sempre minimizar os impactos ao meio ambiente, como optar pelo consumo de alimentos vegetais de pequenos produtores e a redução do consumo de proteína animal.

O mais legal nesta prática é que se trata de um hábito que faz muito bem para a saúde, não apenas individualmente, como para o nosso planeta. Isto porque provoca uma reflexão consciente sobre como conservar o nosso mundo.

Uma dica extra é sempre que for ao supermercado, fazer opção por alimentos naturais com embalagens que possam ser recicláveis e reutilizáveis.

Comfort foods

Um termo novo no mercado, comfort foods ou “comidas efetivas”, se trata de uma alimentação que nos leva de volta à infância, trazendo consigo sabores e sentimentos que nos lembram aquelas saborosas e inesquecíveis comidas de nossa mãe.

Com aquele sentimento marcante de nostalgia, essas refeições são caracterizadas por sua simplicidade e por nos fazer voltar emotivamente no tempo. Apesar de sua inocência e pureza, essas refeições sempre são apaixonantes, confira:

  • Bolinho de chuva;
  • Bolo de milho;
  • Cuscuz;
  • Frango assado acompanhado por batatas;
  • Pãozinho de queijo;
  • Sopas.

Saudade de dar água na boca, não é mesmo?

Veganize

Outra moda que veio para ficar são os alimentos pensados no público vegano.

Partes de destaque em muitos estabelecimentos, essas refeições contam com variações de pratos bem interessantes que fazem, até mesmo simpatizantes, se aventurarem nos sabores super naturais.

Nesse contexto, os alimentos mais lembrados são:

  • Aveia;
  • Brócolis;
  • Ervilha;
  • Grão-de-bico;
  • Queijo;
  • Soja.

A veganize é uma realidade e experimentar essa tendência pode valer muito a pena, além de dar aquele empurrãozinho para o cultivo de um bom hábito alimentar.

Experimente.

Conclusão

Conhecer essas tendências de alimentação saudável é sempre muito importante, não apenas por estar antenado a novos conhecimentos, mas, especialmente, por nos lembrar como é importante considerar uma alimentação que contribua para a nossa saúde.

Boas práticas sempre trazem resultados a médio e longo prazo, então, não fique de fora e se aventura nessas tendências.

O seu corpo e, consequentemente, sua saúde agradecem.

Até mais.

Fonte da foto: https://encurtador.com.br/hjB3E