SEO para Bares e Restaurantes

SEO significa Search Engine Optimization, ou em tradução literal, Otimização para Motores de Busca. O conceito de SEO é que ele é um conjunto de técnicas que ajuda no posicionamento das páginas em relação aos resultados fornecidos pelos buscadores, como o Google, por exemplo.

As técnicas de SEO fazem com que o seu negócio possa se destacar entre os demais, quando alguma palavra-chave específica é procurada em um buscador. Para exemplificar, podemos utilizar a palavra-chave “restaurante vegano em Curitiba”. Caso você tenha um restaurante como esse e aplique as técnicas de SEO corretamente, quando alguém fizer essa busca em um buscador, provavelmente o seu site vai ser um dos primeiros a aparecer.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e conheça as principais técnicas de SEO para o seu negócio! 

Estratégias de SEO para bares e restaurantes

As estratégias de SEO consistem em modificações, comportamentos e melhorias que você pode fazer no seu site e nas suas redes sociais. Caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre cada umas das estratégias passadas aqui, recomendamos que você pesquise a fundo, baseando-se na explicação inicial que vamos te passar aqui, além de contratar uma agência especializada, se tiver interesse em se aprofundar ainda mais.

Site responsivo

Um site responsivo é aquele que não encontra problemas em ser carregado e exibido em qualquer dispositivo. Isso significa que o site poderá rodar perfeitamente em celulares, notebooks, tablets, entre outros, independente do tamanho da tela. Isso permite que os seus clientes possam abrir o site do seu restaurante em mais de um dispositivo.

Além disso, o site responsivo ajuda no posicionamento dos buscadores, pois faz com que eles vejam a sua página como uma boa opção para oferecer aos internautas, já que ele se adapta bem a qualquer tamanho de dispositivo. Para ter certeza de que o seu site é responsivo, você pode fazer o teste de compatibilidade do Google.

Atualização das informações

Mantenha as informações do seu site sempre atualizadas. É preciso manter o seu telefone para contato, e-mail, endereço, horários de funcionamento, entre outras informações, sempre de acordo com a realidade atual do seu negócio. Isso deve ser feito em todos os locais da web que o seu bar ou restaurante está disponível.

Quando os seus dados estão compatíveis entre si, em todos os diretórios da internet, é muito mais provável que os buscadores tenham mais confiança para colocá-los nas primeiras posições, fazendo disso uma excelente estratégia de SEO.

Segmentação das palavras-chave

A segmentação das palavras-chave é uma das estratégias mais relevantes desta lista e com certeza a primeira que você deve pensar quando for fazer conteúdos para a sua página. É através das palavras-chave que as pessoas encontram o seu bar ou restaurante nas pesquisas dos buscadores. 

Além disso, quando você faz algum tipo de anúncio no Google Ads, por exemplo, é por meio das palavras-chave que esses anúncios vão aparecer para seus potenciais clientes.

Dessa forma, é primordial que você tenha em mente que as palavras-chave devem ser escolhidas e utilizadas, sempre que possível, de uma forma que você possa ser encontrado organicamente ou através de anúncios na web. 

Alguns exemplos de palavras-chave são:

  • restaurante + sua especialidade + cidade = Exemplo: restaurante de frutos do mar São Paulo; e
  • bar + cidade = Exemplo: bar São Paulo.

Existem inúmeros outros exemplos de palavras-chave, sendo que não é preciso utilizar o nome da cidade se você não desejar, porém, é o mais recomendado.

Incentivo de engajamento

Uma estratégia muito legal e que pode render bons frutos para o seu negócio, são os incentivos de engajamento. Normalmente, essa técnica é utilizada em redes sociais e serve para que as pessoas interajam mais com os conteúdos postados por você.

Como exemplo, podemos citar os sorteios de Facebook e Instagram. No caso do Facebook, você pode fazer uma “Promo Share”, em que os seus seguidores compartilham uma publicação, curtem o conteúdo e ainda marcam amigos para concorrer a prêmios, como descontos, por exemplo.

Já no Instagram, o objetivo do sorteio não é o compartilhamento da publicação, mas sim a marcação dos amigos, postagem nos stories e as curtidas no seu conteúdo. Em ambos os casos, você pode oferecer vantagens e sortear prêmios para quem faz essas atividades. Isso faz com que o seu engajamento aumente e as suas publicações apareçam com mais frequência nas páginas de quem realizou algum tipo de ação com o seu conteúdo.

Conteúdos exclusivos

Falando em conteúdos, que tal oferecer materiais exclusivos para quem te segue nas redes sociais? Essa é uma estratégia muito interessante, sendo que você pode oferecer postagens de qualidade aderindo a essa técnica. 

As publicações podem ser relacionadas ao tipo de refeição que você prepara, o diferencial de seus fornecedores, receitas, entre outras. Lembre-se sempre de utilizar imagens bonitas e focar no bom uso do português para agradar ainda mais os seus seguidores.

Google Meu Negócio

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, como aquele primeiro exemplo que passamos no começo do post “restaurante vegano em Curitiba”? Pois então, aqueles primeiros negócios que aparecem na pesquisa com o nome do restaurante, a foto, endereço, mapa e classificação em estrelas são de empresas cadastradas no Google Meu Negócio. 

A ferramenta faz com que seu restaurante ou bar esteja nessa posição no buscador e ainda permite que você gerencie suas informações, interaja com os clientes por meio de comentários e amplie sua presença online. Esta é uma excelente dica de SEO tanto para quem está começando quanto para quem já está no mercado há algum tempo.

Considerações finais

Agora que você já sabe as melhores técnicas e estratégias de SEO para o seu bar ou restaurante, que tal aplicar algumas delas nas suas páginas da web e redes sociais?

Fique à vontade para fazer pesquisas mais aprofundadas sobre cada uma das dicas apresentadas e faça com que o seu negócio tenha um plano de SEO diferenciado e focado na melhora de resultados.

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