Mercados auto-services em crescimento

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A ausência da necessidade de intermediários para auxiliar o consumidor no processo de compra já é uma realidade em diversos países e também está crescendo no Brasil.

O chamado mercado de auto-services é uma das grandes tendências atuais no varejo.

Diante disso, algumas pessoas ficam com dúvidas, tais como: Como funciona o auto-service? Quais lugares podem adotar esse modelo? Quais são os seus benefícios para a sociedade?

Leia este post até o final e veja as respostas para esses questionamentos e muito mais conteúdos relacionados ao tema.

Auto-service

Auto-service é um sistema de modelo de negócio no qual o cliente é responsável por realizar o procedimento de compra sozinho, englobando também o processo de pagamento pelos produtos.

Esse formato de compras não é exclusivamente da era digital, porém com as alterações de comportamentos de consumo das pessoas, o auto-service tem sido adaptado para os moldes da modernidade, gerando uma gama de oportunidades para o setor varejista.

Por volta de 1912 já havia estabelecimentos que passaram a funcionar com um sistema de preços pré-definidos a fim de que os consumidores deveriam percorrer o ambiente do local para escolher os produtos, caracterizando, assim, um mercado inicial de autosserviços.

Com o passar dos anos, o auto-service substituiu o modelo ainda usado no Brasil, o varejo de balcão, que possui custos muitos mais elevados por conta de toda a logística demandada para personalizar esse tipo de atendimento.

Assim, outra grande característica presente no autosserviço é a ausência de funcionários para intermediar o processo de compra.

O modelo foi se adequando tanto para lojas de pequeno e médio porte quanto para as grandes lojas que possuem mais variedades de produtos.

Há uma série de lugares que adotam esse sistema, como os condomínios, escritórios, prédios corporativos, coworkings e muito mais locais que compartilham uma coisa em comum: o uso da tecnologia para permitir que o indivíduo possa realizar um procedimento sozinho, de maneira prática e eficaz.

Vantagens dos mercados auto-services

A tendência dos mercados auto-services carrega consigo vantagens que podem ser vistas como um lado bom para a sociedade.

O autosserviço traz benefícios não só para a empresa, mas também para os seus consumidores.

Veja abaixo alguns desses benefícios!

Aumento na produtividade da equipe

Os indivíduos que optam por usar o autosserviço não precisam perder um grande tempo em filas de espera, pois o setor de atendimento do estabelecimento dificilmente ficará sobrecarregado e lento.

Com isso, a equipe de funcionários da empresa poderá ser acionada e focar apenas nos casos mais importantes ou em situações onde os clientes realmente necessitam de ajuda.

Diminui a ocorrência de erros

A cada dia que passa, a tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada no cotidiano das pessoas e das empresas, uma vez que um sistema totalmente automatizado e otimizado possui menos chances de cometer erros.

Tratando-se do processo de compra, ao reduzir ou remover a presença de intermediários nesse processo, as chances de ocorrer erros e problemas por parte do sistema será bem menor do que acontece nos mercados tradicionais.

As tecnologias de autoatendimento podem ser aplicadas de maneira bastante intuitiva, oferecendo também as opções necessárias para que o cliente registre o produto que deseja comprar e a forma de pagamento que ele queira escolher.

Diminui os custos operacionais

Ao considerar que grande parte dos clientes da empresa possuem uma familiaridade para utilizar as tecnologias de auto-services e que consigam conduzir tranquilamente o processo de compra dos produtos, o estabelecimento consequentemente poderá realizar uma grande redução dos colaboradores ligados ao atendimento.

A fila de espera para passar os produtos no caixa diminui, o que está diretamente relacionado à melhoria na experiência de compra dos clientes, proporcionada pelo estabelecimento e ao aumento da satisfação desses indivíduos.

Além do mais, como os custos operacionais são reduzidos, a margem de lucro da loja poderá aumentar bastante.

Melhora a experiência de consumo dos clientes

A experiência de compra é um dos itens mais relevantes em todo o sistema de comunicação e de relacionamento entre uma empresa e seus clientes.

Para que essa experiência seja positiva, há uma série de fatores que devem estar alinhados, como as características do estabelecimento, os elementos de comunicação visual, as cores da loja, a disposição dos produtos, a iluminação presente na loja, a maneira como a equipe se comunica com as pessoas e a presença que a marca tem no mercado.

Implementar o autosserviço é um modo de mostrar que a empresa possui perspectiva de inovação e que realmente se preocupa com a experiência dos seus clientes, oferecendo-lhes uma ótima opção de agilizar o processo de compra e torná-lo muito mais agradável e prático do que como ocorre no modelo tradicional, o varejo de balcão.

Conclusão

O mercado de auto-service é uma tendência mundial que usa a tecnologia para dispensar o uso de intermediadores para fazer diversos processos.

Assim, esse tipo de mercado traz pontos positivos para a sociedade e benefícios para as empresas e seus clientes.

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