Qual a diferença entre margarina e manteiga?

Ouvimos dizer que a manteiga é mais gordurosa, e até mesmo que a margarina faz bem para o coração. Mas qual a diferença entre margarina e manteiga?

A manteiga é retirada do leite da vaca, e a margarina é feita basicamente de óleo de cozinha.

Adorada pelos brasileiros, a margarina foi criada para ser uma opção mais barata à manteiga, que utiliza muito leite para ser produzida.

O processo inicial era simples: Adicionar hidrogênio ao óleo vegetal, o que o torna cremoso. Adiciona-se sal, água, emulsificantes e outros elementos para melhorar seu sabor e consistência.

Saiba como a manteiga e a margarina são produzidas.

Por ser de origem vegetal, a margarina não possui colesterol, ao contrário da manteiga, tendo sida considerada por muito tempo mais saudável que a sua concorrente.

No entanto, há algum tempo estudos mostraram que as gorduras hidrogenadas das manteigas possuíam as gorduras “trans”, que geravam problemas ainda piores que o colesterol. Ou seja, as gorduras hidrogenadas geram mais doenças cardiovasculares que o colesterol da manteiga.

A gordura saturada da manteiga é vilã?

Essa discussão não parece chegar a um fim. Mas, primeiro, temos que entender que gordura não é sempre ruim para o corpo. O nosso organismo precisa da gordura para, por exemplo, absorver vitaminas como a A, B e K.

Pensando nos benefícios da gordura, nutricionistas dizem que a saturada tem certo potencial para nossa saúde. E por ser de origem animal ela é reconhecida por nosso corpo e digerida com maior facilidade.

A gordura saturada também contém ácidos graxos de qualidade, como o ácido butírico, que é utilizado com frequência para reduzir inflamações do sistema digestivo. Mas não podemos afirmar que esta é a melhor gordura para o organismo.

Afinal, entre margarina e manteiga, qual eu escolho?

A manteiga foi a vencedora entre as nutricionistas consultadas pela reportagem. Por ser produzida de forma natural e ser melhor digerida pelo corpo, ela é uma opção mais saudável – desde que seja consumida com moderação, por quem não tem problemas de colesterol. No entanto, apenas uma colher de chá por dia é a medida ideal entre margarina e manteiga.

Qual o agrada mais? Além disso, devemos lembrar que tanto a manteiga quanto a margarina são feitos essencialmente de gorduras, e devem ser consumidos com cautela e em baixas quantidades.

Siga nosso Instagram para saber das novidades do setor Food Service e também se inscreva na Newsletter do Blog Bom Sabor.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *