Bar e Restaurante: como economizar com 5 práticas diárias

Uma das principais preocupações de qualquer proprietário é desenvolver práticas que ajudem a economizar no restaurante. A partir disso, muitos empreendimentos do ramo estão buscando alternativas mais sustentáveis e que realmente façam uma boa diferença financeira no fechamento das contas do mês.

Neste post iremos abordar 5 práticas que ajudam a economizar uma boa quantidade de dinheiro e recursos em bares e restaurantes. Prossiga a leitura e economize diariamente com as nossas dicas para economizar no restaurante da melhor maneira.

  • Mentalidade correta

A primeira coisa que você deve pensar ao começar a economizar em seu bar ou restaurante é a mudança da sua mentalidade. É preciso ter em mente que algumas práticas diárias podem ajudar na economia, de modo que cada decisão pode ser repensada. 

Além disso, os funcionários também devem estar cientes dessa nova abordagem do estabelecimento. Seja claro e objetivo com os colaboradores, de maneira que eles também estejam focados na economia.

É importante salientar que a economia não representa baixa de qualidade. Isso significa que, ao pensar em cada decisão de mudança para economizar, a seguinte pergunta deve ter uma resposta positiva: “Estou economizando e ao mesmo tempo garantindo qualidade para o meu cliente final?”. Certamente ao proporcionar qualidade, seus clientes não irão te abandonar.

Além disso, é importante lembrar a razão pela qual a economia está sendo realizada. Caso seja para salvar o restaurante da falência ou para realizar novos investimento, foque nisso e se lembre do motivo cada vez que tiver que tomar uma decisão que não agrade em um primeiro momento.

  • Negociação

Qualquer economia deve partir do princípio, de modo que em um bar ou restaurante isso começa na negociação com os fornecedores. Caso você compre produtos em pouca quantidade, opte por comprar em maior número e tente reduzir o preço final com seus fornecedores. Isso acarreta em uma grande diferença financeira a longo prazo.

Outra questão interessante que pode ser observada são as promoções realizadas em grandes atacados. Se você tem uma lancheria, por exemplo, veja nos atacados próximos se há alguma promoção de azeite. Caso você seja dono de um restaurante, procure comprar em locais que tenham promoções de carnes, como frigoríficos e açougues especializados.

Busque por ofertas e vá atrás dos melhroes preços, assim a economia irá acontecer naturalmente no dia a dia do negócio. 

Além desses aspectos, converse com outros proprietários de sua confiança e busque pelos fornecedores que ofertam produtos de qualidade e que, ao mesmo tempo, tenham qualidade igual ou superior aos produtos que você utiliza atualmente. Contatos são importantes para empreendedores. Então, use e abuse dos seus!

  • Estoque de produtos

O estoque é uma excelente maneira de aproveitar promoções que só valem por um dia. Tendo um lugar para armazenar produtos que você utiliza com frequência, certamente você conseguirá reduzir alguns gastos e poderá economizar mais dinheiro.

Tendo um estoque bem recheado de produtos, você também irá economizar no transporte. Isso ocorre, pois ao ter os produtos armazenados no estabelecimento, você não precisará sair de carro para buscar unidades que estão faltando para começar o dia no estabelecimento.

Um ponto importante em relação ao estoque é o armazenamento realizado. Caso você conte com um espaço para refrigeração, como freezers e geladeiras, verifique sempre se os produtos estão armazenados corretamente. 

Você tem que saber a data de validade de cada unidade, de modo que, caso a vigilância sanitária faça uma visita, você esteja com tudo em dia e não acabe tendo que pagar altas multas ou até mesmo fechar o estabelecimento.

Ainda sobre o estoque, é importante preservar os alimentos para que nada seja jogado fora. Compre exatamente o que você acha que irá usar. Se o seu restaurante for a quilo, por exemplo, lembre-se de repor o que considera que efetivamente terá saída e não o que pouco é consumido pelos clientes.

  • Tamanho das refeições

O tamanho de cada porção é um fator muito importante para o sucesso de um bar ou restaurante. Muitas vezes os proprietários acabam colocando muito mais do que é consumido em cada porção para dar ao cliente a impressão de fartura na refeição.

Embora essa seja uma ótima estratégia de negócio, é importante fazer o cálculo correto do valor que é utilizado para servir cada poção. É preciso considerar fatores como o preço de manutenção do local, salário dos funcionários, custo dos alimentos, impostos, lucro desejado, entre outros fatores.

Somente com um cálculo bem feito é possível obter lucro e garantir a estabilidade do negócio, inclusive em tempos de crise ou de pandemia, como é o caso do novo coronavírus que assolou o país e o mundo no ano de 2020. 

Muitos restaurantes acabaram fechando e isso acarretou em um prejuízo enorme para os proprietários que não possuíam um fundo de emergência para situações como essa.

  • Sustentabilidade

A busca por práticas mais sustentáveis tem sido uma constante entre os melhores restaurantes e bares do  mundo. Assim, para economizar no restaurante de forma consciente, que tal optar por estratégias mais sustentáveis?

Opte por pequenos agricultores e por alimentos sem agrotóxicos. Assim, além de economizar e ajudar os produtores de menor porte, você também irá oferecer opções mais saudáveis para seus clientes.

Dica extra: Economize nas contas fixas

Uma última dica para você proprietário que quer economizar em seu estabelecimento é economizar nas contas fixas. Tente negociar um valor mais acessível com o dono do prédio caso você pague aluguel. Além disso, tente economizar luz e água, ensinando aos funcionários como se portar para isso. 

Dica extra: Sachês personalizados podem mudar o seu negócio! Conheça essa opção!

As embalagens, por menores que sejam, são itens muito importantes para a sua empresa e para o seu consumidor, pois elas ajudam a fixar a marca e ainda proporcionar novas experiências de serviços e compras.

Saber e usar os benefícios do uso de sachês personalizados permite à empresa traçar as melhores estratégias para oferecer a melhor impressão ao cliente final.

Um simples sachê personalizado também pode mudar a percepção do cliente com relação ao seu estabelecimento, e melhorar sua apresentação, o que agrega mais valor ao seu produto ou serviço. 

Confira nosso artigo sobre as 6 vantagens do uso de sachês personalizados no seu negócio e faça o download o nosso ebook gratuito abaixo, é só clicar na imagem!

sachês personalizados

Todas essas dicas servem para que você consiga obter lucros cada vez maiores sem descuidar dos pagamentos, das contas e da qualidade do serviço prestado aos clientes do seu estabelecimento. Não esqueça: Para fazer uma economia que efetivamente traga resultados para o negócio, foque na mentalidade, negociação, estratégia e no não desperdício dos alimentos. 

Essas práticas garantem uma economia consistente no estabelecimento, e tanto você como seus clientes e colaboradores poderão ficar satisfeitos no fim do dia. Aproveite para economizar no restaurante e guardar uma reserva, caso ocorra alguma eventualidade. Assim você sempre estará preparado!

Nos conte o que mudou em seu restaurante, depois de nossas dicas! Siga nosso instagram.