Delivery no Covid-19: 5 dicas de higiene e segurança

A pandemia mudou totalmente a configuração das empresas e agora o Delivery no Covid-19 exige inovação e criatividade para se mater vivo. O isolamento social fez aumentar a demanda de produtos através da internet como nunca antes e tal cenário não foi diferente no ramo alimentício.

A covid-19 tornou indispensável a rápida adaptação aos protocolos de higiene desde o preparo até a entrega do alimento. Essas medidas protetivas criadas têm a finalidade de oferecer um produto com a segurança e qualidade que o seu cliente merece. O objetivo deste post é indicar algumas medidas de higiene essenciais que precisam ser tomadas no processo de delivery em tempos de pandemia.

Estabeleça uma rotina diária de higiene para seus funcionários 

Existem alguns hábitos essenciais  que precisam ser cultivados nos funcionários responsáveis pelas entregas do alimento. Essas medidas são simples e fáceis de adotar. Toda empresa tem condição de disponibilizar e todo funcionário tem condição de seguir:

  • a caixa de entrega (box) tem que ser higienizada cuidadosamente todos os dias;
  • o entregador deve ser instruído a jamais colocar a caixa no chão ou em superfícies que não sejam limpas;
  • ele também deve lembrar de higienizar as superfícies com as quais tem contato constante em seu veículo;
  • é preciso que o entregador higienize as mãos com água e/ou álcool 70% após cada uma das entregas feitas.

Disponibilize o material necessário para os entregadores 

Também é indispensável disponibilizar material suficiente e de qualidade para a correta higienização da caixa de entrega, das mãos e de equipamentos utilizados para o delivery.  

Desta forma é tarefa da sua empresa garantir o acesso do entregador ao álcool 70%, a papéis toalhas, lenços umedecidos e acesso a lavatórios com água limpa e sabonete líquido (ou detergente). Incentive ele a utilizar os materiais e kit oferecidos.

Instrua o seu funcionário sobre como proceder no momento das entregas em tempos de Covid19

O seu funcionário precisa estar ciente de que: 

  • a limpeza das mão deve ser feita minuciosamente e sem pressa;
  • ele não pode ter acesso ao local em que o produto é feito (a higienização precisa ser em um ambiente separado da cozinha);
  • o uso da máscara é obrigatório em toda a viagem e principalmente no momento da entrega do produto;
  • é preciso que ele mantenha-se à distância de pelo menos um metro do consumidor para evitar o risco da disseminação ou contágio da covid 19.

Dê preferência a pedidos feitos através da internet

Sempre que for possível, você deve evitar fazer as vendas de forma presencial ou por telefone. O ideal é que o seu cliente pague o produto através da internet. Essa ação é prática e oferece maior segurança a todos os envolvidos. 

Caso não seja possível oferecer um método de pagamento do produto antes da entrega, o cliente deve ser incentivado a pagar o pedido através de cartão de crédito, débito, boleto ou transferência. Desta forma o consumidor evita que o entregador manuseie dinheiro em espécie e precise levar troco.

Caso o pagamento precise mesmo ser presencial e não reste outra alternativa, ao levar a máquina do cartão o entregador precisará desinfetar a mesma com álcool 70% e limpar o dispositivo com papel toalha. Esse procedimento deve ser feito em cada entrega e de preferência na frente do consumidor.  

Felizmente, quando se trata de hotéis e pousadas o processo se torna simplificado pois os itens consumidos são quitados no momento do  check-out.

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Armazenamento de alimentos no Food Service

Falando sobre Food Service, quem nunca teve um mal-estar logo após ingerir algum alimento que possivelmente estava vencido ou com condições inadequadas de consumo?

Saiba que isso é algo que pode e deve ser evitado, e a sua empresa precisa se destacar da concorrência. Para isso, você deve oferecer um Food Service de ótima qualidade.

Para ter sucesso no seu empreendimento, assim como inovação na hotelaria e no setor alimentício, acompanhe as dicas para armazenar os alimentos e, com isso, evite a insatisfação da clientela com relação aos seus serviços.

Certifique-se das condições físicas do entregador 

Converse com seu funcionário, conscientize-o e certifique-se de que ele esteja em boas condições físicas, não teve contato direto com algum doente e não apresenta nenhum sintoma da covid-19. Caso possível ofereça testes para descartar a possibilidade.

Caso existam suspeitas, o melhor é não permitir que ele faça as entregas, pois sabemos que um entregador contaminado com a doença é capaz de disseminá-la para várias outras pessoas. 

É necessário que a empresa mostre ao funcionário a importância de se cuidar, mesmo fora do expediente. Explique a ele que a saúde de diversas outras pessoas também depende das suas próprias ações e cuidados pessoais. Mostre que a escolha moral correta faz toda a diferença.

Dica bônus: não ignore a participação do consumidor no combate à Covid-19

Apesar de todas as dicas oferecidas anteriormente estarem voltadas ao entregador, o consumidor também precisa estar ciente de como proceder após a entrega. É importante que sua empresa destaque a necessidade da higienização das mãos após o recebimento da entrega e da urgência do descarte de toda a embalagem externa do produto.

É preciso que o seu consumidor perceba o cuidado com a higiene do seu produto refletida  também na entrega, para que ele possua uma experiência de compra satisfatória e que leve à fidelização.

Gestores e demais profissionais do setor alimentício precisam estar cientes de que todo o processo de venda é uma forma de propaganda e é o que garantirá o retorno do cliente. Por esse motivo, é  importante que o consumidor veja o seu compromisso com a higienização dos alimentos, mesmo no delivery.

Sua empresa pode inclusive colocar todas essas informações no site e nas redes sociais, assim como toda a instrução para o consumo seguro do produto. Esse será um marketing positivo que, com certeza, trará bons frutos, além é claro, de contribuir para a superação deste momento de calamidade pública na saúde.

Desejamos boas vendas e que a sua empresa seja referência nos serviços de delivery com total higiene e segurança.

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O mercado digital de alimentos funciona como uma peça-chave para a atualização de restaurante. Ademais, um app de comida garante altos benefícios e modernidade para o food service.

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O que você achou dessas dicas? Conte-nos quais delas sua empresa segue. Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe o seu comentário logo abaixo. Não deixe de nos seguir nas redes sociais, estamos presentes no Facebook, Instagram e também no  Youtube . Convidamos você a conhecer a nossa loja virtual. Ajudaremos a tornar o seu produto ainda melhor!