Conheça a origem e a historia do Yakissoba

Conheça a origem e a historia do Yakissoba

Uns dizem ser da China, outros do Japão…

O termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso. Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses.

O sauce yakisoba é tão apreciado no arquipélago, que é utilizado como acompanhamento de vários outros pratos, como o hiroshima-yaki (okonomiyaki ou pizza japonesa, típica de Hiroshima, recheada com yakissoba), yakisoba-pan (sanduíche de yakissoba), soba-meshi (arroz refogado com yakissoba), omu-soba (omelete recheada com yakissoba), etc. Além do sauce yakisoba, existem outras variedades de yakissoba no Japão, como o gomoku yakisoba, mais parecido com o yakissoba consumido no Brasil, que consiste em macarrão refogado no óleo, com ankake (cobertura) de legumes e carnes, refogados e temperados com um molho encorpado, à base de shoyu; e o kata-yakisoba (kata = duro), macarrão frito e crocante, com ankake.

Aspectos históricos 

Sauce Yakisoba: macarrão, legumes e carne temperados com molho parecido com o molho inglês, só que mais espesso. O macarrão da China apareceu pela primeira vez no Japão na Era Heian (sécs. VIII~XII), em formato que remete ao soumen (macarrão japonês, bem fino) atual. Por sua vez, o chuukamen (macarrão chinês), utilizado no yakissoba, foi primeiramente degustado pelo famoso daimiô e gourmet da Era Edo (sécs. 17~19), Mitsukuni Mito (1628~1701), quando o confucionista Shushunsui (1600~1682) apresentou-lhe o shiru-soba (macarrão com sopa, precursor do lámen). Mas, nessa época, o macarrão chinês ainda não era acessível ao povo em geral.

Com a abertura dos portos, na Era Meiji (sécs. XIX~XX), começaram a surgir bairros chineses em cidades portuárias, como Yokohama e, conseqüentemente, restaurantes típicos, que passaram a servir o macarrão chinês, conhecido inicialmente como chuka-soba (chuka = chinês) ou shina-soba (shina = China), propagando-se, gradativamente, por todo o país. O termo soba é um resquício dessa antiga denominação e não deve ser confundido com o macarrão soba (feito de trigo sarraceno).

O sauce yakisoba surgiu no Japão a partir da adaptação de um prato chinês chamado chao men, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês), capaz de satisfazer rapidamente a fome, numa época de racionamento alimentar. Antigamente, o yakissoba era temperado com shoyu na região de Kanto (Tóquio e arredores) e molho inglês na região de Kansai (Osaka e arredores). Depois, padronizou-se o sauce yakisoba no país inteiro.

Conheça a origem e a historia do Yakissoba

Conheça a origem e a historia do Yakissoba, Conheça a origem e a historia do Yakissoba, Conheça a origem e a historia do Yakissoba, Conheça a origem e a historia do Yakissoba

 

Sachê Molho Shoyo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *