Segundo dados estimados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são gerados diariamente cerca de 160 mil toneladas de lixo no Brasil.
As embalagens excessivas de produtos e alimentos contribuem não só para essa estatística, mas também para a poluição e destruição do meio ambiente.
Existem no mercado outras possibilidades de se criar e utilizar embalagens, proporcionando uma experiência diferente para o cliente e ajudando na redução do uso do plástico. Além disso, elas podem ser reutilizadas novamente através da reciclagem.
Ficou interessado? Continue a leitura até o final deste post para saber mais informações sobre as embalagens minimalistas e se elas são ou não uma tendência.
O que é minimalismo?
O minimalismo é um conceito que surgiu no século XX em diversos movimentos artísticos, culturais e científicos que valorizam a simplicidade e a utilização de poucos elementos em sua representação.
Essa tendência tem sido aplicada em várias áreas da vida humana, inclusive nas embalagens de produtos.
O minimalismo atrai pessoas que valorizam a estética, mas evitam excessos. A ideia é que objetos e itens cumpram sua função de forma objetiva, sem a adição desnecessária de elementos.
Dessa forma, a criação de um produto é baseada apenas nos recursos fundamentais para a sua concepção.
O design minimalista pode trazer clareza e elegância para um produto. Podemos observar em nosso dia a dia a importância e o impacto do design minimalista em embalagens e logotipos de produtos.
Esse estilo de design pode ser uma ferramenta valiosa para alcançar o sucesso, pois a objetividade aliada a um design limpo pode proporcionar experiências incríveis para o público e fortalecer a conexão com a marca.
Minimalismo na indústria
É fundamental compreender que o conceito de minimalismo aplicado na indústria não implica necessariamente na redução de recursos. A função principal de uma embalagem minimalista é atrair, informar e satisfazer o cliente.
Independentemente do valor, os recursos devem ser precisos e evitar o uso excessivo de elementos para a produção do material.
Muitas marcas estão redesenhando o design de seus produtos para torná-los mais limpos e intuitivamente informativos. Na prática, isso significa que, ao ter contato com uma embalagem minimalista no mercado, o cliente terá acesso imediato a todas as informações necessárias sobre o produto.
Por exemplo, a embalagem de um alimento pode ser remodelada para conter apenas o nome da marca ou logo, os ingredientes do produto, o sabor e as informações de contato da empresa.
Grandes empresas também adotam o minimalismo
Algumas marcas populares adotam o design minimalista tanto em seus logotipos quanto nos produtos e embalagens, sendo a Apple a principal delas.
A empresa de tecnologia é conhecida por valorizar as embalagens compactas, contribuindo positivamente para a experiência do cliente, trazendo mais satisfação e fidelidade. Esse aspecto também é valorizado por suas principais concorrentes, como Samsung e Xiaomi.
Starbucks e GAP também são citadas como casos de sucesso no quesito branding, adotando o design minimalista em suas estratégias.
Um exemplo é o tradicional copo da Starbucks, que passou por diversas modificações até chegar a um conceito mais simples e menos complexo, com destaque para os espaços em branco.
Já a marca de roupas GAP fez mudanças significativas em sua linha de moletons e embalagens, usando um logo sem serifa.
Esses exemplos ressaltam a importância não só aderir o minimalismo mas também valorizá-lo, principalmente nas embalagens dos produtos, incluindo as de alimentos.
Isso também ajuda no marketing da empresa, afinal, quem não sabe qual empreendimento possui o famoso símbolo da maçã?
Dicas para desenvolver uma embalagem minimalista
Existem muitos equívocos em relação ao minimalismo, principalmente quando se trata de aplicá-lo ao consumo. Algumas empresas cometem o erro de não se informarem adequadamente ou de criar layouts que não são atraentes para o cliente.
Para criar uma embalagem minimalista eficiente é importante que o produto seja atrativo, funcional e informativo. Aqui estão três dicas para desenvolver uma embalagem minimalista de sucesso:
- Faça um bom planejamento
Faça um levantamento de todas as embalagens que precisam de uma repaginada e identifique quais elementos podem ser eliminados, além de sinalizar quais informações são fundamentais para o entendimento da embalagem.
Se estiver criando um novo produto, faça uma lista com todas as informações que precisam estar presentes na embalagem.
- Tenha cuidado ao criar um conceito
O minimalismo é um posicionamento que deve estar alinhado com os processos da marca para evitar inconsistências na mensagem.
Geralmente, as marcas que investem no minimalismo também estão preocupadas com o meio ambiente, por essa razão, não há sentido ter embalagens minimalistas e continuar com os processos que agridem a natureza.
- Construa uma imagem forte do seu produto
A criação de um novo produto é geralmente apoiada por campanhas publicitárias com identidades fortes, pois são mais fáceis de serem lembradas.
No entanto, o minimalismo pode prejudicar a marca e, consequentemente, o comércio se for excessivamente simples e não impactar o cliente.
Portanto, além de ter uma embalagem com um conceito forte, é importante ter uma mensagem que impressione. Tenha atenção ao usar as palavras para construir uma imagem forte.
Conclusão
O minimalismo é um estilo de design que busca remover toda a poluição visual possível, aumentando a interação do usuário com o produto. No entanto, é importante ter cuidado para não deixar o design simplório, mantendo-se fiel aos elementos da marca e ao espaço disponível.
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