Saiba o que é o delivery ecofriendly e como algumas empresas já estão colocando em prática essa nova modalidade do serviço em domicílio que preconiza a sustentabilidade.
Artigo por Rede FoodService, redefoodservice.com.br (9 de julho de 2021)
2020 foi o ano do delivery, não é mesmo? Prova disso são os dados de algumas pesquisas divulgadas no começo de 2021 que retratam bem o fato da atual pandemia de Covid-19 ter dado um verdadeiro gás no serviço de entrega em domicílio, especialmente em relação ao mercado food service.
Levantamento da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, por exemplo, serviu de base para a mensuração de que os gastos dos brasileiros com delivery cresceram 149% no último ano, tendo como parâmetro de análise as despesas dos usuários com os três principais aplicativos de entregas, o Rappi, Ifood e Uber Eats. Essa pesquisa da Mobills aponta, inclusive, que dezembro de 2020 foi o mês com mais gastos com delivery e, quando comparado a março, marco do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, o aumento foi de 187%.
Além disso, foi constatado que o Ifood foi a plataforma que apresentou maior aumento de despesas em 2020 pois, comparando janeiro a dezembro, o app registrou um crescimento de 172%. Já o Rappi e o UberEats tiveram aumento de 121% e 37%, respectivamente.
Estudos do site Statista também colocam o Brasil como destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. Afinal, sozinho, o país foi o responsável por quase metade do mercado, chegando a 48,77%. Assim como, as previsões apontam que o setor poderá movimentar aproximadamente US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até o final de 2021.
Frente a esse cenário de clara expansão, você já parou para pensar que, ao mesmo tempo em que o serviço delivery vem crescendo mês a mês, o movimento dos entregadores nas ruas brasileiras também vem aumentando em igual proporção? Pois é! E isso traz alguns sérios problemas para o meio ambiente, como o aumento da emissão de CO2 na atmosfera por meio dos tradicionais veículos utilizados para fazer as entregas, como motocicletas e carros.
Nunca refletiu sobre isso? Não tem problema! Pois, hoje, nós da Rede Food Service queremos apresentar para você uma nova tendência do ramo do serviço de entrega em domicílio, que é o delivery ecofriendly. Vamos lá?
O que é delivery ecofriendly?
De acordo com Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil, empresa especializada em gestão inteligente de frotas, “a definição de ecofriendly é aquela que é amiga do meio ambiente. Ou seja, quando pensamos em entregas (delivery), reduzir a emissão de CO2 é o principal objetivo que pode ser alcançado com o uso dos veículos elétricos. E, quando falamos em redução, podemos incluir a poluição sonora também, que é um problema em grandes centros urbanos. Por isso, a bicicleta seria a opção mais adequada, mas, obviamente, não é possível cobrir todas as áreas com elas. Daí, que entram as opções elétricas, as e-bikes, que são mais racionais e menos poluentes”, explica.
Quer conferir o artigo completo? acesse o artigo completo da Rede Food Service.
Nós também temos uma série especial sobre Dicas de FoodService e você pode acessar nesta categoria.
Apoiado por uma história de sucesso desde 1955, o Blog Bom Sabor se apresenta como uma autoridade quando o assunto é Food Service. Junte-se a milhares de leitores e acompanhe nossos diversos artigos.