O seu restaurante tem um bom plano de gestão do restaurante? Se você quer saber como está seu restaurante, precisa olhar seus números e uma certeza que temos é que restaurantes sem gestão financeira estão muito longe do sucesso.
Os proprietários de restaurantes inteligentes sempre começam com um plano anual e um orçamento operacional bem definidos. Depois disso, eles o separam em períodos e estabelecem metas de receita razoáveis.
Na economia incerta de hoje, caracterizada por frequentes flutuações de mercado e taxas de juros sempre crescentes, pequenas empresas com conhecimento financeiro limitado estão lutando para se manter vivas, quanto mais prosperar.
Essas dez dicas irão melhorar a sua gestão financeira, melhorar o seu fluxo de caixa do restaurante e resolver todos os problemas caros. Coloque novos hábitos em prática com essas práticas recomendadas.
Registros Contábeis
Os registros contábeis de um restaurante são essenciais para seu sucesso. Além de auxiliar na tomada de decisões estratégicas, é a forma de avaliar continuamente o estado de suas finanças e garantir sua lucratividade.
A importância de manter uma contabilidade correta no restaurante é tanta que, sem ela, você não saberia quanto dinheiro entra e sai de sua organização, nem poderia planejar o crescimento futuro.
As estratégias de contabilidade dos restaurantes permitem monitorar a situação financeira do seu negócio e permitem a elaboração de relatórios de resultados e projeções que orientam o caminho a seguir.
Conheça seus números
Em primeiro lugar, saiba quanto dinheiro está entrando e saindo a cada semana. Todo dono de restaurante deve saber esses dois números. Liste todo o dinheiro que sai a cada semana e a cada mês, incluindo:
- Aluguel, empréstimos ou pagamentos de hipotecas
- Ingredientes para comida e bebida
- Custos de mão de obra
- Suprimentos
Seu próximo passo é fazer uma previsão das vendas para a próxima semana e mês. Para ser preciso, use o PDV do seu restaurante para mostrar os dados.
Faça orçamentos sazonais
Outra qualidade útil da previsão de fluxo de caixa e gestão financeira é que você pode criar orçamentos sazonais e começar a economizar dinheiro para as temporadas mais caras. Os orçamentos anuais só podem levá-lo até certo ponto em termos de boas práticas de gerenciamento de caixa, portanto, use a previsão como um guia para alocar fundos para a equipe sazonal, ações e necessidades de marketing.
Não importa o tamanho do seu negócio, uma verdade permanece: o fluxo de caixa é uma grande prioridade. É a força vital do seu negócio. No entanto, embora a maioria dos proprietários de pequenas empresas conheça essa verdade, muitos ainda lutam com as definições básicas de fluxo de caixa, fundamentos e estratégias de gerenciamento que realmente maximizam os benefícios.
Mantenha os custos dos ingredientes baixos
Os donos de restaurante também devem procurar maneiras de manter baixos os custos dos ingredientes, pois eles podem representar uma parte significativa das despesas. Existem muitas maneiras diferentes de reduzir os custos nesta área.
Alguns restaurantes compram seus ingredientes a granel, pois costumam ser mais baratos quando comprados dessa maneira. Essa é uma ótima dica para a rotina do seu restaurante e para a sua gestão financeira.
Da mesma forma, alguns restaurantes em dificuldades podem passar a usar ingredientes baratos para manter os custos de produção de alimentos baixos. No entanto, o risco potencial dessa abordagem é que ela pode afetar a qualidade dos alimentos, o que pode impactar negativamente a popularidade do seu restaurante entre os clientes.
Uma super dica é implementar sachês alimentícios de qualidade dentro do seu plano de custos. Nós produzimos um artigo incrível falando sobre os benefícios da utilização de sachês no seu negócio. São 5 motivos que te levarão a considerar esse uso dentro do seu restaurante.
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Planeje a contabilidade do seu restaurante
Antes de executar suas tarefas diárias, gerando análises contábeis e analisando as métricas sobre suas finanças, é necessário se fazer algumas perguntas que o ajudarão nas seguintes etapas:
- Quantos fornecedores trabalham com você?
- Qual é o seu orçamento de despesas e matéria-prima todos os meses?
- Quanto você gasta com seus funcionários?
- Você trabalha com comissões? Eles variam muito?
- O desempenho da sua loja varia por mês?
- Você tem uma reserva de dinheiro suficiente para possíveis imprevistos?
Evite Depender de Crédito
Embora os novos restaurantes devam usar sua conta comercial para comprar ingredientes crus, seria um erro confiar muito no crédito. Você não quer um futuro de pagar dívidas em vez de desfrutar dos lucros. Se estiver usando seu crédito para comprar, consulte as projeções de vendas para garantir que o saldo possa ser pago de volta.
Quando estiver com dinheiro, converse com os fornecedores sobre como obter um desconto para pagamentos imediatos. Os fornecedores também têm seus próprios problemas de gestão de caixa e apreciariam o pagamento adiantado.
Evite gastar em coisas desnecessárias
As pessoas que vão abrir restaurantes muitas vezes tentam projetá-los da maneira que sempre imaginaram. Isso geralmente envolve renovações e acréscimos de alto custo que não atendem a uma finalidade funcional.
Pode ser tentador contratar um de seus pintores favoritos para adicionar um mural à parede posterior do restaurante, mas isso pode ser um desperdício de dinheiro se o mural não atrair clientes suficientes para justificar sua adição.
Por esse motivo, os proprietários de restaurantes devem se concentrar em atender às necessidades básicas antes de gastar em itens adicionais. As margens de lucro na indústria de restaurantes podem ser muito reduzidas, por isso é importante fazer com que cada libra que você gaste conte para fornecer aos clientes alimentos e serviços de qualidade.
Alocar fundos para marketing
Uma parte do seu orçamento anual ou sazonal deve ser reservada para o marketing do seu negócio. Isso é especialmente importante para novos restaurantes que ainda estão decolando.
Um novo restaurante com os melhores itens do menu e serviço excepcional ainda pode falhar em atrair clientes devido à falta de marketing. Os donos de bares e restaurantes devem considerar a contratação de um profissional de marketing que possa promover o negócio para o público apropriado da maneira correta.
No entanto, mesmo o marketing deve ser conduzido com cuidado. Se ao analisarem os números, descobrirem que suas atividades promocionais não estão atraindo novos clientes, pode ser hora de revisar sua estratégia.
Nós temos diversas dicas de marketing para bares, restaurantes e também para implementação de um delivery consistente em nosso Blog. Você pode conferir as nossas sessões de Dicas de Marketing & Dicas de Food Service.
Economize para um dia difícil
Prepare-se para despesas inesperadas na gestão financeira, como um fogão quebrado. Comece a reservar uma reserva de caixa agora para esses incidentes surpresa. Você também deseja se preparar para quaisquer diferenças de comportamento do cliente, como feriados nacionais ou mau tempo. Acompanhe as condições do mercado para se preparar para períodos de seca.
A economia empresarial é possível aumentando a receita ou reduzindo as despesas.
O que pode ser feito para gerar economia nos negócios está relacionado à sua capacidade de gastar os fundos da empresa com sabedoria. A maioria dos donos de restaurantes não estão cientes das coisas importantes que levam à economia do negócio quando se trata de gestão financeira e você precisa estar na frente da maioria.
Conte com vários fornecedores
Prepare-se para qualquer incidente, como uma entrega perdida, tendo uma lista diversificada de fornecedores para confiar. Você também pode garantir que está obtendo o melhor preço para seus ingredientes, comparando vários fornecedores de uma só vez.
Convidar a competição para o seu negócio é do interesse da sua organização. Os fornecedores farão o possível para convencê-lo de que somente eles possuem sua solução de fonte única ou que você sempre obterá o plano de serviço de platina “melhores amigos” por causa de um relacionamento pessoal.
Ao escolher os fornecedores que atendem aos critérios especificados, você terá identificado fornecedores que se sobrepõem, de modo que, se um fornecedor começar a escorregar, enfrentar dificuldades financeiras ou sair do mercado, um segundo fornecedor pode compensar a diferença enquanto você se qualifica um novo.
Não deixe tudo para o último momento!
Devemos manter um controle mais constante da contabilidade de um restaurante, sem deixar muito tempo entre as supervisões. A ideia é fazer um acompanhamento periódico semanal, sem sofrer um grande golpe no final do mês.
Dessa forma, você pode comparar os períodos de mais vendas e menos vendas.
Cada vez mais gerentes e proprietários de restaurantes estão aderindo à transformação digital e à inteligência de negócios. Graças a essas soluções, eles estão realizando esse trabalho complicado com muito mais rapidez e facilidade.
Gostou das nossas dicas de restaurante? Nós temos uma sessão especial sobre Dicas de Negócio que você vai se interessas. Não esqueça de se inscrever em nosso Blog e nos seguir também no Instagram.
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