4 Últimas tendências do Food Service: conheça todas

Para que um negócio do ramo alimentício consiga se manter relevante no mercado, é crucial que os gestores conheçam as tendências do food service, bem como quais são as necessidades e exigências dos consumidores.

Para alcançar esse objetivo, é preciso que eles estejam atentos à realmente todas as últimas tendências no food service.

Artigo por Blog Faleiroblog.faleiro.com.br (02 de agosto de 2021)

A pandemia do coronavírus acelerou várias tendências que já estavam em crescimento nos últimos anos, mas a COVID-19 também criou novas preocupações e desejos nos brasileiros. Foi para que você se mantenha informado sobre o assunto que trouxemos este conteúdo que lista as tendências mais promissoras, mas que também são as menos faladas no mercado. Acompanhe a leitura!

Apresentar diferentes canais de venda

Formatos tradicionais de venda de produtos não são mais suficientes para atender as necessidades dos clientes. Segundo o portal ConsumidorModerno e uma pesquisa da Mobills, houve um aumento de 94,67% no uso de aplicativos de entregas focados em comida — como Ifood, Rappi e Uber Eats. A expectativa é que o delivery prevaleça mesmo com o fim da pandemia do coronavírus.

Esse aumento significativo trouxe benefícios e impactou diferentes setores como supermercados, panificadoras e cozinhas especializadas para delivery.

Canais de vendas para supermercados

No que diz respeito aos supermercados, o infográfico elaborado pela DeliveryMuch mostra que os pedidos online para supermercados cresceram 270% durante a pandemia. No interior do Brasil, esse percentual foi ainda maior, alcançando 396%.

Panificadoras

O delivery também foi positivo para panificadoras, confeitarias ou padarias de maior porte, já que os dados da DeliveryMuch mostram que as vendas de alimentos desses tipos de negócios ocupam 5º lugar na posição dos mais pedidos durante a pandemia. Além disso, foi o tipo de compra que mais prevaleceu perante mulheres (38%) e jovens (42%).

Dark Kitchen

Houve uma maior busca pelas chamadas Dark Kitchens (Ghost Kitchens ou restaurantes virtuais), que são empresas que atendem clientes exclusivamente por entrega, ou seja, não atendem no estabelecimento físico.

Segundo dados da Fiscal Food Service e Food Connection, 20% dos operadores pretendem investir nesse tipo de negócio. Por exemplo, um food service de maior porte pode investir em uma Dark Kitchen que ficará por conta de atender o delivery para aproveitar dessa tendência no food service.

As informações apresentadas nesse tópico mostram que o fornecimento de delivery não é vantajoso apenas para estabelecimentos como restaurantes, pizzarias e lanchonetes, mas também para supermercados, lojas de conveniência, supermercadistas, entre outros.

Game Changer

A expressão Game Changer pode ser traduzido para “transformador do jogo” e se trata de uma empresa que está disposta a trazer grandes inovações no mercado em que ela atua. A organização que conseguir se tornar uma Game Changer será capaz de conquistar uma posição de destaque no mercado.

Líderes do ramo alimentício estão investindo mais em novidades e tecnologias. A multinacional BRF, por exemplo, pretende aumentar o investimento em inovação de 3% do faturamento para 10% até 2023.

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Nós também temos uma série especial sobre Dicas de FoodService e você pode acessar nesta categoria.