10 passos para transformar seu negócio em uma franquia de sucesso

Créditos para foto: Pixabay

A franquia é uma opção de negócio bem atrativa para quem não quer começar do zero. Esse tipo de empreendimento oferece suporte para o empresário, planejamento de negócio e estimativa de retorno de investimento.

A padronização da franquia é um facilitador para o empresário que deseja auxílio na administração do negócio. Além disso, uma marca reconhecida já dá ao franqueado a autoridade que ele precisa para começar a ganhar clientes. 

Outro fator importante para uma franquia de sucesso é a garantia de que toda a estrutura, como ponto comercial e contato de fornecedores, sejam passados pela franqueadora. Assim, o franqueado sente-se mais seguro em prosseguir com o negócio, uma vez que tudo já foi devidamente pensado e validado pela empresa. 

Separamos aqui 10 dicas para você saber mais como funciona o mercado de franquias.

  1. Veja a diferença entre franquia e negócio próprio

Saber bem o seu perfil de empreender é um fator importante antes de entrar para o modelo de negócio de franquia. Acima de tudo, faça uma autoavaliação e veja se a franquia é o negócio que realmente vai trazer satisfação. 

Primeiramente, a franquia não permite inovações ou adaptações fora do que já foi planejado. Por isso, se o seu desejo é inovar, talvez o negócio de franquia não seja o mais adequado para você. 

  1. Faça uma pesquisa pelas franquias

Escolher uma franquia somente pensando no lucro que ela poderá dar é um grande erro. Em primeiro lugar, é importante saber se aquele negócio é compatível com a sua disponibilidade de empreender. Ou seja, veja se os ideais da empresa, o tempo de dedicação e se suas capacidades são compatíveis com o que ela proporciona. 

  1. Determine quanto você pode investir

Assim como em todo empreendimento, o franqueado deve ter um capital disponível para iniciar o negócio e para mantê-lo ativo até que ele dê rendimento. Por isso, você não deve começar esperando que a franquia dê logo retorno, mesmo que a marca seja reconhecida.

Por se tratar de um investimento de risco, a falta de cálculo pode afetar financeiramente a franquia.

  1. Pesquise a franqueadora

Depois que você já viu o perfil de mercado que deseja atingir e o capital que consegue reservar para começar, chega a hora de definir a franqueadora. 

Avalie a marca da franquia, o histórico da marca, seu relacionamento com fornecedores e funcionários. Também veja as avaliações dos clientes. Saber como a marca impacta a vida das pessoas é uma maneira de verificar sua presença no mercado. Para isso, as redes sociais podem ser uma ótima ferramenta em busca de avaliações. 

  1. Apresente seu interesse pela marca

O empreendedor que quiser fazer parte da franquia deve entrar em contato com a marca por e-mail e apresentar interesse. Depois disso, a marca entrará em contato para conhecer melhor o candidato a franqueado.

Saiba que a marca também avalia o candidato. Isso porque a franqueadora precisa estar segura de que o candidato vai atender às expectativas da empresa para manter o negócio dando lucratividade. 

  1. Avalie o COF

Fechar com uma empresa de franquia envolve risco de negócio. Portanto, antes da assinatura do contrato, a lei garante um tempo de 10 dias para tomar a decisão após enviar a COF (Circular de Oferta de Franquia).

A COF apresenta para o franqueado todas as informações a respeito da empresa, como informações comerciais, jurídicas e financeiras. Sendo assim, não se precipite em assinar o contrato antes do prazo. De preferência, busque ajuda de um advogado.

  1. Assine o contrato de franquia

Após a análise do contrato, chega o dia em que o documento será assinado. Dessa maneira, tanto o franqueado quanto o franqueador terão direitos e deveres para cumprir. 

Geralmente, o contrato de franquia tem um período de 5 anos de vigência. Por isso, esteja atento ao ler cada cláusula contratual a fim de evitar futuras divergências. 

  1. Abra a sua franquia

Ainda que a franquia seja uma cópia do modelo original de uma empresa, o franqueado deverá abrir a sua própria empresa. Sendo assim, sua franquia terá razão social diferente. 

O primeiro passo para abrir a empresa é fazer o registro na Junta Comercial, em seguida, a empresa terá a definição de como será feito o pagamento de tributos.

  1. Faça o pagamento da taxa de franquia

O pagamento da taxa de franquia deve ser feito no ato da contratação. Esse valor é cobrado pela franqueadora para cobrir os custos com a transferência de know-how. Além disso, a taxa engloba treinamento para iniciar o negócio, suporte e tudo que for custoso para a implementação.

  1. Inaugure a sua franquia

Chegou o grande dia de inaugurar a franquia. A melhor maneira de dar mais visibilidade à empresa é fazendo um dia de inauguração. Nesse caso, a franqueada poderá dar todo suporte necessário para ver qual melhor dia e ação para atrair consumidores para o evento. 

Aproveite todo suporte da franqueadora para que a sua franquia seja uma empresa de sucesso.

O que achou das nossas dicas? Gostou? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe também nosso conteúdo dentro do Instagram Bom Sabor. Dicas de negócio é um ponto forte nosso e vamos sempre ajudar o seu sonho a ter cada vez mais sucesso.