WhatsApp Business para Restaurantes: 5 funções importantes que o WhatsApp normal não tem

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Com a alta concorrência presente no setor de bares e restaurantes, os negócios que buscam por um espaço nesse mercado apostam em diferenciais, como o uso da tecnologia no seu estabelecimento.

O WhatsApp Business é uma excelente ferramenta que pode ajudar a alavancar o seu negócio uma vez que seja utilizado corretamente.

Continue esta leitura e veja as cinco funções importantes que o WhatsApp Business possui, como usá-lo da melhor forma possível no seu negócio e muito mais dicas e informações.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo desenvolvido para atender às necessidades das empresas, especialmente dos micro e pequenos empreendimentos.

A grande vantagem do WhatsApp Business é o fato de que ele facilita a interação do seu negócio com os seus clientes, com a disponibilização de ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens. 

O app também possui as mesmas funcionalidades e o mesmo visual do WhatsApp Messenger, assim você poderá utilizá-lo para fazer tudo o que já está acostumado a fazer, como enviar mensagens, fotos e vídeos.

Principais recursos do WhatsApp para empresas 

  1. Conta comercial com informações da sua empresa

Um dos grandes benefícios do WhatsApp Business é a opção de criar um perfil profissional e organizado, podendo adicionar a foto de perfil do seu restaurante, o endereço completo dele, o horário de funcionamento, o segmento comercial que ele atua, o site, o e-mail e os outros meios para contato. 

É possível também deixar links com as outras redes sociais do seu empreendimento, tais como o Facebook, Instagram ou até mesmo um site próprio.

Todas essas  informações podem ser inseridas facilmente por meio das configurações do aplicativo e tornam o perfil da empresa mais atrativo, uma vez que os potenciais clientes poderão encontrar esses dados de maneira rápida, além da credibilidade que será passada por um perfil profissional.

  1. Catálogo com os seus produtos

Ao migrar para o WhatsApp Business você poderá criar um catálogo dos produtos e serviços disponíveis no seu restaurante, ou seja, será possível cadastrar um cardápio pelo WhatsApp adicionando fotos dos pratos, preços, descrição deles e também há a possibilidade de cadastrar um link para cada produto.

A plataforma é muito vantajosa, pois permite que você envie os detalhes dos produtos para os seus clientes, facilitando o processo da venda e economizando tempo.

  1. Respostas rápidas

As respostas rápidas são um recurso bastante útil para agilizar as conversas do empreendimento com os clientes. 

Você pode criar e configurar mensagens prontas que poderão ser usadas no chat a partir de comandos pré-estabelecidos no teclado. 

Diante disso, será possível registrar mensagens como a de agradecimento e respostas de perguntas frequentes, e enviá-las para o indivíduo digitando apenas um atalho, que fará com que o texto completo surja na tela para que você o envie rapidamente. 

Por fim, não será preciso perder tempo digitando um texto que é demandado recorrentemente. 

  1. Configurar etiquetas

Os usuários do WhatsApp Business podem organizar as conversas com os clientes utilizando etiquetas coloridas. Então, será possível categorizar as mensagens que são mais urgentes ou os pedidos preferenciais, identificar os contatos com mais agilidade e realizar uma triagem precisa e eficiente das conversas. 

As etiquetas podem ser criadas com os temas que você preferir, segundo as demandas do seu restaurante.

  1. Mensagens de saudação ou de ausência 

Esse é mais um dos recursos disponíveis no WhatsApp Business, se referindo às mensagens que serão enviadas automaticamente para os clientes assim que eles entrarem em contato com o estabelecimento. Isso evita que eles fiquem esperando muito tempo por uma resposta real e se sintam ignorados.

É muito interessante criar mensagens de saudação no WhatsApp Business do restaurante para dar boas-vindas aos clientes e agradecer pelo contato enquanto o atendente não está conversando diretamente com eles.

Nos casos de ausência, ou quando o estabelecimento não está em funcionamento, você pode personalizar as mensagens automáticas como quiser, adequando o texto ao perfil dos seus clientes a da sua empresa.

Vantagens do WhatsApp Business para seu restaurante

O WhatsApp Business já é uma realidade em muitos estabelecimentos, dado que a utilização do app oferece ao seu estabelecimento um contato mais próximo com seu cliente.

Podemos concluir que as grandes vantagens do WhatsApp Business para o seu restaurante são:

  • conta empresarial: é possível criar um perfil do seu estabelecimento, apresentando dados importantes dele, isso fica registrado e torna ainda mais fácil localizar seu negócio. Além disso, existe a possibilidade de utilizar um telefone fixo para criar uma conta;
  • análises e relatórios: ter em mãos um diagnóstico sobre o desempenho do WhatsApp corporativo do seu negócio é muito útil para avaliá-lo;
  • mensagens inteligentes: selecionar e enviar mensagens inteligentes agilizam e dinamizam a conversa com os clientes;
  • WhatsApp web: esse recurso é muito interessante para os restaurantes já que será possível gerenciar e otimizar as mensagens;
  • credibilidade: um perfil profissional com ferramentas inteligentes ajudam a passar uma boa imagem do seu negócio.

Conclusão 

O WhatsApp Business pode ser um grande aliado para ajudar no crescimento do seu negócio, isso é possível graças aos seus recursos e funcionalidades.

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