Quanto investir em marketing digital para meu restaurante? E como sei se tive retorno?

Créditos da imagem: Pixabay

Os donos de restaurantes que saíram à frente em seus negócios, entenderam que o marketing digital precisa fazer parte de suas estratégias de comercialização, diferentemente de algumas empresas que abrem as portas e esperam o cliente entrar. Sem dúvida, fazer um movimento para que o grande público conheça o seu estabelecimento é fundamental para o crescimento da empresa.

Hoje em dia, basta fazer uma pesquisa pela palavra-chave “restaurante” para achar diversas opções na palma da mão. A partir dessa porta de entrada, fica mais fácil divulgar a localização, cardápio e horário de funcionamento para o cliente visitar o espaço.

Mas, sabendo que existe grande concorrência, é preciso se destacar dos demais para que o consumidor passe a ser cliente do seu restaurante. Para isso, você vai conhecer algumas alternativas que tirarão o seu restaurante do anonimato para o tapete vermelho do sucesso. Separamos 5 dicas de marketing para você aplicar como ações de divulgação e venda em seu restaurante.

  1. Faça um planejamento para investir em Marketing Digital no seu restaurante

Começar um negócio é muito bom, mas sem ações de planejamento de Marketing Digital, sua empresa pode ficar sem visibilidade. E como você não quer prejuízo, pare um pouco para começar a montar as suas estratégias de divulgação.

O planejamento de marketing para restaurantes serve para você tomar ações mais efetivas na sua comunicação com o cliente em potencial. Em primeiro lugar, você precisa ter em mente quem é o seu público-alvo. Saiba mais sobre seus gostos e preferências, o que faz e onde mora. Essas informações serão fundamentais para compor o perfil do seu cliente.

Outro ponto importante é saber onde será feita a divulgação. Por exemplo, será que você investirá em um site ou, a princípio, prefere o uso de redes sociais? Saber definir onde serão feitas as aparições do seu negócio é essencial para estreitar o relacionamento com o cliente.


2. Use fotos profissionais na estratégia de marketing do seu restaurante

Investir em boas fotos é uma maneira de fazer o consumidor “comer com os olhos”. Por isso, não deixe de colocar fotos impecáveis dos pratos que serão servidos. Pense que esse é o primeiro contato que o consumidor terá ao ver a sua página no Google ou nas redes sociais. 

Não é à toa que grandes redes de lanchonetes colocam fotos incríveis em suas estratégias de marketing. 

3. Desenvolva um bom site que valorize seu restaurante

O site pode ser o primeiro contato do seu cliente com a sua empresa. Contudo, não basta contratar um desenvolvedor para colocar o site no ar. Para que o seu restaurante ganhe visibilidade, é necessário aplicar técnicas de otimização que deixarão o seu site em posição de destaque.

Além disso, o site precisa ser uma ferramenta de marketing viva. Em outras palavras, da mesma maneira que as redes sociais precisam de conteúdo o tempo todo para atrair novos usuários, o site precisa ser alimentado com novos conteúdos. Nós chamamos isso de Marketing de Conteúdo. Você pode inserir um blog com textos relevantes sobre culinária, por exemplo. Isso ajudará o cliente a achar o seu restaurante através de palavras-chave nos motores de busca.

4. Use a geolocalização para seu restaurante ser encontrado no Google

A geolocalização faz parte da pesquisa do cliente. Isso significa que as pessoas estão cada vez mais usando a internet para visitar lugares como bares e restaurantes. Mais do que isso, o sistema de geolocalização é muito utilizado para o cliente acompanhar o pedido de delivery.

Geralmente, os restaurantes de grandes cidades têm se cadastrado em aplicativos de geolocalização não só para mostrar o endereço, mas também para fomentar os comentários de clientes que já

visitaram o local. Isso potencializa o marketing de indicação ou, o famoso boca-a-boca, de forma on-line.

5. Monitore a presença on-line de seu restaurante e analise os resultados

Monitorar a presença on-line do seu restaurante é uma forma de mensurar seus resultados a fim de otimizar sua estratégia de marketing. Sem um monitoramento, fica difícil ter uma tomada de decisão para escalar o negócio. Essa é a forma de saber quanto investir, bem como se o investimento está dando retorno.

Veja algumas medidas de monitoramento que você poderá aplicar ao marketing para o seu restaurante:

  • Acompanhe o número de visitas no seu site;
  • Veja as impressões dos posts de suas redes sociais;
  • Analise os comentários que estão sendo feitos no aplicativo de geolocalização;
  • Calcule o ticket-médio do seu restaurante.

Depois de analisar cada item será mais fácil ter mais ideias sobre ações para alavancar as vendas de pratos do seu restaurante. 

O mercado de gastronomia possui clientes ainda mais exigentes. Por isso, acertar nas preferências do público-alvo é uma maneira de se tornar a preferência entre tantos concorrentes. 

Agora que você viu como o marketing digital pode ser um grande aliado para o seu restaurante, siga estas dicas e monitore os seus resultados.

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