Franquia ou Negócio próprio? Veja nossas Dicas.

Uma das principais dúvidas de quem quer empreender no varejo é se deve investir em franquia ou negócio próprio. Para essa decisão, é importante que você conheça as principais desvantagens e vantagens de cada um desses cenários.

O mercado de food service apresentou uma mudança de destaque em decorrência da pandemia da COVID-19: as compras online, ou por aplicativos, impulsionaram o delivery. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em 2020, o Brasil foi responsável por quase 50% do faturamento de delivery na América Latina.

Artigo por Blog Faleiroblog.faleiro.com.br (20 de setembro de 2021)

Isso é reforçado com os dados das franquias de alimentação: o delivery dobrou sua participação nesse segmento, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Além disso, de acordo com a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o mercado de food service deve crescer em torno de 6% neste ano.

Esses dados mostram que o segmento de food service tem uma projeção promissora para os próximos anos. Para saber qual o melhor modelo de empreendimento para você, continue a leitura deste post.

Opção de Negócio próprio

A decisão de investir em um negócio próprio ou franquia não é fácil. Caso você opte por começar um negócio do zero, saiba que há muitos desafios, mas que muitos deles podem ser entendidos como oportunidades.

Antes de empreender com marca própria, você deve ter a clareza do que quer. Isso é de extrema importância para minimizar os percalços que existem na gestão de negócios. A seguir, conheça as vantagens e desvantagens desse modelo de empreendimento.

Desvantagens

Em termos de gestão, qualquer negócio vai encontrar possíveis desvantagens. Elas variam de acordo com o perfil do produto e pela região onde a empresa vai operar. Essas variáveis estão sujeitas a diversas particularidades.

Nesse sentido, é interessante realizar uma pesquisa de mercado para entender qual tipo de produto ou serviço teria melhor penetração no local onde você quer empreender, ou o contrário, quando for esse o caso.

Agora, quando falamos em negócio próprio, consideramos que existem dois aspectos em comum independentemente dessas variáveis. O tempo para consolidação da sua marca e a ausência de suporte especializado podem ser considerados desvantagens. Para entender mais sobre isso, continue a leitura do artigo.

Tempo para consolidação

Você já pensou em quanto tempo espera o retorno sobre o investimento? Esse é um ponto sensível que deve ser analisado com atenção. É fato que, entre um negócio próprio ou franquia, o tempo de consolidação do próprio é maior.

Mas isso acontece por quê? Bem, você precisa conquistar a confiança dos clientes e isso demanda esforço e tempo. Além disso, pode ser que ajustes em relação ao produto ou serviço sofra atualizações no decorrer do tempo.

Nenhum suporte especializado

Realizar a gestão de um empreendimento não é uma tarefa fácil. Um aspecto negativo do negócio próprio é a ausência de um suporte especializado. Claro, você pode contar com isso caso contrate uma consultoria ou tenha uma equipe.

Nas franquias, existe a boa prática de oferecer aos franqueados todo o suporte necessário para a implementação da operação. Isso é um diferencial que pode ajudar a diminuir o intervalo de retorno do investimento, que já é menor comparado com o negócio próprio.

Vantagens

Então, agora que você conheceu as principais desvantagens do negócio próprio, saiba que ele também contém pontos positivos. Na prática, algumas habilidades são essenciais para desenvolver um perfil empreendedor para conseguir ter sucesso, como a vontade de aprender.

Entre os principais benefícios, citamos a autonomia nos processos e a personalização da marca e dos produtos. Mas diversos outros, como valor de investimento de acordo com sua capacidade e oportunidade de oferecer algo inovador no mercado também são alguns pontos positivos. A seguir, entenda mais sobre as vantagens do negócio próprio.

Autonomia nos processos

Uma dos benefícios em destaque de abrir um negócio com marca própria é a autonomia de criar processos, modificá-los e ajustá-los, de acordo com o seu modo de trabalhar. Na franquia, existe uma predeterminação, um padrão definido pela matriz.

Personalização da marca

A padronização de processos faz parte da identidade da marca. Assim, em um negócio próprio, você pode criar os processos de acordo com o padrão da sua estratégia. Assim, é possível desenvolver produtos e serviços de acordo com o que você espera do negócio. Logo, você tem mais possibilidades de personalização da sua marca.

Opção de Franquia

Empreender em um modelo de franquia é uma opção interessante, principalmente para quem não tem experiência na gestão de negócios e possui investimento para tal.

As franquias funcionam da seguinte maneira: uma marca vende o seu direito de uso. Assim, ao comprar esse direito, você recebe toda padronização de produtos ou serviços e um pacote de benefícios para que o seu negócio alcance o retorno esperado. Interessante, não é verdade? A seguir, conheça melhor quais as desvantagens e vantagens desse modelo de empreendimento.

Desvantagens

Entre as desvantagens de se optar pelo modelo de franquia, podemos citar que, de uma forma geral, inicialmente, elas demandam um maior capital para investimento. No entanto, isso não é uma regra. Existem modelos de franquias “mais em conta”.

Geralmente, são de marcas que estão ainda se consolidando no mercado. Além disso, a ausência de autonomia quando o assunto é padronização, pode ser visto como um ponto negativo, dependendo do seu perfil de investidor.

Vantagens

Com certeza, a franquia pode trazer mais segurança para o investidor realizar a sua gestão de maneira consciente e considerando as melhores boas práticas do mercado. Abaixo, conheça os principais benefícios das franquias que elegemos para você.

Padronização da marca

Lembra que destacamos que a padronização da marca pode ser uma desvantagem de acordo com o perfil do empreendedor? Então, de uma forma geral, ela também pode ser considerada um aspecto positivo.

Isso porque a padronização prévia reduz o trabalho para consolidar processos. A matriz já executa esse desenho de processo e, com a expertise, de forma geral, cada rotina já é aplicada considerando um modelo enxuto com alta performance.

Público consolidado

Um dos grandes desafios do negócio próprio é conseguir clientela. Quando pensamos no modelo de franquias, esse esforço é reduzido. Isso porque, quando observamos uma marca que já é conhecida no mercado, ela já conta com um público consolidado. Nesse sentido, atrair clientes para a sua loja é mais fácil.

No entanto, vale ressaltar que você deve garantir que a padronização esteja em acordo com o que a matriz determina. Qualquer alteração na qualidade da experiência do cliente, pode fazer com que esse público não frequente a sua loja. É preciso acompanhar com atenção as diretrizes da franquia.

Então, o que você considera melhor: negócio próprio ou franquia? Agora, já pensou criar a sua própria marca, torná-la um sucesso e começar a vender o direito de uso, disponibilizando o seu negócio como franquia para outros empreendedores?

Para poder fazer isso e escalar o seu negócio, você deve ter os seus produtos ou serviços padronizados, não é verdade? Por isso, você, empreendedor de food service, deve contar com quem mais entende de qualidade e satisfação do cliente.

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Nós também temos uma série especial sobre Dicas de FoodService e você pode acessar nesta categoria.