Se você é um gestor de compras de uma empresa no segmento de food service, saber como planejar o crescimento da rede é essencial para qualquer negócio que deseja ter uma evolução saudável. Em suma, estamos falando do estudo sobre o plano de expansão empresarial e a viabilidade técnica-econômica que envolve análise do público, benchmarking, localização, entre outros.
Leia este conteúdo para que você saiba quais são essas vantagens e o que deve ser considerado durante o planejamento para aproveitá-las!
Artigo por Blog Faleiro, blog.faleiro.com.br (09 de agosto de 2021)
Quais são os motivos para planejar o crescimento da rede?
Um plano de expansão pode ser elaborado de diferentes formas pelo gestor de compras e trazer benefícios variados, mas neste tópico estão as vantagens que devem ser buscadas especificamente para negócios de food service de médio ou grande porte, como supermercadistas, lojas de conveniência, panificadoras ou padarias que buscam expansão.
Serve como um guia
O planejamento funcionará como um guia para que você e os demais gestores saibam quais medidas devem ser tomadas para garantir o sucesso da rede. As informações que serão úteis ao gestor de compras são aquelas extraídas da Matriz de Ansoff, caso ela seja feita. Essa matriz envolve quatro tipos de estratégias:
- penetração de mercado: aumento da venda dos produtos que sua empresa já comercializa;
- desenvolvimento de produtos: criação de novos produtos da empresa;
- desenvolvimento de mercado: leva produtos atuais para novos Estados;
- diversificação: leva produtos a novos mercados.
Minimiza ocorrência de erros
Em vez de cometer uma série de erros durante o crescimento da rede, é possível identificar e restringi-los, aumentando as chances de sucesso. Antes de adquirir ou desenvolver novos produtos, o gestor saberá quais são os hábitos de consumo locais e realizará os investimentos certos.
Uma pesquisa sobre o público trará informações sobre os clientes do novo local, permitindo que você saiba quais são os produtos que devem ser adquiridos para maximizar as vendas. Segundo o IBGE, por exemplo, o consumo de alimentos mais saudáveis é maior nas regiões do Sul e Sudeste, enquanto no Norte há maior consumo de açaí e farinha de mandioca.
Permite uma visão mais ampla
Com um planejamento completo, você tem acesso a estudos sobre oferta e demanda na área geográfica, bem como as cotações de preços, custos de produção, mercadoria, transporte, entre outros valores. Além disso, um bom planejamento traz dados sobre as inovações e tendências no ramo alimentício.
Você terá uma visão ampla sobre os produtos a serem adquiridos, quais são seus custos e quais são tendências do mercado que devem ser adotadas pelo negócio, garantindo a manutenção da sua competitividade no mercado. Nesse caso, é crucial que o plano inclua pesquisas de mercado para que todos os gestores saibam as tendências alimentares, algumas delas são:
- Alimentação na Pandemia, da Galunion e Qualibets;
- Oportunidades dos novos hábitos de consumo para food service, da Food Connection e Fiscal Food;
- Brasil Trend Foods 2020, da ITAL;
- 10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021, da Euromonitor International; entre outras.
Melhora a autoridade do mercado
Empresas que conseguem fazer um crescimento de rede bem-sucedido e com menos erros conquistam uma maior autoridade do mercado. Seus parceiros comerciais, fornecedores, investidores e até mesmo os concorrentes perceberão que o negócio tem capacidade para se expandir rapidamente.
Por exemplo, em razão da maior confiança transmitida, você será capaz de firmar parcerias mais sólidas, vantajosas e de longo prazo com fornecedores. No entanto, o público também confiará mais na empresa que faz parte de uma rede ou é de maior porte. Isso pode ser comprovado com a pesquisa Confiança em Grandes Empresas: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos, publicada pela Revista de Administração da UEG.
Os resultados (demonstrados na página 12) evidenciam que 58,5% dos brasileiros depositam grande ou parte de suas confianças em grandes empresas. Já nos Estados Unidos, por exemplo, esse número cai para 32,6%.
Isso significa que investir no crescimento da rede é crucial para construir autoridade perante o público, mas também é necessário fazer um bom planejamento para que a expansão atinja seus objetivos.
O que deve ser considerado durante esse planejamento?
O gestor de compras, que geralmente é o responsável pela aquisição e desenvolvimento de produtos, exerce um papel fundamental na expansão, pois serão as suas decisões que possibilitarão o usufruto das vantagens listadas. A seguir estão os principais cuidados que devem ser tomados por esse indivíduo durante o processo.
Gerencie o medo de mudanças
Todo tipo de expansão — seja no aumento de unidades do negócio ou melhora no mix de produtos — gera um receio de toda a equipe. Isso acontece pelo fato de haver uma reestruturação do pessoal, alguns colaboradores podem ser promovidos, outros prejudicados ou até mesmo dispensados do trabalho.
Para evitar esse problema, o gestor também deve planejar como a notícia do crescimento da rede será transmitida. A comunicação com o pessoal deve ser clara e transparente, bem como deve ser disponibilizado um canal para que os profissionais possam tirar suas dúvidas ou participar do planejamento estratégico.
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