Vegetarianos, veganos e intolerantes: dicas para o seu restaurante atender esse público

O público de pessoas vegetarianas e veganas não para de crescer, no entanto, existem poucos restaurantes que atendem tanto esses indivíduos quanto os intolerantes a determinados alimentos.

Para mudar esse cenário, vários restaurantes estão se adequando para receber esses potenciais clientes de maneira correta e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.

Mas como preparar o meu estabelecimento para atender esse público? Quais mudanças devo fazer no cardápio? Quais são as alterações na conduta dos colaboradores para a nova oferta e demanda? 

Se você tem essas e outras dúvidas continue acompanhando este post para ficar por dentro dessa tendência no mundo gastronômico.

Cresce o número de pessoas vegetarianas no Brasil

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2018, cerca de 14% da população brasileira se declara vegetariana. Os números indicam, ainda, que aproximadamente 30 milhões de pessoas no Brasil são adeptas a uma alimentação sem carne, leite, ovos e derivados.

Essa estatística representa um grande avanço quando comparada à pesquisa anterior também realizada pelo IBOPE em 2012, já que até então apenas 8% dos brasileiros se declaram vegetarianos, o que representava cerca de 15,2 milhões de pessoas naquela época.

O último estudo de 2018 também aponta que, dentre os indivíduos vegetarianos, 55% deles consumiriam mais produtos veganos caso eles fossem mais especificados nas embalagens dos produtos, e também se eles fossem do mesmo preço que os produtos equivalentes de origem animal.

Portanto, estima-se que atualmente o número de pessoas veganas e vegetarianas no Brasil seja ainda maior devido aos grandes aumentos dos preços das carnes e dos demais alimentos derivados de animais, por isso é preciso criar um cardápio para vegetariano. 

Intolerância alimentar

O Brasil não possui marcadores oficiais a respeito da população que tem algum tipo de problema alimentar, contudo, segundo o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, cerca de 45% da população brasileira possui sintomas relacionados à intolerância a certos alimentos.

Além disso, esse número pode ser ainda maior, pois a intolerância a alimentos abrange uma grande variedade de derivados de animais e até mesmo de frutas ou sementes como:

  • intolerância a glúten;
  • alergia ao trigo;
  • intolerância à lactose;
  • doença celíaca;
  • alergia a peixe, mariscos e frutos do mar;
  • alergia a ovos e aditivos alimentares.

Desse modo, vale a pena investir em um cardápio para intolerantes.

Tipos de vegetarianismo

Há vários grupos de vegetarianismo e a diferença está na restrição que cada um tem a certo tipo de alimento ou produto. Veja os principais grupos:

Ovolactovegetarianos

Os ovolactovegetarianos são aqueles indivíduos que não consomem carne, frango, peixe e frutos do mar, porém consomem leite e ovos.

Lactovegetarianos

Os adeptos ao lactovegetarianismo não consomem nenhum tipo de carne e ovos, mas consomem leite e seus derivados. 

Vegetarianos estritos

É o grupo que não se alimenta de nenhuma carne, ovos ou laticínios.

Veganos

O veganismo é o grupo mais radical dentre o vegetarianismo. Isso porque as pessoas veganas, além de não consumirem carne, não utilizam nenhum produto, como roupas e acessórios, além de outros aspectos que envolvem a exploração de animais.

5 dicas para preparar o seu restaurante para atender a esse público

Antes de começar a atender as pessoas que não consomem carne ou que possuem restrições alimentares, existem alguns procedimentos que devem ser feitos para adaptar o estabelecimento para abranger esse público e, com isso, criar um cardápio para restaurante de forma eficiente.

  1. Faça um bom planejamento

É fundamental fazer um bom planejamento para que o mix do seu restaurante possa se tornar acessível para mais pessoas. 

O primeiro passo é definir quais grupos alimentares serão adicionados, seja os veganos, os intolerantes à lactose ou qualquer outro grupo que possui alguma restrição a certos alimentos.

Após definir os novos potenciais clientes, é preciso adicionar mais pratos no cardápio que atendem esses indivíduos e, também, deve-se treinar a equipe de cozinheiros para prepará-los da melhor maneira possível.

Outro ponto a ser destacado é a conduta dos colaboradores do restaurante, pois eles devem sempre respeitar os indivíduos que não optam pelos alimentos tradicionais.

  1. Invista em qualidade

Para produzir pratos deliciosos não basta só um bom preparo, os ingredientes devem ser frescos, de boa procedência e qualidade para que o resultado seja um consumidor satisfeito com o seu restaurante.

Isso vale não só para os alimentos que serão servidos às pessoas vegetarianas ou intolerantes alimentares, pois ofertar pratos de qualidade é uma exigência para qualquer estabelecimento alimentício que busca aumentar a sua influência.

  1. Use a criatividade

Não é porque os pratos não terão carne, glúten, ovos ou leite que eles devem ser “sem graça”. Logo, apostar em receitas criativas mesmo com a ausência desses ingredientes é fundamental para ter um cardápio com opções saborosas para todos os públicos.

Você deve buscar por receitas, informações e truques para te ajudar a selecionar as melhores opções de pratos para o seu estabelecimento. Assim, utilizar novos temperos, novos ingredientes, novos sabores e novas combinações aumentarão o sucesso do seu negócio.

  1. Tenha uma boa apresentação

Os novos componentes do mix do seu restaurante deverão estar bem apresentados, seja no buffet, seja com fotos no cardápio ou então com uma boa apresentação ao ser servido na modalidade à la carte.

A apresentação de qualquer prato é a primeira impressão que o cliente terá sobre ele, isso também é um fator que interfere na satisfação final do consumidor, pois ao se passar uma boa imagem aliada ao sabor, a avaliação do cliente será ainda mais positiva.

  1. Divulgue os pratos

Já que a intenção é abranger mais públicos para o seu negócio, é fundamental que os pratos disponibilizados para eles estejam bem sinalizados. 

A indicação pode ser feita de diversas maneiras como no cardápio, em um espaço reservado no buffet, em cartazes na estrada do estabelecimento, dentre outros.

Além das opções alternativas serem bem apresentadas no restaurante, é preciso investir na produção e divulgação de anúncios físicos e na internet, já que ela é mais uma ferramenta para atrair cada vez mais clientes.

Conclusão

A quantidade de pessoas que vêm adotando o estilo de vida vegetariano, vegano, entre outros, é uma tendência contemporânea que não para de crescer. Paralelamente a isso, há um alto índice de indivíduos que possuem restrições alimentares.

Sendo assim, para atender esse público no seu restaurante, você deve adaptá-lo através de procedimentos eficazes e criar um cardápio para veganos e para intolerantes.

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