Quer aumentar o relacionamento entre a sua marca e o seu consumidor? Essas táticas do programa de fidelidade podem ajudá-lo a construir uma base de clientes leais, promotores do seu negócio e gerar mais vendas.
O marketing de fidelidade se concentra no marketing para clientes existentes com vantagens e incentivos para encorajar a repetição de negócios, em vez de apenas tentar encontrar novos clientes.
Esse tipo de marketing pode ser uma ferramenta poderosa para proprietários de pequenas empresas que estão tentando expandir seus negócios e aumentar a receita. Geralmente, também custa menos manter os clientes atuais comprando ativamente de você do que tentar repetidamente trazer novos negócios.
“95% dos clientes afirmam que confiar em uma empresa aumenta sua lealdade” Customer Trust Report, pesquisa da Salesforce.
Os programas de fidelidade provaram ser uma das táticas mais eficazes para aumentar a receita e inspirar a fidelidade do cliente. Até 84% dos consumidores dizem que estão mais aptos a ficar com uma marca que oferece um programa de fidelidade. E 66% dos clientes afirmam que a capacidade de ganhar recompensas realmente muda seu comportamento de gastos.
No entanto, cerca de 54% das associações para programas de fidelidade permanecem inativas, indicando que muitos clientes não estão usando os programas de fidelidade para os quais se inscreveram. Isso ocorre possivelmente porque o programa não é relevante para eles ou é inconveniente para eles.
Com isso em mente, você precisa encontrar maneiras de melhorar seus programas de fidelidade para que seus clientes fiéis possam aproveitar ao máximo e se tornarem ainda mais leais à sua marca.
Sabendo de todos esses dados e do nosso compromisso com o empreendedor, nós separamos as melhores cinco ideias ed programa de fidelidade para inspirar você que quer dar um passo além entre o relacionamento com o seu consumidor.
Clube VIP
Um clube VIP exclusivo para membros para sua pequena empresa cria um nível de exclusividade que pode fazer com que os clientes voltem à loja continuamente. Seu clube VIP não precisa custar nada aos seus clientes, e também não precisa ser difícil ou caro para você implementar.
Você pode oferecer vantagens VIP como novas visualizações de produtos, negócios urgentes, um processo de checkout acelerado, amostras grátis e muito mais. Ofereça a eles algo extraordinário com experiências realmente exclusivas.
O convite para o grupo pode ser uma quantidade X de dinheiro gasto no seu negócio, número de pedidos ou referências de clientes. No programa VIP, serão oferecidos serviços especiais, promoções, descontos e brindes.
Um ótimo exemplo dessa técnica será o programa VIB da Sephora.
Crie momentos emocionantes
Crie o “Momento UAU” para seus clientes. Este é um dos melhores programas de fidelização de clientes. Enviar pontos de recompensa por e-mail ou enviar um bolo no aniversário ou aniversário do cliente é uma ótima maneira de mostrar amor e carinho pelo seu consumidor.
Quem não gosta de surpresas que também no seu dia especial? Acredite em mim, seu cliente vai adorar.
Se você tiver um banco de dados de clientes, poderá usar as informações enviadas por seus clientes para fornecer benefícios que levam à fidelidade. Considere enviar pequenos presentes ou cartões comemorativos sempre que possível. Essa também pode ser uma ótima maneira de criar uma lista de marketing por e-mail para sua empresa – brindes em dias especiais em troca de inscrição em sua lista.
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Lealdade baseada em pontos
Os programas de pontos são o tipo mais comum de programas de recompensas. Eles permitem que os clientes acumulem pontos que podem resgatar por brindes, cashback, vantagens, etc. Os clientes não ganham pontos apenas com as compras. Eles também podem ganhar pontos compartilhando em redes sociais, deixando comentários, tendo um aniversário ou por meio de gamificação.
O varejista de bodycare Blume usa um sistema de pontos chamado Blume Bucks em seu programa de fidelidade, batizado de Blumetopia. Os clientes podem ganhar Blume Bucks seguindo a marca no Instagram, fazendo um pedido ou contando a amigos sobre o Blume.
No entanto, muitas empresas tornam esse processo simples tão complexo que os clientes ficam confusos. Por exemplo, “20 pontos de recompensa iguais a 1 dólar e ganhe 30 dólares para obter 20% de desconto em sua próxima compra.”
Na verdade, não é uma recompensa, mas uma dor de cabeça para os clientes entenderem. Portanto, torne o seu sistema de pontos de recompensa o mais simples possível.
Gamification (gamificação)
Esse é um termo moderno e utilizado para a introdução de elementos de jogo em outras atividades da sua loja. É uma excelente ferramenta para envolver seus clientes e mantê-los motivados para a compra. Você pode criar caça-palavras com cupons de desconto, jogos com participação em rifas e muito mais, sempre oferecendo conteúdo criativo e transparência completa.
Você pode até usar a gamificação digital por meio de check-ins online baseados em localização e compartilhamento social que permite aos clientes acumular pontos que podem usar em sua loja.
Experimente esses e outros incentivos de marketing de fidelidade para trazer os clientes de volta ao seu negócio para fazer compras repetidas continuamente. Se você for capaz de incorporar algumas dessas ideias em suas práticas de pequenas empresas de forma consistente, poderá descobrir que está gerando receita estável com metade do esforço de suas outras iniciativas de marketing.
Programa de Fidelidade Pago
Os programas de fidelidade pagos ou com base em taxas oferecem aos clientes benefícios imediatos e contínuos por uma taxa de participação. Essas taxas podem ser recorrentes ou únicas.
Os programas pagos podem exigir prova de valor para conseguir inscrições, mas a empresa pode obter maior valor para o cliente dos membros. Um relatório recente da McKinsey mostra que os consumidores têm 62% mais probabilidade de gastar mais em uma marca depois de ingressar em um programa de fidelidade pago.
O exemplo mais comum de programa de fidelidade pago é o Amazon Prime. Embora pareça um modelo difícil de imitar, a lealdade paga pode se adequar a muitos modelos de negócios diferentes.
A McKinsey identificou três elementos que os programas de fidelidade pagos de sucesso têm em comum:
- Os benefícios superam claramente as taxas, o que incentivou as inscrições.
- Os membros permanecem para obter mais vantagens experienciais, como experiências personalizadas e conteúdo exclusivo para membros.
- Os níveis de engajamento são altos. Os programas bem pagos têm um ciclo contínuo de interação que eleva o valor do programa.
Trabalhar a fidelidade do cliente é dar um passo a frente da sua concorrência.
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