A Origem e a historia da Maionese

A maionese será, provavelmente, o molho mais famoso no mundo, superando mesmo o ketchup.

Consegue adivinhar a origem da maionese? Acha que, assim como noutras invenções do passado, o real criador da maionese não é conhecido na história?

Na verdade, existem diversas suposições sobre quem terá criado a maionese. A história mais interessante sobre o surgimento da maionese começa no ano de 1756, quando se iniciava a Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763).

Nessa altura o rei francês Luis XVI ordenou ao seu general Louis François Armand de Vignerot de Plessis, o terceiro Duque de Richelieu, que conquistasse aos ingleses a ilha Minorca, nas Baleares.

A primeira cidade a ser conquistada pelo Duque de Richelieu foi a cidade de Mahon. Para comemorar essa vitória o cozinheiro do Duque foi incumbido de preparar um “banquete” dentro da escassez dos alimentos que existiam num cenário de guerra. Sem natas para fazer o molho que pretendia para acompanhar a comida, o criativo cozinheiro decidiu utilizar azeite, ovos e sal. O resultado foi muito apreciado por todos os comensais e foi então decidido baptizar esse molho como uma referência à primeira conquista, a cidade de Mahon: a palavra escolhida foi Mahonaise.

No ano de 1905, Richard Hellman, um alemão proprietário de uma loja gourmet em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, usou a receita da sua esposa  e começou a vender maionese pronta em potes de madeira.

A primeira vez foi vendida no Hellman’s New York Deli. Pode-se deduzir que a maionese se tornou mais disponível para as pessoas que começavam a gostar do produto.

A Origem e a historia da Maionese

Em 1913, por motivos de higiene, a comercialização passou a ser feita em potes de vidro. Era mais fácil de vender e foi comercializado em larga escala. Era então chamado  “Hellman’s Blue Ribbon Mayonnaise”.

A sua popularidade foi instantânea e rapidamente a maionese passou a ser o complemento mais desejado para sanduíches e outros petiscos.

Actualmente comprar maionese pronta é algo perfeitamente comum, ao ponto de haver muitas pessoas que não conhecem o sabor da maionese feita em casa.

Quem pensaria que a partir duma situação de escassez de alimentos, derivada de um cerco a uma cidade durante uma guerra, um simples molho chegaria à fama mundial séculos depois?

Quase de certeza que nem o cozinheiro do Duque de Richelieu, que o inventou, poderia ter qualquer ideia sobre o que aconteceria depois dessa sua simples criação de recurso.

A Origem e a historia da Maionese, A Origem e a historia da Maionese, A Origem e a historia da Maionese, A Origem e a historia da Maionese, A Origem e a historia da Maionese

Fonte: A Origem das Coisas

Acesse mais matérias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *