O que o consumidor consciente espera do mercado

Créditos para foto: Pexels

Consumir de forma mais consciente não é uma moda passageira. A prática de obter hábitos mais saudáveis de consumo virou um estilo de vida que só tende a crescer. 

Geralmente o público é composto por pessoas que moram sozinhas ou casais sem filhos. Essas pessoas costumam comprar produtos com embalagens menores para evitar o desperdício. Isso já é sinal de que há uma consciência de que tudo deve ser calculado, antes de sair da prateleira para a casa, e os produtos perecíveis ganham ainda mais destaque.

Para corresponder às expectativas desse tipo de consumidor, confira algumas opções que o público de consumo consciente adota para evitar desperdícios.

O que é consumo consciente?

Primeiramente, precisamos entender o que é o consumo consciente. A proposta desse tipo de consumo é prover as necessidades mais básicas da família. Em muitos casos, pessoas que moram sozinhas, não gostam de fazer compras em grande quantidade. Principalmente quando falamos de produtos perecíveis.

Por isso, o consumo consciente aparece como o oposto do consumismo que só colabora para o desperdício. Pelo menos 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas em média a cada ano aqui no Brasil. E, para evitar esse tipo de desperdício, muitas pessoas adotam outras formas de consumo.

Qual o propósito do consumo consciente?

Aliar consumo para atender as necessidades humanas com a redução de custos e menos exploração dos recursos naturais, é o propósito do consumo consciente.

Atualmente é possível ver muitos produtos que consomem menos energia, como eletrodomésticos com selo Procel. Esse indicativo mostra o nível de economia de acordo com uma escala de “A” a “E”, em que o A é o nível  mais econômico e o E é o menos econômico.

Na rotina do dia a dia, muitos consumidores também economizam na hora de fazer compras de mercado. O uso de sacolas retornáveis é uma opção para evitar o uso do plástico que tanto contribui para o aumento do lixo. 

No caso das embalagens, elas variam muito de material. Mas com o aumento da consciência ambiental, o público consciente opta por alternativas que elevem o nível de qualidade sem prejudicar o meio ambiente. Veja algumas soluções.

  1. Embalagens de vidro

O vidro é um material muito seguro que consegue evitar a oxidação de alimentos e evita também a criação de bichos parasitas. Sua impermeabilidade protege e conserva o alimento por mais tempo para consumo. Porém, para transporte de comida, ele não é muito utilizado, já que o vidro pesa muito. Para isso, existem outros materiais que são utilizados no delivery, como, por exemplo, isopor e papel resinado.

  1. Papel cartão resinado

Esse tipo de embalagem pode ser fechada com selamento. Isso conserva melhor a temperatura do alimento, além de poder ser levada para o forno e freezer. Outro benefício é a leveza na hora de transportar no delivery.

Embalagens de papel cartonado

Na indústria alimentícia, as embalagens de papel cartonado são práticas para montar e desmontar. Elas são ótimas para fazer entrega, além de manter os alimentos como leite, sucos e iogurtes, conservados.

O que faz um consumidor consciente?

Os consumidores conscientes são aqueles que estão atentos ao impacto ambiental de suas escolhas de consumo. São conscientes das consequências de seus atos e, portanto, fazem escolhas que reduzem ou evitam o desperdício e a poluição.

Vejas  medidas que os consumidores conscientes adotam no consumo:

  • Reduzir o consumo de produtos embalados: preferem produtos embalados em papel ou vidro, que são mais fáceis de reciclar;
  • Reutilizar ou reparar produtos em vez de comprar novos: por exemplo, preferem consertar roupas em vez de comprar uma peça nova;
  • Recusar sacolas plásticas: levam uma sacola reutilizável para as compras;
  • Preferir produtos locais: são conscientes de que produtos que precisam percorrer longas distâncias para chegar na região geralmente demandam mais energia e geram mais poluição;
  • Evitar desperdício de alimentos: são pessoas que planejam suas refeições e compram apenas o necessário, evitando assim jogar comida fora;
  • Optar por sachês individuais: de longe, são mais práticos para o consumo imediato;
  • Produtos com porções menores: são ótimos para evitar o desperdício de comida.

Benefícios que o consumo consciente traz

O consumo consciente traz várias vantagens para quem quer ganhar mais espaço na cozinha. Algumas delas são: evitar bichos e pragas que se aproveitam de alimentos que ficam guardados por mais tempo; também não há problemas com vencimento, já que o consumidor consciente só compra o que consome.

O consumidor que gosta de pagar menos também consegue encontrar vantagens no consumo consciente. Geralmente os preços ficam mais baixos quando o alimento está perto do vencimento.

Conclusão

A mudança de hábitos é a saída para evitar desperdícios de alimentos. Tenha em mente que um morador solteiro ou que possui uma família pequena, pratica o consumo consciente. Ele sabe que com apenas algumas atitudes simples é possível reduzir o consumo de água, energia e até mesmo alimentos. 

Quer saber mais? Entre no nosso site e conquiste seus clientes com nossa linha de produtos em sachê.

O que achou das nossas dicas? Gostou? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe também nosso conteúdo dentro do Instagram Bom Sabor. Dicas de negócio é um ponto forte nosso e vamos sempre ajudar o seu sonho a ter cada vez mais sucesso.