Não confunda: Tipos de Vinagres e suas diferenças

Créditos da imagem: Freepik

O vinagre é um produto muito conhecido, mas você sabia que existem vários tipos deles? Eles possuem acidez e finalidades diferentes. 

Esse produto, portanto, precisa ser usado da forma certa para ser eficiente. O item é muito usado nas casas dos brasileiros, porém, algumas de suas variedades não são utilizadas da forma correta. 

Pensando nisso, criamos este conteúdo. Vamos mostrar tudo sobre o vinagre para que você não fique confuso com as suas variações. Saiba tudo sobre os seus tipos e suas diferenças. Boa leitura!

Quais são os tipos de vinagres existentes?

Presente na vida e no coração dos brasileiros, o vinagre pode ser feito a partir de vinhos. Os mais conhecidos são os vinagres branco, tinto, balsâmico e o vinagre de arroz.

No entanto, esse produto também é feito a partir de algumas frutas. As mais usadas são:

  • maçã;
  • kiwi;
  • carambola.

Além disso, o vinagre pode ser usado para temperar diversos alimentos. Entre eles, as carnes, saladas e sobremesas. Seu consumo também contribui de forma significativa para a saúde, pois melhora a flora intestinal.

Conheça os tipos de vinagres existentes!

Vinagres tradicionais

Os vinagres tradicionais são aqueles derivados do vinho, portanto, provenientes da fermentação da uva, a exemplo do vinagre de vinho branco e o de vinho tinto.

Entre suas características, a que mais se destaca é o sabor marcante e aromático, sendo a acidez de 4% a ideal para consumo, além de ser um alimento saudável. 

As matérias-primas utilizadas são:

  • Uvas-Isabel;
  • Colder;
  • Herbemont.

Normalmente, o vinagre de vinho tinto é usado para temperar carnes vermelhas e saladas picantes, como rúcula e agrião. Já o vinagre de vinho branco, é utilizado para temperar carnes brancas, saladas leves, legumes e folhas claras.

Vinagres especiais

Diferentemente dos vinagres tradicionais, os especiais não provêm da fermentação da uva, mas, sim, do arroz. Nesse sentido, o vinagre de arroz é muito utilizado na culinária oriental na preparação de diversos pratos e não possui sódio.

O sódio é um mineral que integra o sal de cozinha, portanto, atua ativamente no aumento da pressão sanguínea. Então, o vinagre de arroz é composto por antioxidantes e aminoácidos que agem prevenindo doenças e na melhora do organismo.

Entre suas características se destacam:

  • sabor suave;
  • indicado na preparação de sushis e pratos orientais.

Vinagres de frutas

Embora os mais conhecidos sejam os vinagres de maçã e uva, é possível fazer vinagres a partir de outras frutas como as citadas inicialmente e também framboesa, maracujá e até cana-de-açúcar.

Com sabor delicado e suave, o vinagre de maçã é rico em antioxidantes, vitamina C, magnésio e ajuda a perder peso. Além disso, pode ser usado na preparação de drinks, na hidratação dos cabelos, entre outras possibilidades.

Por outro lado, o vinagre de uva, também conhecido como vinagre de vinho tinto, traz os antioxidantes que estão presentes nas uvas roxas. Esses antioxidantes atuam diretamente na saúde do coração e protegem o organismo contra a anemia, por exemplo. 

Vinagre de álcool

Antes de mais nada, o vinagre de álcool possui este nome não por possuir álcool em sua composição, mas por ser proveniente da fermentação da cana-de-açúcar.

Nos que são suaves, o sabor é neutro e possui a presença de 4% de acidez. Além disso, como a sua matéria-prima é a cana-de-açúcar, é indicado para conservar vegetais, antepastos e base.

Também é uma boa opção para ajudar a reduzir a quantidade de sal, sendo usado para preparar a comida, por dar mais sabor aos alimentos.

Ele também pode ser usado como amaciante de roupas, para tirar mofo e neutralizar cheiros. Especialmente em recipientes de plásticos que armazenam comida e para eliminar o cheiro de urina de animais em tapetes e colchões.

Vinagre balsâmico

Este vinagre possui uma cor muito escura e consistência mais densa. Além disso, possui sabor agridoce. Sendo assim, pode ser usado na preparação de saladas de vegetais, carnes, peixes e molhos.

Como é feito a partir da uva, além de trazer os benefícios dos antioxidantes desta fruta, contribui para:

  • controlar o colesterol;
  • prevenir doenças que afetam o coração;
  • obter longevidade. 

Vinagre concentrado

Além dos vinagres com 4% de acidez, começaram a aparecer os que possuem 6% de concentração, sendo sua matéria-prima a cana-de-açúcar.

São indicados para o preparo e higienização de verduras, legumes e frutas.

Vinagre orgânico 

Como o próprio nome sugere, esse tipo de vinagre é feito com produtos que são livres de agrotóxicos. Portanto, eles vêm da agricultura sustentável. 

Além disso, ele é mais saudável do que os outros vinagres, por possuir mais nutrientes. 

Outras formas de se utilizar o vinagre

Devido às suas propriedades antifúngicas e anti-bactericidas, o vinagre vem sendo usado há muitos anos em limpezas de feridas e locais domésticos. Além disso, ele é utilizado para manter vegetais em conserva, dando um novo sabor ao alimento.

No entanto, ele também garante a acidez correta do estômago, facilitando a digestão e prevenção de infecções intestinais. 

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de vinagres, vai poder escolher o que se adequa melhor ao que você precisa e escolher o seu favorito, não é mesmo? Compartilhe o que você achou!

O que achou das nossas dicas? Gostou? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe também nosso conteúdo dentro do Instagram Bom Sabor. Dicas de negócio é um ponto forte nosso e vamos sempre ajudar o seu sonho a ter cada vez mais sucesso.