De herói a vilão: o que acontece com o sal do Himalaia?

Créditos para imagem: Freenpik

O sal do Himalaia, conhecido também como sal rosa, é feito a partir dos cristais rochosos de sal, que podem ser encontrados facilmente nas cordilheiras do Himalaia. Esse sal está ficando cada vez mais conhecido no Brasil.

Ainda não há evidências científicas, mas segundo pesquisas, esse tempero é considerado mais saudável do que o sal comum.

Confira neste post algumas informações que você precisa saber sobre o famoso sal rosa.

Benefícios e malefícios do sal do rosa

O sal do Himalaia é colhido manualmente e não é tão processado como os outros e, por isso, é diferente do sal comum. Sendo assim, ele traz alguns benefícios à saúde, por exemplo:

  • fornece minerais essenciais à saúde;
  • contribui para o balanço de eletrólitos do corpo, melhorando a capacidade da absorção dos nutrientes;
  • regula a pressão sanguínea;
  • melhora a circulação de sangue;
  • regula o pH do corpo;
  • ajuda a reter a água dentro das células do corpo.

Você sabia que o sal rosa, além de benefícios, tem também malefícios? Isso porque o trajeto do sal, desde a sua retirada até chegar na mesa dos consumidores, sofre alterações na sua composição. Ele pode estar cheio de contaminantes abrasivos, que podem atacar o intestino das crianças e idosos, afetando fortemente pessoas com sensibilidade do trato digestivo.

Isso pode ser muito perigoso e trazer danos fortes à saúde, por esse motivo é importante tomar cuidado ao utilizá-lo, principalmente de forma excessiva.

Tenha atenção quando for utilizar esse tempero, busque também a ajuda de um nutricionista para lhe orientar sobre a melhor forma de utilizá-lo sem trazer malefícios.

Cuidados na hora de comprar

Por conta das alterações que acontecem até que o produto chegue à sua mesa, é importante saber escolher bem antes de comprar, por isso, quando for comprar atente-se se o lugar que está vendendo é confiável.

Observe também se o produto  tem certificação do órgão reguladores, como a Anvisa, caso não possua o registro e laudo de qualidade, é melhor não comprar.

Como utilizar o sal no dia a dia

Por incrível que pareça, esse sal pode ser utilizado de diversas formas, a mais comum é usá-lo nas refeições para temperar comidas e saladas. 

É possível também usar o sal cristalizado para fazer cristais, lustres e até luminárias para a sua casa. Sabia que hoje em dia existem lâmpadas de sal rosa? Elas têm propriedades que ajudam a melhorar a qualidade do sono.

Os cristais podem ser utilizados para um banho de sal, então você pode realizar um spa com esse produto que alivia as dores musculares e melhora a circulação.

Trabalho escravo na produção do sal rosa

Ainda não há confirmações de que o sal seja extraído através do trabalho escravo, ou que o sal comum seja tingido de rosa no Brasil. 

Há quem diga que sim e outros apontam que não, mas ainda não existem pesquisas certeiras a respeito disso.

Como diferenciar o sal do Himalaia verdadeiro do falso

Na hora de comprar esse produto é importante se atentar se o que você está levando é o produto verdadeiro ou falsificado, por isso, preste atenção nas seguintes características:

  • Cor: o sal do Himalaia original tem uma cor rosa bem clara, caso esteja escura provavelmente é falso, já que o falsificado passa  por um processo de coloração que o deixa com um tom mais escuro;
  • Umidade: o original costuma ser mais seco, portanto, se estiver úmido demais provavelmente é falso;
  • Valor da venda: o quilo do sal original varia de R$ 20,00 a R$ 45,00. Esse valor pode parecer alto, mas devido aos seus benefícios esse costuma ser o preço do quilo, caso esteja muito barato e com uma cor escura, desconfie.

Diferenças entre o sal rosa e o tradicional

Uma das principais diferenças é que o sal comum passa por um processo de purificação para remover suas impurezas, o que acaba tirando também uma parte dos seus nutrientes, já o sal do Himalaia não passa por esse processo e seus minerais permanecem na sua composição, por isso ele é considerado integral. 

Outra diferença está na quantidade de sódio que cada um desses temperos  possui. Um grama de sal comum possui 400 mg de sódio, enquanto um grama do sal rosa possui 230 mg. Porém, em relação a isso, há uma polêmica que diz que, na verdade, os dois possuem a mesma quantidade de sódio.

Segundo uma pesquisa, o sal rosa não tem menos sódio do que o comum, ele tem outros  85 minerais que, competindo pelo mesmo canal de absorção,  faz com que o sódio seja menos absorvido no corpo humano.

Conclusão

O sal rosa é um tempero que possui muitos benefícios e tem mais funções do que o comum. Por esse motivo ele se torna “saudável”, mas é muito importante saber comprá-lo corretamente.

Preste atenção aos sinais que indicam um sal do Himalaia falsificado e busque comprar o produto em locais confiáveis.

Por fim, acompanhe o nosso blog diariamente para não perder nossas dicas e fique por dentro das novidades do mundo da culinária.

O que achou das nossas dicas? Gostou? Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe também nosso conteúdo dentro do Instagram Bom Sabor. Dicas de negócio é um ponto forte nosso e vamos sempre ajudar o seu sonho a ter cada vez mais sucesso.