Para montar uma dark kitchen é necessário um espaço com cerca de 30 m² onde irá instalar a cozinha. Você precisará de utensílios básicos e equipamentos para produção de alimentos.
O investimento inicial fica na faixa dos R$ 25 mil Reais. Mas se for uma dark kitchen onde irá vender vários tipos de comidas diferentes, o custo inicial será maior.
Nos últimos meses a venda de comida delivery aumentou bastante, chegando a um crescimento de mais de 94% no mercado.
Com isso, cada vez mais pessoas querem montar um negócio baseado na entrega de alimentos. Por ser algo enxuto, com baixo custo de investimento e possibilidade de crescimento rápido.
O negócio das dark kitchens é um exemplo que tem chamado atenção nesse momento. Tanto que alguns empresários tem fechado seus negócios tradicionais para apostar nesse modelo. Confira mais detalhes sobre como abrir o seu:
1. Entenda o que é uma dark kitchen
A dark kitchen é uma cozinha montada apenas para a venda de comida por delivery. Também conhecida como cozinha virtual ou cozinha escondida, esse modelo de negócio está em alta.
Funciona como um restaurante normal, porém sem mesas e cadeiras. Todas as refeições são preparadas nesse local e entregues em domicilio pelos motoboys.
O que está atraindo muita gente para o negócio é o baixo investimento e a possibilidade de trabalhar com a venda de vários tipos de comidas no mesmo local. Já que tudo funciona de forma virtual, em um único espaço é possível funcionar vários restaurantes nesse formato.
2. Local para montar uma dark kitchen
O melhor local para abrir uma dark kitchen é o que ofereça uma boa estrutura e ofereça facilidade para realizar as entregas. Pois você não precisa estar em uma rua bem movimentada e nem precisa ter um ponto comercial chamativo. Quanto mais discreto, melhor será.
Um espaço com cerca de 30 m² já é possível iniciar uma cozinha do tipo. Mas se você for trabalhar com a venda de várias culinárias diferentes no mesmo local, precisará de mais espaço para se organizar.
Na sua dark kitchen será necessário ter a área de produção dos alimentos, um pequeno estoque, banheiros e um balcão de atendimento aos clientes e despache de pratos.
3. Defina os tipos de comidas que vai vender
É possível vender um único tipo de comida na sua dark kitchen ou trabalhar com vários tipos de culinárias no mesmo local. Alguns empresários chegam a ter mais de 5 restaurantes funcionando no mesmo local.
Então é possível ter, por exemplo, um delivery de comida japonesa, uma casa de massas e um delivery de quentinhas no mesmo lugar.
Como o negócio funcionará de forma virtual, você consegue otimizar o seu espaço e ter vários negócios diferentes funcionando na mesma estrutura.
Veja algumas ideias de comidas mais vendidas em dark kitchen:
- Comida japonesa;
- Comida chinesa;
- Açaí e sorvetes;
- Pizzas;
- Hambúrguer;
- Pastéis;
- Porções e petiscos;
- Quentinhas;
- Comida saudável;
- E muito mais.
4. Compre os equipamentos necessários
Muitos dos equipamentos de trabalho serão padrões para o funcionamento do negócio. Já que mesmo trabalhando com vários tipos de comida no local, você poderá precisar dos mesmos equipamentos principais.
Porém em alguns nichos de comida você precisará de máquinas e acessórios específicos, então tudo vai depender da sua escolha.
Confira os principais equipamentos necessários:
- Fogão industrial;
- Forno elétrico;
- Freezers;
- Geladeira;
- Armários e prateleiras;
- Máquina seladora de embalagens;
- Panelas diversas;
- Utensílios de cozinha;
- E outros itens.
5. Faça a legalização do negócio de comida delivery
Geralmente quem vai montar uma dark kitchen possui mais de um negócio no mesmo local, então cada negócio funciona de forma independente. Portanto, você deverá legalizar cada um deles separadamente.
Supondo que você tenha uma pizzaria e um delivery de yaki no mesmo local, então deverá legalizar cada um deles. Abrindo assim 2 empresas, só que elas vão funcionar no mesmo espaço.
O que eu recomendo para você é que procure um contador em sua cidade. Explique para ele o seu modelo de negócio e comece o processo de legalização para abertura oficial.
Afinal, será necessário obter o CNPJ, licença da prefeitura municipal, alvará da vigilância sanitária, deverá fazer o registro para emissão de nota fiscal e muito mais.
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6. Contrate funcionários
Se você for montar uma dark kitchen para trabalhar com um único tipo de comida, precisará de poucos funcionários. Talvez de 1 ou 2 cozinheiros, um auxiliar e uma pessoa para o atendimento virtual.
Mas se você for vender vários tipos de comidas no mesmo local, é importante montar um pequeno time para cada segmento. De modo que fique tudo bem organizado e cada um saiba exatamente o que precisa fazer.
Nesse caso é possível montar times de 2 a 3 pessoas para cada segmento de comida, por exemplo, ter um embalador geral e 1 ou 2 atendentes virtuais. Tudo vai depender da demanda.
Uma dica é criar uniformes com cores diferentes para cada time, facilitando assim a organização interna na dark kitchen.
7. Se cadastre nos aplicativos de entrega
Todos os negócios do tipo foram criados para funcionar exclusivamente no mercado de delivery, então é fundamental estar nas principais plataformas de entrega de sua cidade.
Procure os aplicativos de delivery mais utilizados e cadastre cada um dos seus restaurantes para começar as vendas. O bacana de ter vários restaurantes dentro de uma dark kitchen é que você consegue atuar em vários segmentos ao mesmo tempo dentro dos aplicativos.
Algumas empresas do tipo acabaram crescendo tanto nos últimos meses que criaram seus próprios aplicativos. Mas de inicio, vale a pena usar os que já estão disponíveis no mercado, porque eles funcionam muito bem como um meio de divulgação do seu novo negócio.
8. Investimento para montar uma dark kitchen
O investimento inicial será muito variável para montar uma dark kitchen, porque depende da estrutura que você vai precisar e das comidas que serão vendidas. Mas é possível iniciar com cerca de R$ 25 mil Reais se for um negócio pequeno.
Em alguns casos é necessário investir mais de R$ 100 mil Reais, principalmente se você for ter vários restaurantes no mesmo local.
A maior parte desse capital será destinada para reforma do ambiente, compra de equipamentos, compra do estoque inicial, contratação de funcionários e divulgação inicial. Além disso, é importante ter um valor destinado ao capital de giro do negócio.
9. Foque em diferenciais no seu negócio
Como nós estamos falando de um modelo de negócio virtual, que acaba não tendo um contato tão próximo com seus clientes, é importante pensar em diferenciais para se destacar. Pense em algo mais humanizado e em mimos para sua clientela.
Além disso, veja o que você poderá fazer para se destacar ainda mais:
- Ofereça entregas rápidas e eficientes;
- Tenha um bom atendimento virtual;
- Trabalhe com embalagens que faça a comida chegar em perfeito estado;
- Envie pequenos mimos para os clientes;
10. Faça a divulgação da sua cozinha virtual
Por mais que você esteja presente nos aplicativos de delivery, é fundamental pensar em estratégias de divulgação para tornar seu negócio ainda mais conhecido. A divulgação online é o caminho que você deverá seguir.
Então é recomendado criar perfil nas redes sociais para cada um dos seus restaurantes e assim começar divulgar seus pratos, promoções e interagir diretamente com seu público.
Outra estratégia de divulgação muito eficiente é a parceria com influenciadores digitais. Onde você poderá enviar alguns produtos para eles e pagar um valor pela divulgação. Isso pode aumentar muito as suas vendas rapidamente.
Algo também muito importante é caprichar na qualidade das fotos. Pois como estamos falando de um negócio baseado no digital, as pessoas vão se interessar pelos seus pratos de acordo as fotos. Então tenha imagens muito bem feitas para atrair mais clientes.
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